A Grande Ilusão destaca, todas as semanas, as estreias de cinema mais estimulantes, e os autores que, através da sua escrita visual, perpetuam a magia da 7ª Arte. Há também propostas de outras salas, muito em particular da Cinemateca Portuguesa, e sugestões de livros, DVDs ou bandas sonoras: a criação à volta do cinema. O filme de Jean Renoir escolhido para intitular este espaço - esse filme que Orson Welles nomeou como aquele que guardaria numa arca para a posteridade - no reverso do seu contexto bélico, designa aqui a poesia do encontro com o grande ecrã.
também disponível
Grand Tour, de Miguel Gomes, Iris e os Homens, de Caroline Vignal, mostra Elas Fazem Cinema, ciclos na Cinemateca e no Nimas, o centenário de Lauren Bacall e os 90 anos de Sophia Loren.
Reality, de Tina Satter, A Pedra Sonha Dar Flor, de Rodrigo Areias, Ubu, de Paulo Abreu, O Mundo de Ontem, de Matej Chlupacek, as sessões dos cineclubes e a memória de James Earl Jones.
A Grande Ilusão está de volta: Beetlejuice Beetlejuice, de Tim Burton, 24 Frames, de Abbas Kiarostami, ciclos no Batalha e Cinemateca, MOTELX e a memória de Gena Rowlands e Alain Delon
A Besta, de B. Bonello, A Doce Costa Leste, de Sean Price Williams, Gru – O Maldisposto 4, Do Fundo do Coração - Reprise, ciclo Bergman, cinema ao ar livre, Donald Sutherland e Cinema Imaginado, de Bruno de Almeida.
The Bikeriders, de Jeff Nichols, O Amor Segundo Dalva, de Emmanuelle Nicot, Onde Está o Pessoa?, de Leonor Areal, três curtas portuguesas, Soma das Partes, de Edgar Ferreira, e a memória de Anouk Aimée.
Pedágio, de Carolina Markowicz, Comandante, de Edoardo De Angelis, O Homem dos Teus Sonhos, de Kristoffer Borgli, sessões do Cineclube de Faro, cinema Nimas, CCMO e três livros.
A Quimera, de Alice Rohrwacher, Manga d’Terra, de Basil da Cunha, O Teu Rosto Será o Último, de Luís Filipe Rocha, junho nos cineclubes Gardunha e Pombal, ciclo no Cinema Fernando Lopes e a caixa DVD Kinuyo Tanaka.
Assassino Profissional, de Richard Linklater, Paixão, de Ryusuke Hamaguchi, as sessões dos cineclubes de Braga e Porto, a Feira do Livro na Filmin, o catálogo Jorge Silva Melo e a memória de Richard M. Sherman.
Furiosa, de George Miller, O Paraíso Queima, de Mika Gustafson, os documentários The Beach Boys e Jim Henson: O Homem das Ideias, MMXX, de Cristi Puiu, o IndieLisboa e os volumes finais de Escritos sobre Cinema.
Daaaaaalí, de Quentin Dupieux, Graça, de Ilya Povolotsky, A Natureza do Amor, de Monia Chokri, IF: Amigos Imaginários, o FICS, a retrospetiva Ken Loach, no Batalha, os ciclos do Nimas e a memória de Roger Corman.