A Grande Ilusão destaca, todas as semanas, as estreias de cinema mais estimulantes, e os autores que, através da sua escrita visual, perpetuam a magia da 7ª Arte. Há também propostas de outras salas, muito em particular da Cinemateca Portuguesa, e sugestões de livros, DVDs ou bandas sonoras: a criação à volta do cinema. O filme de Jean Renoir escolhido para intitular este espaço - esse filme que Orson Welles nomeou como aquele que guardaria numa arca para a posteridade - no reverso do seu contexto bélico, designa aqui a poesia do encontro com o grande ecrã.
também disponível
Challengers, de Luca Guadagnino, Pequenas Cartas Malvadas, de Thea Sharrock, as comemorações do 25 de Abril no cinema, o ciclo Outsiders e a memória dos filmes em cartaz em 1974.
O Rapto, de Marco Bellocchio, De Cor(ações), de Benoît Jacquot, Em Nome da Terra, de DK e Hugh Welchman, AEIOU, de Nicolette Krebitz, ciclos em Serralves e no Nimas, os centenários de Stanley Donen e da MGM.
No Interior do Casulo Amarelo, de Thien An Pham, Retrato de Família..., de Philippe Garrel, Lupin III: O Castelo..., de Miyazaki, O Amor Louco, de Rivette, Cineclube Joane, Porto Femme e a Festa do Cinema Italiano.
Eureka, de Lisandro Alonso, Parece que Estou a +, de Denys Arcand, 20 Dias em Mariupol, de Mstyslav Chernov, Desconhecidos, de Andrew Haigh, Abril nos cineclubes e o centenário de Marlon Brando.
Evil Does Not Exist, de R. Hamaguchi, A Primeira Vez, de Molly Manning Walker, Uma Vida Singular, de James Hawes, Ryuichi Sakamoto – Opus de Neo Sora, Abril na Cinemateca, ciclo Jane Campion e Quentin por Tarantino
Mataram o Pianista, de F. Trueba e J. Mariscal, A Flor do Buriti, de J. Salaviza e R. Nader Messora, Obrigado, Rapazes, e O Faraó Negro, o Selvagem e a Princesa, de Michel Ocelot, Scianema, FILMar e cinema-Godard.
Duas estreias com o título A Terra Prometida – uma de Michael Winterbottom e outra de Nikolaj Arcel –, o balanço dos Óscares, propostas dos cineclubes e o livro Domingos no Cinema.
Culpado – Inocente – Monstro, de Koreeda, Priscilla, de Sofia Coppola, Diálogos Depois do Fim, de Tiago Guedes, A Última Evasão e American Fiction, a MONSTRA e a memória de António-Pedro Vasconcelos e Paolo Taviani.
Duna: Parte 2, de Denis Villeneuve, Eu Capitão, de Matteo Garrone, A Irmandade da Sauna, de Anna Hints, o Close-up de Famalicão, os ciclos de março do Cineclube de Braga e da Cinemateca.
A Sala de Professores, de Ilker Çatak, Quatro Filhas, de Kaouther Ben Hania, Piccolo Corpo, de Laura Samani, Iron Claw, de Sean Durkin, festival PLAY e os nomeados aos Óscares em cartaz.