"Somos uma civilização científica (?) Ciência é a palavra latina para conhecimento."Jacob Bronowski, matemático polacoAntena 2 Ciência traz-lhe, semanalmente, notícias do trabalho dos investigadores em busca de conhecimento profundo e atento, desde o mundo sub-atómico até às estrelas mais distantes.Destacamos projetos de pesquisa fundamental e também lhe damos conta das suas aplicações tecnológicas.Em Antena 2 Ciência, temos particular atenção ao empenho científico para diminuir os efeitos da crise climática, de origem antropogénica, que está a degradar as condições de vida na Terra.
também disponível
O astrofísico Nuno Peixinho, da Universidade de Coimbra, trabalha no projeto de criação de pequenas câmaras que serão acopladas aos satélites, para seguirem os rastos do lixo espacial e se desviarem das suas rotas...
Nova tecnologia fotovoltaica para produzir hidrogénio. Um projeto liderado pelo físico Manuel João Mendes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Um projeto lidarado pelo físico Manuel João Mendes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
A história e a ciência do calendário, com o astrónomo Rui Agostinho
Livro de ciência para os mais pequenos: "As peças mais pequenas - tudo o que vemos é feito do que não vemos"- de Miriam Alves;
Da união de 2 institutos de investigação de excelência, o IGC e o IMM, nasceu a Fundação GIMM - Instituto Gulbenkian de Medicina Mole
Melhoramento genético do arroz luso para o tornar mais resistente ao aumento da temperatura e às ondas de calor.
Duarte Barral, da Nova Medical School, lidera um dos poucos grupos de investigação no mundo inteiro que está a estudar os mecanismos moleculares que produzem e acumulam a melanina nas células, com o objetivo de poder aumentar a sua capacidade de proteção natural da pele.
Francisco de Lacerda, foneticista de renome internacional, conta-nos como a Fonética experimental estuda os sons da fala recorrendo a instrumentos científicos e as suas valiosas aplicações em algumas áreas da medicina, na aeronáutica civil e militar ou na produção da voz por máquinas.
As doenças raras também são conhecidas por doenças órfãs, porque o número de pessoas atingidas é muito reduzido e, por isso, não são tão estudadas.
Siga-nos nas redes sociais
Siga-nos nas redes sociais