Auditório do
Quinteto Gonçalo Sousa
Cláudio Alves | guitarra e voz
Diogo Alexandre | bateria e percussões
Mário Franco | contrabaixo
Vasco Pimentel | piano
Gonçalo Sousa – Café Sofia
Gonçalo Sousa – Um Sorriso para o Toots
Gonçalo Sousa / Cláudio Alves – O Teu Olhar
Gonçalo Sousa – Balada
Gonçalo Sousa / Mili Vizcaíno – Princepesinha
Gonçalo Sousa – Para ti Hermanito
Gonçalo Sousa – Nova Construção
Transmissão direta
Realização e Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís
Gonçalo Sousa é um músico versátil e compositor, tendo participado em diversos festivais e nos principais palcos da cena do jazz em Portugal, assim como em álbuns que abrangeram jazz, fado, pop ou worldmusic. Inicia os seus estudos musicais em 1997 no Centro Musical de Cascais, estudando guitarra clássica e formação musical. Em 2002 frequenta paralelamente, o curso de jazz da Escola de Jazz Luís Villas-Boas estudando guitarra e piano jazz, e o curso de guitarra portuguesa na Escola do Museu do Fado. Em 2003 iniciou o estudo da harmónica cromática, tendo a oportunidade de tocar e ter aulas com três dos expoentes da harmónica cromática mundial – Antonio Serrano, Gregoire Maret e José Staneck. Terminou a licenciatura em Música – Variante Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa com média de 16,3 (como harmonicista mas na classe de trompete, uma vez que não existe professor de harmónica). Participou em variados workshops de músicos como Perico Sambeat, Bernardo Sassetti ou David Binney.
Cláudio Alves nasceu em 1992, e começou a tocar guitarra em 2007. Em 2010 inicia os seus estudos musicais mais aprofundados no Hot Clube de Portugal, e conclui o curso. Durante este periodo no Hot Clube, teve aulas com Sérgio Pelágio, César Cardoso, Luís Cunha, André Santos, entre outros. Através do Hot Clube participa no Atina Jazz Festival (Itália, 2012) e no IASJ (Dinamarca, 2013). Em 2014 inicia os seus estudos na ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) onde estudou com Bruno Santos, Filipe Melo, Afonso Pais, Desidério Lázaro, Pedro Moreira, Maria João, Lars Arens, entre outros, e conclui a licenciatura de jazz em 2016.
Diogo Alexandre nasceu em 1998 na cidade de Leiria e começou os seus estudos em percussão clássica aos 9 anos de idade. Iniciou-se na bateria-jazz com 14 anos no Curso Profissional do Conservatório de Música de Coimbra e foi destacado duas vezes como “Melhor instrumentista” na Festa do Jazz do S. Luiz, (2015 e 2017) e selecionado para integrar o grupo intercultural do Festival d’aix em Provence dirigido por Fabrizio Cassol em França.
Mário Franco, músico, bailarino e compositor português, iniciou os seus estudos musicais aos 4 anos no Instituto Gregoriano de Lisboa. Estudou com Maria José Godinho e posteriormente na Academia de Amadores de Música estuda contrabaixo com Fernando Flores e Composição com Pedro Rocha. Frequentou cursos no Estoril com Ludwig Streicher e em 1988 foi 1º Prémio no Concurso Jovens Músicos. Foi membro da Orquestra Sinfónica Juvenil, onde trabalhou com o maestro Christopher Bochmann. Inserido em outras orquestras trabalhou ainda com os maestros Silva Pereira, Miguel Graça Moura, Roberto Perez, Michel Swierczewski, Cesário Costa…
Paralelamente à música Mário Franco é bailarino principal da Companhia Nacional de Bailado.
Vasco Pimentel, pianista português nascido em 1994. Desde muito jovem começou a aprender piano clássico, tendo completado o 8º grau de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa. Manifestou o seu interesse por jazz aos 14 anos de idade e teve como professores de piano João Paulo Esteves da Silva, Óscar Graça, Ana Araújo e Paula Sousa, tendo concluído o curso de jazz no Hot Club de Portugal (Escola de Jazz Luis Villas Boas). Tem atuado com várias formações de Jazz e World Music tendo já pisado o palco de festivais importantes como o “EDP Cool Jazz” ou “Dias da Música” no CCB, destacando-se também uma atuação com transmissão em direto para a Antena 2, com o seu mais recente projecto “Jugalbandish”. Frequenta, de momento, o curso de Mestrado em Música na vertente de piano-Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2 RTP