Temporada de Concertos Antena 2
30 Novembro | 19h00
Auditório do Museu do Oriente
Entrada gratuita
Lisnova Ensemble
Pedro Lopes, violino
Kirill Kalmykov, violoncelo
Julia Haager, piano
Programa
Alexandre Delgado – Trio Camoniano
S. Rachmaninov – Trio Elegíaco nº 1
L. van Beethoven – Trio nº 4, Op.11 “Gassenhauer”
O Lisnova Ensemble apresenta-se com um programa alusivo à identidade sonora de cada um dos seus fundadores. Cada obra retrata também um período distinto e de natureza explicitamente programática: a alusão a Camões no Trio Camoniano, o ambiente elegíaco do trio de Rachmaninov e o quotidiano de quem caminha cantando, no trio Gassenhauer de Beethoven.
É um programa eclético que faz uma junção improvável de obras canónicas do repertório da formação.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Zulmira Holstein
Pedro Lopes | Docente na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (2011-). Violinista convidado nos Quartetos Lopes-Graça, Quarteto de Guimarães e concertino convidado da Orquestra sem Fronteiras, La Nave Va e Ensemble Mpmp.
Foi solista com a Orquestra ARTAVE, Ensemble MPMP, Orquestra Sem Fronteiras, La Nave Va, Jovem Orquestra Portuguesa, Orquestra de Câmara Portuguesa.
É membro fundador do Trio do Desassossego, em residência na Casa Fernando Pessoa em 2013/2014 e vencedor do 1º prémio em Música de Câmara nível Superior do Prémio Jovens Músicos (2013). Foi laureado ainda com o 1º prémio no concurso Internacional Jovens Intérpretes de Música Antiga (2013), na categoria de solista nível superior, sendo-lhe também atribuído o prémio especial do júri “Sofia de Mendia”. Obteve o 2º prémio no nível médio (2007), categoria solista, do Prémio Jovens Músicos.
Inicia os seus estudos de violino, com 12 anos, na ARTAVE sob orientação de José Camarinha, prosseguindo na ANSO com Aníbal Lima, onde obtém o grau de Mestrado em Ensino da Música e, de seguida, em Hannover – HMTMH – trabalhando com Markus Becker e Ulf Schneider. Colaborou com a Orquestra de Câmara Portuguesa (2009-2022) e Jovem Orquestra Portuguesa (2012-2022).
Em 2022 nasce o Lisnova Ensemble, do qual é membro fundador.
Estreou recentemente um espetáculo da sua autoria – Parto em Pessoa, tendo por base o Dia Triunfal, o dia da aparição de Caeiro, Campos e Reis em Pessoa, contando já com várias performances, incluindo uma participação na Festa dos Anos de Álvaro de Campos, em Tavira.
Projetos futuros incluem digressões com o trio multimédia “2016” (de João Vasco) e Quarteto Prometheus. O seu mais recente projeto, MΩzΑrt, visa celebrar as efemérides da morte e nascimento de Mozart, oferecendo sessões musicais e didáticas em vários contextos sociais.
Kirill Kalmykov | Conhecido pelo seu estilo expressivo e interpretações sensíveis, o violoncelista russo-canadiano apresentou-se na ex-URSS, Europa, América do Norte e do Sul, Japão e Médio Oriente como solista, músico de câmara e músico de orquestra.
Nascido em São Petersburgo, Kalmykov recebeu a sua educação formal na Rússia, nos EUA e Canadá, e também formou-se com muitos artistas de renome mundial, tais como Valentin Berlinsky, Colin Carr, Menahem Pressler e Mstislav Rostropovich.
Com mais de trinta anos de experiência internacional, Kirill Kalmykov tocou com numerosos músicos de renome, incluindo Rudolf Jansen, Pavel Kolesnikov e Minsoo Sohn.
Como membro da Orquestra Filarmónica de São Petersburgo e da Orquestra Filarmónica de Calgary, trabalhou com maestros de renome como Yuri Temirkanov, Hans Graf, e Sir Neville Marriner.
Desde 2005, Kalmykov e a sua mulher, a pianista germano-canadiana Julia Haager tocam no Duo Haager-Kalmykov Duo. Conhecido pela sua programação criativa, o duo apresenta regularmente concertos em Portugal, Alemanha, Europa Oriental, Médio Oriente e América do Norte.
Durante mais de duas décadas, Kirill Kalmykov teve uma carreira docente internacional, e é muito procurado como júri e professor convidado. Desde 2018 vive em Lisboa, onde trabalha como Violoncelo Principal da Orquestra de Câmara Portuguesa, professor convidado da Jovem Orquestra Portuguesa e formador musical e consultor artístico da Orquestra dos Navegadores, um projeto social da OCP.
Julia Haager | Artista de grande intuição e profundidade, a pianista desfruta de uma carreira internacional de interpretação e ensino. Nascida de pais alemães no Canadá, começou a tocar piano aos quatro anos de idade e, depois, prosseguiu os seus estudos com Avi Schönfeld no Conservatório de Maastricht (Países Baixos) e com Antonio Pompa-Baldi e Sergei Babayan no prestigiado Cleveland Institute of Music (Estados Unidos). Além disso, recebeu conselhos artísticos de Angela Cheng, Pietro de Maria, Menahem Pressler, Dan Zhaoyi, Pinchas Zukerman, membros do St. Lawrence String Quartet, do Cleveland String Quartet e da Cleveland Orchestra, entre outros.
Julia Haager é uma dedicada intérprete de música de câmara e pianista colaboradora, e tem estado no corpo docente de festivais internacionais como o Morningside Music Bridge e o Verão Clássico, mais recentemente trabalhando com Gary Hoffman, Frans Helmerson e Pieter Wispelwey.
Como membro do Haager-Kalmykov Duo, um ensemble profissional de música de câmara, com o seu marido Kirill Kalmykov, apresentou-se em Portugal, na Alemanha, no Médio Oriente, na Macedónia do Norte, na Polónia e na Rússia.
Pedagoga fervorosa, Julia Haager esteve no corpo docente de piano e música de câmara do Mount Royal University Conservatory e do Edward Said National Conservatory of Music.
Vive em Lisboa e continua a dar concertos e a ensinar internacionalmente, dedicando grande parte da sua carreira ao desenvolvimento de jovens artistas.
Fotos Antena 2