Fora do Lugar
Festival Internacional de Músicas Antigas
11ª edição
17 Novembro a 3 Dezembro
Idanha-a-Nova UNESCO Creative City of Music
O Festival Fora do Lugar regressa, na sua 11ª edição, para continuar a provar que estar fora do lugar é o melhor lugar para estar!
Com a direcção artística de Filipe Faria, produzido pela Arte das Musas em parceria com o Município de Idanha-a-Nova – UNESCO Creative City of Music – e financiado pela Direcção-Geral das Artes, o Festival está na rua… e as portas do território estão abertas… Volta-se a pisar mesmo as ruas e a terra, e a sentir o vento…
"Depois de tanto tempo em suspensão, a ver os nossos lugares (e os dos outros) pela janela, voltámos. Nestes anos (…) tantas vezes, o lugar onde estávamos não era o lugar onde queríamos estar", escreve Filipe Faria, "Este é o ano do regresso ao futuro."
São 26 propostas em 9 dias de programação, com muita música, conversas, caminhadas, encontros entre os músicos que nos visitam e os que cá estão, exposições, natureza, cinema, gastronomia, programa educativo. Nesta edição, podem-se escutar músicos, consorts e projectos vindos de Argentina, Brasil, Suíça, Espanha, França e Portugal, em diálogos entre o erudito e o popular, entre o antigo e o novo… o lugar onde se encontra toda a criatividade humana… Uma celebração do efémero como condição de partida para experiência da arte dos sons…
Além da música, e como habitualmente, o Fora do Lugar 2022 convida a habitar novas paisagens e afectos, cultiva proximidades e revela experiências singulares em Idanha – ou a partir dela -, onde a criatividade, a inovação, a sustentabilidade e a participação social assumem uma dimensão global.
Filipe Faria, diretor artístico do Festival, conversa com Inês Almeida
no programa Raízes, no dia 16 às 00h00, sobre esta edição de Fora do Lugar.
Para ouvir, clicar aqui.
no programa Raízes, no dia 16 às 00h00, sobre esta edição de Fora do Lugar.
Para ouvir, clicar aqui.
Programação
18 Novembro | sexta-feira
21h30 | Concerto
Idanha-a-Velha, Catedral
Martín Sued + Gabriel Selvage (Argentina + Brasil)
Música do sul do mundo
Um encontro entre as tradições da música Argentina e do sul do Brasil. Partindo dos pontos em comum, os dois músicos e compositores revisitarão parte desse vasto repertório com uma abordagem livre, descontraída, e com um profundo amor e respeito pelas tradições.
19 Novembro | sábado
16h30 | Concerto
Lugar a descobrir [Necessita inscrição]
Concerto Secreto
19 Novembro | sábado
21h30 | Concerto
21h30 | Concerto
Monsanto, Lagar
Sephardica (Espanha)
Música de mulheres sefarditas
As mulheres desempenharam um papel fundamental na divulgação e preservação da música sefardita, a qual consiste num conjunto de canções tradicionais que foram preservadas pelas comunidades judaicas da Península Ibérica no exílio, e que estas conheciam pelo termo Sepharad.
25 Novembro | sexta-feira
20h00 | Noite Cheia
Idanha-a-Nova, Centro Cultural Raiano
Exposição | Fragmenta Fidei. A arte visigótica da Egitânia
Exposição | Antes dela dormir (Museu dos Sons Perdidos), de Filipe Faria (fotografia)
Natureza | Projecto Abutre Preto – SPEA
Exposição | Antes dela dormir (Museu dos Sons Perdidos), de Filipe Faria (fotografia)
Natureza | Projecto Abutre Preto – SPEA
Gastronomia | Tertúlia com sopa
Cinema | Oh Dear Sara (dir. Patricia Franquesa) – DocLisboa
Cinema | Oh Dear Sara (dir. Patricia Franquesa) – DocLisboa
Concerto | Myrtho (França + Suíça)
Ao gosto de Eros: Viagem amorosa por temas gregos, córsicos, franceses e sefarditas
O concerto intitulado Ao Gosto de Eros revela um repertório de poemas cantados, líricos ou narrativos, traduzidos e apresentados como breves histórias encaixadas. Escolhidas de modo a evocarem a variedade de emoções que acompanha o caprichoso sentimento amoroso, as canções acham-se organizadas de forma a construírem uma trama que joga, ao mesmo tempo, com temas provenientes do quotidiano e o sobrenatural, invocando certas figuras arquetípicas da cultura popular europeia.
26 Novembro | sábado
21h30 | Concerto
Senhora da Azenha, Ermida
Armonía Concertada (Argentina)
Imaginário: de um livro de música de vihuela
Imaginário: de um livro de música de vihuela
A brilhante soprano María Cristina Kiehr, juntamente com o alaudista/vihuelista Ariel Abramovich, apresenta o seu primeiro álbum a solo dedicado à música da Renascença. Com a sua vasta experiência no repertório polifónico do século XVI (com La Colombina e Ensemble Daedalus, entre outros grupos), num projeto em que utiliza quase exclusivamente a sua língua materna, Kiehr traz para a música do Século de Ouro espanhol a sua própria e singular perspetiva. Imaginario reconstrói um livro fictício e desconhecido de canções de vihuela, inspirado nos sete maravilhosos livros publicados entre 1536 e 1576, mas aqui conforme publicado em Valladolid ou Sevilha entre 1570 e 1580.
2 Dezembro | sexta-feira
21h30 | Concerto
Penha Garcia. Igreja Matriz
La Guirlande (Espanha)
Esterháza: Trios para flauta, violino e violoncelo de J. Haydn na corte de Nikolaus Esterházy
Esterháza: Trios para flauta, violino e violoncelo de J. Haydn na corte de Nikolaus Esterházy
Em 1761, o compositor vienense Joseph Haydn entrou ao serviço da corte da família Esterházy, uma das mais ricas e influentes famílias do império austro-húngaro. Haydn passou a maior parte da sua carreira profissional, quase 30 anos, a trabalhar para aquele que se tornaria no seu principal patrono, o príncipe Nikolaus I Esterházy, apelidado de «O Magnífico» devido à enorme soma de dinheiro e recursos que reservou para a organização de diferentes tipos de espetáculos e entretenimentos. O facto de Haydn receber o terceiro salário mais alto da corte — apenas atrás do administrador do património da família e do médico pessoal de Nikolaus – diz muito da importância que o príncipe atribuía a este tipo de eventos.
3 dezembro | sábado
21h30 | Concerto
Idanha-a-Velha, Catedral
Almalé (Espanha + França)
Hixa mía (Minha filha)
Hixa mía (Minha filha)
Almalé é um jovem consort liderado pela cantora e gambista Pilar Almalé. Na sua busca por músicos de outros estilos com quem criar novas sonoridades baseadas em peças de música antiga, encontrou, primeiramente, Thomas Kretzschmar, um violinista especialista em Grappelli, posteriormente o percussionista Fran Gazol e, finalmente, o guitarrista de jazz Alex Comín. Juntos, desenvolveram um novo som experimental, cheio de diferentes cores e texturas.
Do Programa deste Fora do Lugar fazem ainda parte, entre outros eventos:
– 19 Novembro
Conversa Caminhada
Conversa Caminhada
Martín Sued + Gabriel Selvage (Argentina + Brasil)
Encontro
Encontro
Sephardica (Espanha) & Filarmónica Idanhense
– 26 Novembro
Natureza
Natureza
4ª Caminhada de Observação de Aves SPEA Fora do Lugar
Encontro
Encontro
Myrtho (França + Suiça) & Grupo de Adufes do Rancho Folclórico de Penha Garcia
Exposição
Aqui estão as palavras todas (Museu dos Sons Perdidos), de Filipe Faria (fotografia)
– 27 Novembro
Natureza
5ª Caminhada de Observação de Aves SPEA Fora do Lugar
– 3 Dezembro
Conversa
Caminhada La Guirlande (Espanha)
Encontro
Encontro
Almalé (Espanha + França) & Adufeiras de Idanha-a-Nova
Cinema
Cinema
Curtas Metragens Internacionais – CineEco Seia
Mais informações em Fora do Lugar