Temporada Concertos Antena 2
31 Março | 19h00
Transmissão direta
a partir do Auditório do
Liceu Camões
Liceu Camões
Concerto à porta fechada
Cícero Lee Trio
Cícero Lee, contrabaixo
Carlos Garcia, piano
Joel Silva, bateria
Programa
Cícero Lee
A Groove For Ed*
Cross The Line*
Nuvem
Miniatura Para Camila
Ursa»
Papoite Blues*
Bolero al Sol*
Areia
Smile For The Cliché
Cross The Line*
Nuvem
Miniatura Para Camila
Ursa»
Papoite Blues*
Bolero al Sol*
Areia
Smile For The Cliché
* Peças em estreia.
Na Casa da Nuvem é o terceiro disco em nome próprio do contrabaixista Cícero Lee. Gravado numa sessão espontânea, que juntou Joel Silva (bateria) e Salomão Soares (piano), este álbum conta ainda com a participação de dois convidados especiais em três temas: Desidério Lázaro e Tomás Marques
(saxofones). Composto maioritariamente por material original, estão ainda aqui registadas duas versões: Fado do Alentejo (Rão Kyao / Rosa Lobato de Faria) e A Ver Se Sim (Clã). As restantes composições são da autoria de Cícero Lee, que ganham, no entanto, uma identidade própria pela interpretação dos dois músicos que completam o trio. Salomão Soares, um pianista virtuoso, é expressivo e intenso na interpretação das melodias, rítmico e inventivo nas improvisações, enquanto Joel Silva conduz e cria oportunidades para todos os instrumentistas se expressarem, sendo, no entanto, explosivo e surpreendente nas suas intervenções.
(saxofones). Composto maioritariamente por material original, estão ainda aqui registadas duas versões: Fado do Alentejo (Rão Kyao / Rosa Lobato de Faria) e A Ver Se Sim (Clã). As restantes composições são da autoria de Cícero Lee, que ganham, no entanto, uma identidade própria pela interpretação dos dois músicos que completam o trio. Salomão Soares, um pianista virtuoso, é expressivo e intenso na interpretação das melodias, rítmico e inventivo nas improvisações, enquanto Joel Silva conduz e cria oportunidades para todos os instrumentistas se expressarem, sendo, no entanto, explosivo e surpreendente nas suas intervenções.
Na Casa da Nuvem é o registo de uma sessão em que três músicos, até então desconhecidos entre si, se apresentam musicalmente e dialogam com base nas melodias compostas por Cícero Lee.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Cícero Lee | Contrabaixista, baixista, compositor e professor.
Iniciou o seu percurso profissional em 1999, tendo-se desde então dedicado a diversos géneros musicais, mantendo o Jazz como foco principal. Tem viajado pelo mundo em concerto desde 2003, tendo tocado em festivais, salas e clubes.
Ao longo deste percurso, teve a oportunidade de tocar e gravar com músicos notáveis, de onde se destacam nomes como José Salgueiro, Pedro Madaleno, Júlio Resende, Victor Zamora, Salomão Soares, Desidério Lázaro, Elisa Rodrigues, João Frade, João Paulo Esteves da Silva, Mário Delgado, Samuel Pompeu, Paulo Gomes, Miguel Martins, Tomás Pimentel, Paulo de Carvalho, Janita Salomé, José Mário Branco, Rão Kyao, entre outros.
Colabora, desde 2009, com o cantor Luís Represas. Esta participação criou ainda a possibilidade de gravar e atuar ao lado de nomes incontornáveis da música Lusófona, destacando-se artistas como Ivan Lins, Lura, Manecas Costa, Paulo Flores, B Fachada, Ricardo Ribeiro, Martinho da Vila, Stewart Sukuma, Paulo Gonzo, João Gil, Jorge Palma, entre outros.
A sua música reflete o percurso eclético que escolheu, e resultou no lançamento de dois álbuns em nome próprio – em 2013 lançou o álbum Ventos e em 2015 Those Who Stay, que foi distinguido como um dos melhores discos de Jazz do ano em Portugal. Em 2020 lança Na Casa da Nuvem, ao lado do baterista Joel Silva e do pianista brasileiro Salomão Soares.
Carlos Garcia | Licenciado em Formação Musical e em Jazz (Piano) pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Ao longo da sua formação teve o prazer de aprender e trabalhar com Luís Gomes (clarinete), Rui Paiva (órgão), Eurico Carrapatoso (análise e técnicas de composição), Pedro Moreira (big band), Lars Arens (arranjos), João Paulo Esteves da Silva, Aurelian Lino, João Maurílio, João Falcato, Antoine Hérve (piano jazz), Afonso Pais, André Fernandes, Bernardo Moreira, Bruno Pedroso, João Moreira, José Menezes (jazz), Vasco Pearce de Azevedo, Ernst Shelle, Jean-Marc Burfin e Yibin Seow (direção de orquestra).
Lecionou Iniciação Musical e Formação Musical na Escola de Música do Conservatório Nacional durante 9 anos, nela dirigindo também várias orquestras infantis e juvenis. É professor adjunto na Escola Superior de Música de Lisboa, lecionando nos cursos de Direcção Coral/Formação Musical e Música na Comunidade desde 2008. Estende a sua atividade pedagógica colaborando também em programas de promoção e divulgação cultural (Fundação Calouste Gulbenkian, Festival de Música de Setúbal, entre outros).
Como pianista freelancer participa em projetos de diversos estilos de música e escreve regularmente peças originais e arranjos para diferentes tipos de grupos. Trabalhou com Carlos do Carmo, Luís Represas, Ricardo Ribeiro, Rão Kyao, Vitorino, Janita Salomé, João Gil, Jorge Palma, Paulo Gonzo, Anabela, Sara Tavares, Ana Moura, Mafalda Arnauth, Ana Bacalhau, Cuca Roseta, Celina da Piedade, Beatriz Nunes, Salvador Sobral, João Caetano, Ivan Lins, Aline Morena, Sílvia Nazário, Cláudio Kumar, Martinho da Vila, Paulo Flores, Yami, Ritinha Lobo, Boy Ge Mendes, Stewart Sukuma, Toto ST, Marito Marques, João Frade, Márcio Dhiniz, Mou Brasil, Cícero Lee, Maro, entre outros. Integra atualmente o trio "Portugoesas" prestando homenagem à música tradicional Goesa.
No seu trabalho enquanto compositor, escreveu várias obras originais de música erudita e arranjos para ensembles de várias entidades/formações (Sinfonietta de Lisboa, Coro Ricercare, Camerata Atlântica, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra de Sopros da ESML, Coros da ESML, Orquestra Sinfónica da ESML, Academia Inatel, Associação Portuguesa de Educação Musical, Academia de Santa Cecília, Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Escola de Música Nossa Senhora do Cabo). Destacam-se as obras sacras “Missa Breve” (2011) e “Stabat Mater” (2013), ambas para coro e orquestra de cordas e vários arranjos de canções tradicionais de Natal para Coros e os 6 órgãos do Palácio Nacional de Mafra. É compositor regular no projecto "Orquestra Geração" para onde tem escrito ao longo dos últimos anos vários arranjos e peças originais. Várias delas continuam a ser tocadas em muitos dos seus concertos e também noutras orquestras do "Sistema Europe."
No âmbito da música para a infância, para além de realizar com regularidade concertos com e para crianças com diferentes projetos, em 2014 lançou através da Porto Editora e Constróisons o seu "Cancioneiro da Bicharada" em formato de livro-CD.
Joel Silva | Iniciou os seus estudos musicais, em 1997, na E.M.O.L (Escola de Música do Orfeão de Leiria) e concluiu em 2008 a licenciatura no curso de Jazz da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) onde estudou bateria com Michael Lauren.
Tem vindo a acompanhar vários músicos, onde se destacam Carlos Barretto, Maria João, Bernardo Moreira, Salvador Sobral, Luísa Sobral, Bob Sands, Septeto do H.C.P, Big Band H.C.P., Paulo de Carvalho, Matt Penman, Francesco Bearzatti, Júlio Resende, Kristin Korb, Salomão Soares, João Paulo Esteves da Silva, Will Vinson, Dave Ambrosio, Phil Dwyer, Pietro Tonolo, Baptiste Trotignon, Nuno Ferreira, Franck Amsallem, Perico Sambeat, Leo Montana, Reinier Baas, Luís Figueiredo, Jon Irabagon, Ole Morten Vågan, Mário Delgado, Abe Rabade, Chris Kase, Bena Lobo, Filipe Raposo, Cláudio Andrade, Luis Avellar, Tim Tim Por Tim Tum, Andy Sheppard.
Integra também os projetos, Alexander Search e Mutrama.
Desde 2004 tem estado presente em vários festivais de Jazz em países como Portugal, Holanda, Itália, Grécia, Angola, França, Macau, Espanha, Eslovénia, Cabo Verde, Suiça e EUA. Em 2014 editou o seu primeiro álbum em nome próprio intitulado Geyser que foi cotado com 4,5 estrelas no site All About Jazz e considerado pelo jornal Público como um dos
grandes discos de Jazz editados em Portugal.
grandes discos de Jazz editados em Portugal.
Foi o produtor musical de Paris, Lisboa, o segundo álbum de Salvador Sobral.
Leciona na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas – Hot Clube de Portugal.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2