3 Abril | 19h00
Museu Nacional Grão Vasco, Viseu
Margarita Escarpa
Recital de guitarra
Programa
(Juan Andres de?) Mendoza – Honze Diferencias de folías (c. 1590)
(Ms. El Ramillete de Flores o colección de varias cosas curiosas) *
Dionisio Aguado (1784 -1849) – Le Fandango varié op. 16
Federico Moreno-Torroba (1891-1982) – Sonatina in A Major
– Allegretto
– Andante
– Allegro
– Four Valses
Francis Poulenc (1899-1963) – Bal Fantôme (IV Nocturne for piano)**
Fred Alan Ponthieux (1967) – Valse à Royan [Estreia em Portugal]
Antonio Lauro (1917-1986) – Carora, El Marabino
Fernando N. Lobo (1974) – Apontamentos sobre as folias
Transcrições
* J. José Rey
** M Escarpa
Margarita Escarpa é uma das guitarristas clássicas mais aclamadas da atualidade, apresenta neste concerto um repertório que vai desde a renascença com Honze Diferencias de folías do pouco conhecido Mendoza até a contemporaneidade de Fernando N. Lobo, passando por peças emblemáticas de Dionisio Aguado, Federico Moreno-Torroba, e Antonio Lauro. A inclusão da estreia em Portugal de Valse à Royan de Fred Alan Ponthieux e as transcrições inovadoras de Escarpa adicionam uma dimensão única ao programa, destacando a versatilidade e riqueza expressiva da guitarra clássica.
Premiada internacionalmente, Escarpa traz para o palco uma experiência imersiva que reflete a sua formação excecional e uma sensibilidade artística rara. A sua carreira é marcada por performances em importantes festivais internacionais e colaborações com instituições de ensino de renome, consolidando a sua posição como uma das mais influentes intérpretes e pedagogas de guitarra da sua geração.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Margarita Escarpa | Formou-se musicalmente no Real Conservatorio Superior de Madrid. Estudou com os mestres Valentín Bielsa, Demetrio Ballesteros, Gerardo Arriaga, Miguel Ángel Girollet y David Russell, e recebeu a influência dos melhores intérpretes atuais. Finalizou os seus estudos académicos com o Premio Extraordinario Fin de Carrera, e logo após licenciou-se em Matemática na Universidade Autónoma de Madrid.
Ainda estudante, ganhou dez importantes prémios, entre eles o prestigioso “20º Solo Guitar Competition” organizado pela GFA.
Estes prémios, juntamente com as suas excelentes qualidades, deram-lhe a oportunidade de se apresentar regularmente nos mais importantes Festivais Internacionais e nas principais salas da Europa, América e Ásia, onde recebeu aclamação do público e da crítica.
Domina um vasto repertório solo e orquestral, destacando-se sobretudo pela escolha dos seus programas e pelas suas transcrições, que têm merecido a admiração e elogios do público e da crítica.
Margarita também ganhou reconhecimento como professora.
É frequentemente convidada em todo o mundo para dar master-classes e cursos de Erasmus em festivais internacionais e em instituições de prestígio como S. Francisco Conservatory (EUA), Fullerton University (EUA), Chicago Roosevelt University (EUA), Tucson-Arizona University (EUA), Konservatorium Wien Privatuniversität (Áustria) Universidad Internacional de Andalucía- Sede Antonio Machado (Espanha), Universidad Miguel Hernández (Elx-Espanha), Royal Welsh College of Music and Drama (Reino Unido), Kharkiv National University of Arts (Ucrânia), Liszt Academy (Budapeste, Hungria).
Gravou CDs para RTVE (Grupo Espanhol de Rádio e Televisão), Opera Tres, Naxos, La Ma de Guido e GHA Records.
Em outubro de 2021 foi nomeada professora de guitarra na Universidade de Música e Artes Cénicas de Viena, na Áustria.
Mais informações em Música da Primavera