A Grande Ilusão destaca, todas as semanas, as estreias de cinema mais estimulantes, e os autores que, através da sua escrita visual, perpetuam a magia da 7ª Arte. Há também propostas de outras salas, muito em particular da Cinemateca Portuguesa, e sugestões de livros, DVDs ou bandas sonoras: a criação à volta do cinema. O filme de Jean Renoir escolhido para intitular este espaço - esse filme que Orson Welles nomeou como aquele que guardaria numa arca para a posteridade - no reverso do seu contexto bélico, designa aqui a poesia do encontro com o grande ecrã.
também disponível
Sujo Difícil Perigoso, de Wissam Charaf, Ted K – O Unabomber, de Tony Stone, O Primeiro Dia do Resto da Minha Vida, de Paolo Genovese, as sessões do Cineclube de Braga, filmes-concerto e Cinemateca.
A Romancista e o Seu Filme e Lá em Cima, de Hong Sang-soo, Don Juan, de Serge Bozon, Debaixo das Figueiras, de Erige Sehiri, e as propostas do Cineclube Gardunha, Cineclube do Porto, Casa da Achada e MOTELX.
Umberto Eco - A Biblioteca do Mundo, de Davide Ferrario, Um Amor na Escócia, de Bouli Lanners, três edições DVD da Midas Filmes e os ciclos do Batalha Centro de Cinema, Cinema Medeia Nimas e Cinemateca.
Indiana Jones e o Marcador do Destino, de James Mangold, A Tempo Inteiro, de Eric Gravel, várias propostas cineclubistas e na Cinemateca, e dois livros: Escritos sobre Cinema e Os Inquietos. E a memória de Julian Sands.
A retrospetiva Maurice Pialat, Cidade Rabat, de Susana Nobre, Os Demónios do Meu Avô, de Nuno Beato, Asteroid City, de Wes Anderson, o ciclo Libertar a Memória (Sagres) e as sessões do Cinema Paraíso (Famalicão).
Os Piores, de Lise Akoka e Romane Gueret, Dias em Chamas, de Emin Alper, o FEST – Novos Realizadores, Novo Cinema, em Espinho, ciclo Carlos Saura, na Cinemateca, e o livro O Guarda-Chuva do Sr. Hulot.
The Quiet Girl, de Colm Bairéad, Terra de Deus, de Hlynur Pálmason, Marlowe, de Neil Jordan, as sessões do Cineclube de Faro e Alvalade Cineclube, o ciclo Mai Zetterling, no Batalha, e o livro Majestosa Imobilidade.
Super Natural, de Jorge Jácome, Aos Nossos Filhos, de Maria de Medeiros, Petite Fleur, de Santiago Mitre, as sessões dos cineclubes Lucky Star (Braga), Gardunha (Fundão) e do Porto, e o ciclo Joan Bennett na Cinemateca.
Os Filhos dos Outros, de Rebecca Zlotowski, Velas Escarlates, de Pietro Marcello, A Pequena Sereia, de Rob Marshall, ciclos Jafar Panahi e Clássicos do Cinema Moderno, na Casa do Cinema de Coimbra e no Nimas, em Lisboa.
2ª Parte da Integral Kinuyo Tanaka, Chile, 1976, de Manuela Martelli, Seca, de Paolo Virzì, sessões do Close-up, Festival de Cinema de Santarém e O Deserto Vermelho no Batalha.