4as feiras 11h00
De maio de 2024 a fevereiro de 2025
Curadoria de Cristina Fernandes
Por diversos autores:
Manuel Deniz Silva, Tiago Manuel da Hora, Rui Vieira Nery, Isabel Novais, Ana Telles, Helena Marinho, Cesário Costa, Alexandre Delgado, Filipa Cruz, Maria do Rosário Pestana, Pedro Junqueira Maia
À Redescoberta da Coleção PortugalSom: Olhares sobre o património discográfico da música portuguesa, rubrica semanal promovida pela DGARTES em parceria com a Antena 2, propõe a redescoberta da coleção discográfica da PortugalSom, reunida ao longo dos mais de 30 anos de existência desta etiqueta, surgida a partir do projeto Discoteca Básica Nacional, criado em 1978 pela Secretaria de Estado da Cultura.
Com curadoria de Cristina Fernandes, o programa pretende conduzir os ouvintes através de percursos ilustrativos deste diversificado e importante património fonográfico em torno da música de compositores e intérpretes portugueses, através dos olhares de especialistas convidados com diferentes perfis. Investigadores, compositores, intérpretes, produtores e divulgadores musicais contribuem com diferentes perspetivas acerca dos princípios orientadores da própria coleção ao longo do tempo, dos compositores nela representados, obras, géneros musicais e abordagens interpretativas.
A série organiza-se por blocos temáticos, que contemplam figuras fundamentais da história da música em Portugal, períodos cronológicos ou conceitos, tais como: Compositores do Século XX (que constituíram o núcleo inicial do projeto editorial), Compositores entre dois Séculos (XVIII-XIX e XIX-XX); Música Antiga; Intérpretes e Gravações Históricas; Mulheres Compositoras; Vanguardas; Música Regional Portuguesa.
Assinalando os 50 anos do 25 de Abril, o primeiro bloco é dedicado a Fernando Lopes-Graça. Dada a extensão da coleção, as propostas que vão surgindo ao longo da rubrica constituem necessariamente uma seleção que não esgota a riqueza do património fonográfico disponível, nem as escolhas do seu principal mentor e coordenador (o arquiteto Romeu Pinto da Silva). Espera-se que estas sirvam de incentivo aos ouvintes para redescobrir os restantes títulos.