6as feiras | 14h20
1ª série | De Outubro a Dezembro de 2018
2ª série | De Abril a Maio de 2020
Um programa da Cátedra UNESCO – Património Cultural dos Oceanos com apresentação de João Almeida
Uma abordagem científica do conhecimento acerca dos oceanos, com a parceria da Universidade Nova
História, Biologia, Meio Ambiente, Museologia e Arqueologia são algumas das áreas de conhecimento que vão sendo abordadas, no programa Oceanos. A iniciativa resulta de uma parceria com a Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”.
A Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” é coordenada pelo CHAM — Centro de Humanidades e conta com a parceria das unidades de investigação da NOVA FCSH: IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, IEM – Instituto de Estudos Medievais e IHC – Instituto de História Contemporânea.
Além destes, a Cátedra conta ainda com diversas instituições parceiras, como o OMA – Observatório do Mar dos Açores, a APCM – Associação Para as Ciências do Mar e o IPC – Instituto do Património Cultural de Cabo Verde.
Em cada programa da 1ª série intervém um/a convidado/a: João Paulo Oliveira e Costa (CHAM), Cristina Brito (CHAM), José António Bettencourt (CHAM), Ana Catarina Garcia (CHAM), Joana Gaspar Freitas (IELT), Hamilton Fernandes (IPC), Maria de Fátima Nunes (IHC), Amélia Andrade (IEM), Carla Alferes Pinto (CHAM), Henrique Cabral (FCUL), Inês Carvalho (APCM), Maria Joana Cruz (OMA) e Márcia Dutra (OMA). Cada emissão tem a duração de cerca de 30 minutos.
A 2ª série é constituída por 8 programas centrados em figuras relevantes ligadas ao Património Cultural dos Oceanos. Em cada um dos programas intervém um/a convidado/a: João Paulo Oliveira e Costa (CHAM), Maria Barreto Dávila (CHAM), Carla Varela Fernandes (IEM), Ana Cláudia Silveira (IEM), Ana Teresa Hilário (CHAM), Ana Paula Pires (IHC), Gonçalo Melo da Silva (IEM), e Nina Vieira (CHAM).
A Cátedra UNESCO O Património Cultural dos Oceanos congrega diversas áreas de investigação científica, focando a história do oceano, o seu património cultural, especialmente na época moderna. Esta cátedra, atribuída à Universidade Nova de Lisboa, foi lançada em 2016 e tem como principais objetivos a investigação, educação e divulgação do património cultural e natural, tangível e intangível, dos oceanos. No espírito de cooperação internacional da UNESCO, a Cátedra é suportada numa rede transatlântica de investigadores que abrangem diferentes setores da sociedade, de forma a aumentar a consciência institucional e pública deste património.