Categoria A
Solistas | Nível Superior– Clarinete
– Trombone
– Percussão
– PianoSolistas | Nível Médio- Flauta
– Violino
Categoria B:
Música de Câmara (até sexteto) | Nível Superior
Categoria C:
Jazz ComboNas categorias A, B e C, o PJM é constituído por uma Pré-eliminatória (por gravação áudio), uma Eliminatória e uma Final.Os candidatos (solistas e / ou grupos de música de câmara) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémio (nível médio) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória – nível médio.
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.Os candidatos (solistas e / ou grupos de música de câmara) que tenham sido laureados com o 2º ou 3º prémio (nível superior) em edições anteriores do PJM, estão dispensados de realizar a prova Pré-eliminatória – nível superior.
Não serão dispensados os candidatos que se inscrevam em categorias diferentes daquela em que tenham sido premiados.
CONDIÇÕES DE ADMISSÃO DOS CONCORRENTES
Clarinete, Trombone, Piano, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1993;
Percussão, para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1992;Os vencedores do 1º Prémio | Nível Superior em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso.
Nível Médio:
Flauta: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2000;
Violino: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 2000;
Os vencedores do 1º Prémio | Nível Médio em edições anteriores, independentemente da data de nascimento, não serão admitidos a concurso. Estes, no entanto, podem concorrer na Categoria A | Nível Superior.
Categoria B | Música de Câmara
Nível Superior: para concorrentes nascidos a partir de 01 de outubro de 1993.
Nota: não são aceites candidaturas baseadas na média etária dos elementos integrantes dos agrupamentos.
DATAS DAS PROVAS:
PRÉ-ELIMINATÓRIAS – Envio das gravações no acto de inscrição, até 31 de Março.
ELIMINATÓRIAS – 9 a 15 de Junho – Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
FINAIS – 23 a 28 de Julho – Casa da Música, Porto
FESTIVAL JOVENS MÚSICOS – 3 a 5 de Outubro – Fundação Calouste Gulbenkian, LisboaPROGRAMAS para as PROVAS do CONCURSO | PJM 2019
PROGRAMA de FLAUTA | NÍVEL MÉDIO
Pré-Eliminatória – (prova submetida por gravação áudio):
a) J.S.Bach: Partita (Sarabande e Corrente)
b) Uma obra à escolha, entre:
– Eugene Bozza: Image
– Jean Rivier: Oiseaux Tendres
– Jaques Ibert: Pièce
Eliminatória
a) Mariana Vieira: Nova obra para flauta solo, Encomenda PJM Antena 2, brevemente disponível @ Scherzo editions
b) Jean-Marie Leclair: Sonata nº 2 op. 9 – 1º e 2º Andamentos
c) Uma obra à escolha, entre:
– Gabriel Fauré: Fantasie op. 79
– Philippe Gaubert: Fantasie
– Philippe Gaubert: Nocturne et Allegro Scherzando
– Paul Taffanel: Andante Pastorale et Scherzettino
d) Uma obra à escolha, entre:
– Ian Clarke: The Great Train Race
– Ysang Yun: Etuden 1 ou 5
– Michael Levinas: Froissement d`ailes
– Sergio Azevedo: Birds Chattering
Final
a) Uma peça à escolha, entre:
– Alain Bernaud: Incantation et Danses
– Frank Martin: Ballade
– Olivier Messiaen: Le Merle Noir
b) Um concerto memorizado à escolha, entre:
– François Devienne: Concerto nº 7 em Mi m
– François Devienne: Concerto nº 2 em Ré M
– Malcolm Arnold: Concerto para flauta e orquestra de cordas, Op. 45
– Giovanni Battista Pergolesi: Concerto em Sol M
– Andre Jolivet: Concerto
VIOLINO | NÍVEL MÉDIO
Pré-Eliminatória – (prova submetida por gravação áudio):
a) Dois estudos contrastantes, de dois autores diferentes, a escolher entre os seguintes:
Jacob DONT: Op. 35
Frederigo FIORILLO: 36 Caprichos
Rudolphe KREUTZER: 42 Estudos
Pierre GAVINIÉS: 24 Matinées
Niccolò PAGANINI: 24 Caprichos
Pierre RODE: Estudos
Henryk WIENIAWSKI: L’École Moderne Op. 10
b) Johann Sebastian BACH: Dois andamentos de carácter contrastante das Sonatas e Partitas
Eliminatória
a) Pedro Louzeiro: Nova obra (3’) para violino solo – Encomenda do Prémio Jovens Músicos
b) Um primeiro andamento com cadência de um dos seguintes concertos:
Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto nº 3, Sol Maior
Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto nº 4, Ré Maior
Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto nº 5, Lá Maior
c) Uma obra à escolha entre:
Pablo SARASATE: Introdução e Tarantela
Pablo SARASATE: Romanza Andaluza
Pablo SARASATE: Arias Ciganas
Fritz KREISLER: Prelúdio e Allegro
Henryk WIENIAWSKI: Scherzo-tarantelle, Op.16
Henryk WIENIAWSKI: Polonaise Concertante, em Ré M
Camille SAINT-SAENS: Rondo Capricioso
Camille SAINT-SAENS: Havanaise
Piotr I. TCHAIKOVSKY: Valsa Scherzo, Op.23
Aleksandr GLAZUNOV: Adagio
Niccolò: PAGANINI: Cantabile
Final – Um concerto (memorizado) à escolha entre os seguintes:
Dmitri KABALEVSKY: Concerto Op. 48 em Dó Maior
Max BRUCH: Concerto em Sol m
Henryk WIENIAWSKI: Concerto no 2, em Ré m
Henryk WIENIAWSKI: Concerto no 1
Félix MENDELSSOHN: Concerto em Mi m
Edouard LALO: “Sinfonia Espanhola” (3 andamentos)
Samuel BARBER: Concerto Op. 14
Henri VIEUXTEMPS: Concerto Nº 4, em Ré m
Henri VIEUXTEMPS: Concerto Nº 5, em Lá m
Camille SAINT-SÄENS: Concerto Nº 3, em Si m
Aleksandr GLAZUNOV: Concerto para violino em Lá menor, Op. 82
Luís de FREITAS BRANCO: Concerto para violino e orquestra
CLARINETE – NÍVEL SUPERIOR
Pré-Eliminatória – (prova submetida por gravação áudio):
a) Igor STRAVINSKY: Três peças para clarinete solo (3ª peça)
b) Claude DEBUSSY: Première Rhapsodie
Eliminatória
a) Rodrigo Cardoso – Nova obra para clarinete solo, Encomenda PJM Antena 2, brevemente disponível @ Scherzo editions
b) Uma obra à escolha entre as seguintes:
Johannes BRAHMS: Sonata Nº 1 em fá menor Op. 120; ou Sonata Nº 2 em mi bemol maior Op. 120
Robert SCHUMANN: Fantasiestücke, Op. 73
Carl M. von WEBER: Grand Duo Concertante, Op. 48
Camille SAINT-SAËNS: Sonata, Op. 167
Francis POULENC: Sonata
Ernest CHAUSSON: Andante et Allegro
Charles M. WIDOR: Introdution et Rondo Op. 72
c) Uma obra à escolha entre as seguintes:
Luciano BERIO: Sequenza IX
Franco DONATONI: Clair (Due pezzi per clarinetto)
Karl Heinz STOCKHAUSEN: In Freundschaft
Edison DENISOV: Sonata
Pierre Boulez: Domaines
Michael JARRELL: Assonance
Bruno MANTOVANI: Bug
Jörg WIDMANN: Fantasie
João Pedro OLIVEIRA: Integrais II
Alexandre DELGADO: Langará
António Pinho VARGAS: Três Fragmentos
Final
a) Uma obra dos sécs. XX-XXI (diferente das apresentadas nas provas Pré-Eliminatória e Eliminatória) com duração aproximada de 10’.
b) Um concerto (interpretado de memória) à escolha entre os seguintes:
Wolfgang Amadeus MOZART: Concerto para clarinete em lá maior, K.622
Louis SPOHR: Concerto nº 4 em Mi Menor
Carl NIELSEN: Concerto para clarinete, Op. 57
Jean FRANÇAIX: Concerto para clarinete
Aaron COPLAND: Concerto para clarinete
Carl Maria von WEBER: Concerto Nº 2 em mi bemol maior Op. 74
Sérgio AZEVEDO: Concerto para clarinete
Elliott CARTER: Concerto para clarinete
TROMBONE (Tenor ou Baixo) | NÍVEL SUPERIOR
TROMBONE TENOR
Pré-Eliminatória – (prova submetida por gravação áudio):
a) Dois andamentos contrastantes de uma sonata ou concerto de:
– António Vivaldi
– Benedetto Marcello
– Johann E. Galliard
– Georg F. Haendel
* nota: não é obrigatória gravação de repetições
b) Uma obra para trombone solo a escolher entre:
– Paulo Bastos – Seven, Seven
– Luís Cardoso – Dois dos “4 estudos sobre humores e temperamentos”
– Paulo Loureiro – Anotações
Eliminatória
NOTA: o candidato deve organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 / 30 minutos.
a) Nelson JESUS, Speech! Op.39 – Encomenda PJM Antena 2, brevemente disponível @ Scherzo editions
b) Uma obra à escolha entre:
– Eugene Bozza – Ballade
– Henri Dutilleux – Choral, Cadence et Fugato
– Joseph Jongen – Aria e Polonaise
– Sigismond Stojowsky – Fantasia
– Stjepan Sulek – Sonata “Vox Gabrieli”
– Jean-Guy Ropartz – Peça em Mi bemol menor
– Philippe Gaubert – Morceau Symphonique
c) Obra à escolha entre:
– Daniel Schnyder – Sonata para trombone tenor
– Juraj Filas – Sonata
– Frank Martin – Ballade
– Anne Victorino de Almeida – Sonata
– Eric Ewazen – Sonata
– Jacques Casterede – Sonatine
Final
a) Uma obra para trombone solo a escolher entre:
– Enrique Crespo – Improvisation nº 1
– Pascal Dusapin – Indeed
– John Kenny – Sonata (os dois primeiros andamentos)
– Christian Lindberg – Joe Jack Binglebandit
– Brian Lynn – Doolallynastics
– Christian Muthspiel – Is My Shoe Still Blue?
– Jerome Naulais – Sketch 1
– Folke Rabe – BASTA
– L. Berio – Sequenza V
b) Uma obra, memorizada, à escolha entre:
– Ida Gotkovsky – Concerto para Trombone e Orquestra
– Ferdinand David – Concerto para Trombone e Orquestra
– Launy Grondahl – Concerto para Trombone e Orquestra
– Henri Tomasi – Concerto para Trombone e Orquestra
– Nino Rota – Concerto para Trombone e Orquestra
– Kazimierz Serocki – Concerto para Trombone e Orquestra
– Paul Creston – Fantasia para Trombone e Orquestra, Op. 42
– Gordon Jacob – Concerto para Trombone e Orquestra
– Derek Bourgeois – Concerto para Trombone e Orquestra
– Ernest Bloch – Symphony for Trombone
– Edgar Cosma – Concerto para Trombone e Orquestra de Cordas
TROMBONE BAIXO
Pré-Eliminatória – (prova submetida por gravação áudio):
a) Uma obra selecionada entre:
– T. Albinoni: Sonata em fá maior, 1º e 2º andamentos
– T. Albinoni: Sonata em ré maior, 1º e 2º andamentos
– G.P.Telemann: Sonata em fá menor, 1º e 4º andamentos
* nota: não é obrigatória gravação de repetições
b) Uma obra para trombone-baixo solo a escolher entre:
– Filipe Lopes – Canção para Meredith
– Francisco Fontes – Splitting – An Outbreak of disorder
– Paulo Loureiro – Anotações
ELIMINATÓRIA
NOTA: o candidato deve organizar o recital tendo em vista uma duração média de 25 / 30 minutos.
a) Nelson JESUS, Speech! Op. 39 – Encomenda PJM Antena 2, brevemente disponível @ Scherzo editions
b) Uma obra à escolha entre:
– Alexei Lebedev – Concerto nº 1 para Trombone Baixo e Orquestra
– Johann Muller – Praeludium, Chorale, Variations and Fugue
– Jacques Castérède – Fantasie Concertante
– Hidas Frigyes – Rhapsody
– Alexei Lebedev – Concert Allegro
– Jean-François Michel – 3 Bagatelles
– Henri Tomasi – Être ou ne pas Être
c) Obra à escolha entre:
– David Gillingham – Sonata
– Eugéne Bozza – New Orleans
– Patrick McCarty – Sonata
– Pierre Lantier – Introdução, Romance e Allegro
– Alec Wilder – Sonata
– Anne Victorino de Almeida – Sonata
– Daniel Schnyder – Sonata para trombone baixo
FINAL
a) Uma obra à escolha entre:
– Anthony Plog – Postcards IV
– Jérôme Naulais – Monologue
– Walter Hartley – Sonata Breve
– Samuel Adler – Canto II
– Brian Lynn – Must Try Harder
– Jérôme Naulais – Sketch 2
– Jeffrey Agrell – Temperamental Suite
– Philip Brink – Exegesis
– Brad Edwards – Impromptus
b) Uma obra, memorizada, à escolha entre:
– Norman Bolter – Of Mountains
– Chris Brubeck – Concerto para Trombone Baixo e Orquestra
– Eric Ewazen – Concerto para Trombone Baixo e Orquestra
– Alexei Lebedev – Concerto nº2 para Trombone Baixo e Orquestra
– Robert Spillman – Concerto para Trombone Baixo e Orquestra
– Soren Hyldgaard – Concerto Borealis
– Juraj Filas – Romance Concertante
PIANO | NÍVEL SUPERIOR
O programa das três provas deverá ser integralmente executado de memória.
As obras da prova Eliminatória escritas a partir de 1950, podem ser tocadas com partitura.
Pré-Eliminatória – (prova submetida por gravação áudio):
a) Johann Sebastian BACH: Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado (1º e 2º volumes) com excepção do Prelúdio e Fuga em Mi Menor (1º volume)
b) Uma Sonata de Wolfgang Amadeus MOZART ou de Joseph HAYDN ou um grupo de três Sonatas de Domenico SCARLATTI
c) Uma obra representativa do século XIX, de duração não inferior a 8 minutos, a escolher entre as de Franz SCHUBERT, Felix MENDELSSOHN, Frédéric CHOPIN, Robert SCHUMANN, Franz LISZT ou Johannes BRAHMS
Eliminatória
NOTA: Cada candidato deve organizar o seu recital tendo em vista uma duração de 35 a 50 minutos
a) João Carlos PINTO – “Impulso[s]”, Encomenda Antena 2
b) Um Estudo à escolha entre:
– Frédéric CHOPIN (excepto Estudos Op. 10 nº 3 e nº 6, e Op. 25 nº 7)
– Claude DEBUSSY
– Franz LISZT – Estudos de Execução Transcendente (exceptuando “Paysage”) ou Grandes Estudos Paganini-Liszt
– Sergei RACHMANINOV
– Alexander SCRIABIN
– Igor STRAVINSKY
c) Uma Sonata de Ludwig van BEETHOVEN (exceptuando as Op. 2 nº 1, op. 10 nº1, Op. 14 nºs 1 e 2, Op. 49 nºs 1 e 2 e Op. 79)
d) Uma peça de livre escolha, composta nos séculos XX ou XXI.
FINAL
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para Piano e Orquestra Nº 1 em Dó maior, Op. 15
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para Piano e Orquestra Nº 2 em Si bemol maior, Op. 19
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para Piano e Orquestra Nº 3 em Dó menor, Op. 37
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para Piano e Orquestra Nº 4 em Sol Maior, Op. 58
– Ludwig van BEETHOVEN: Concerto para Piano e Orquestra Nº 5 em Mi bemol Maior, Op. 73 “Imperador”
– Frédéric CHOPIN: Concerto para Piano e Orquestra nº 1 em Mi menor, Op. 11.
– Edvard GRIEG: Concerto para Piano e Orquestra em Lá menor, Op. 16
– Wolfgang A. MOZART: Concerto para Piano e Orquestra Nº 20 em Ré menor Kv 466
– Wolfgang A. MOZART: Concerto para Piano e Orquestra Nº 24 em Dó menor Kv 491
– Wolfgang A. MOZART: Concerto para Piano e Orquestra Nº 27 em Si bemol maior Kv 595
– Sergei PROKOFIEV: Concerto para Piano e Orquestra Nº 3 em Dó Maior, Op. 26
– Sergei RACHMANINOV: Concerto para Piano e Orquestra Nº 2 em Dó menor, Op. 18
– Maurice RAVEL: Concerto para Piano e Orquestra em Sol Maior
– Camille SAINT-SAËNS: Concerto para Piano e Orquestra Nº 2 em Sol menor, Op. 22
– Robert SCHUMANN: Concerto para Piano e Orquestra em Lá menor, Op. 54
– Piotr I. TCHAIKOVSKY: Concerto para Piano e orquestra Nº 1 em Si bemol menor, Op. 23
– Dmitri SHOSTAKOVICH: Concerto para Piano e Orquestra Nº 2 em Fá maior, Op. 102
– Franz LISZT: Concerto nº 2 em Lá Maior S.125
– Béla BARTOK: Concerto nº 3 em Mi Maior Sz.119
– Armando José FERNANDES: Concerto para Piano e Cordas
– Fernando LOPES-GRAÇA: Concerto para Piano nº 2 Op. 34 / LG 70
PERCUSSÃO | NÍVEL SUPERIOR
Pré-Eliminatória – (prova submetida por gravação áudio):Duas obras da seguinte lista (uma de peles e uma de lâminas)
a) Peles
– Mitch Markovic: Tornado
– Elliott Carter: Uma das Eight Pieces for Timpani
– Nicolas Martynciow: Impressions – 1º andamento
b) Lâminas
– Johann S. Bach: Transcrição para marimba ou vibraphone de uma Fuga de teclado ou das sonatas para violino
ou 2 andamentos contrastantes de uma das Partitas para violino (Mar. ou Vib.) *
– Keiko Abe: Marimba D ́amore (Mar.)
– Christopher Deane: The Apocryphal Still Life (Vib.)
* nota: não é obrigatória a gravação de repetições
Eliminatória
a) Pedro Melo Alves: supermatrix – you were born to fail, para marimba solo, Encomenda PJM Antena 2, brevemente disponível @ Scherzo editions
b) Uma obra à escolha entre:
– Philippe Hurel: Loops II para vibrafone
– Gerard Brophy: Coil
– Franco Donatoni: Omar II
– Andrew Thomas: Merlin
– Minoru Miki: Time for Marimba
– Bruno Mantovani: Moi, Jeu…
c) Uma obra à escolha entre:
– Kevin Volans: She who sleeps with a small Blanket
– Michael Gordon: XY
– Iannis Xenakis: Rebonds A
– Iannis Xenakis: Rebonds B
Final
a) Escolha livre de uma obra do Séc. XX ou XXI, com uma duração aprox. de 10 minutos.
b) Um concerto, memorizado, à escolha entre:
– André Jolivet: Concerto para Percussão e Orquestra
– Jennifer Higdon: Concerto para Percussão e Orquestra
– Joseph Schwantner: Concerto para Percussão e Orquestra
– Peter Klatzow: Concerto para Marimba e Orquestra de Cordas
– Anders Koppel: Concerto no 1 para Marimba e Orquestra
– Eckhard Kopetzki: Concerto para Marimba e Cordas
– Darius Milhaud: Concerto para Marimba, Vibrafone e orquestra
– Emanuel Sejourné: Concerto para Vibrafone e Cordas
CATEGORIA B – MÚSICA DE CÂMARA | Níveis Médio e Superior
Pré-Eliminatória – (prova submetida por gravação áudio):
Um andamento de duas ou três obras de carácter e época diferentes.
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 10 minutos e um máximo de 25 minutos (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Eliminatória
a) (alínea obrigatória) Uma obra completa de época à escolha
b) (alínea obrigatória) Parte de outra obra de carácter e época diferentes
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 35 minutos. (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
Final
a) Uma obra ou parte, de autor português (duração aproximada de 10 minutos)
b) Uma obra completa
c) (alínea opcional) Mais uma obra ou parte, de carácter e época diferentes
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 45 minutos. (contabiliza-se o tempo de música tocada).
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre andamentos ou entre provas não são contabilizáveis como tempo de prova.
Observações:
– O repertório da Eliminatória não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas na Pré-Eliminatória
– O repertório da Final não pode incluir obras (nem andamentos diferentes das mesmas obras) que já tenham sido apresentadas nas fases anteriores do concurso
– O repertório para as três provas deve proceder de obras originais
– Todas as peças nas três fases da competição têm de ser interpretadas pela totalidade dos elementos do grupo
– Todos os instrumentos do agrupamento devem ter idêntico grau de protagonismo. Não são, por exemplo, aceites obras em que um dos instrumentos seja acompanhador
Nota (1): O PJM criou uma base de dados com obras de autores portugueses dos séculos XX-XXI, disponível para consulta no site do PJM
Nota (2): O PJM reserva o direito de limitar a admissão a formações de câmara cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio
CATEGORIA C
JAZZ COMBO
Nota: O PJM disponibilizará uma bateria, piano e vibrafone para a realização das provas. No entanto reserva o direito de limitar a admissão a formações cuja estrutura seja compatível com as possibilidades logísticas da organização do Prémio
Pré-Eliminatória
(prova submetida por gravação áudio)
a) Dois temas obrigatórios:
– Bye Bye Blackbird (Mort Dixon, Ray Henderson)
– Dolphin Dance (Herbie Hancock)
b) Um tema à escolha do grupo
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 15 minutos e um máximo de 20 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Eliminatória
a) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas de bebop):
– Anthropology (Charlie Parker)
– Donna Lee (Charlie Parker)
– Con rmation (Charlie Parker)
– Airegin (Sonny Rollins)
– Milestones (antigo) (Miles Davis)
– Smog Eyes (Lennie Tristano)
– Subconscious Lee (Lee Konitz)
– Dance of the In dels (Bud Powell)
– Ablution (Lennie Tristano)
– Hot House (Tadd Dameron)
b) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas com harmonias avançadas):
– Inner Urge (Joe Henderson)
– Fee-Fi-Fo-Fum (Wayne Shorter)
– Speak No Evil (Wayne Shorter)
– Moment’s Notice (John Coltrane)
– ESP (Wayne Shorter)
– The Sorcerer (Herbie Hancock)
– Joshua (Victor Feldman)
– Punjab (Joe Henderson)
– One Finger Snap (Herbie Hancock)
– Seven Steps To Heaven (Miles Davis)
c) Um tema à escolha do grupo
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 20 minutos e um máximo de 25 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre temas não são contabilizáveis como tempo de prova.
Final
a) Um tema escolhido entre a seguinte lista (temas modais):
– So What (Miles Davis)
– Impressions (John Coltrane)
– Maiden Voyage (Herbie Hancock)
– India (John Coltrane)
– Passion Dance (McCoy Tyner)
– After the Rain (John Coltrane)
– Lonnie’s Lament (John Coltrane)
– Flamenco Sketches (Miles Davis)
– Milestones (novo) (Miles Davis)
– Freedom Jazz Dance (Eddie Harris)
b) Um tema escolhido entre a seguinte lista (compositores “modernistas”):
– Reincarnation of a Love Bird (Charles Mingus)
– Sue’s Changes (Charles Mingus)
– Fables of Faubus (Charles Mingus)
– GW (Eric Dolphy)
– Les (Eric Dolphy)
– Blues Connotation (Ornette Coleman)
– Turnaround (Ornette Coleman)
– Street Woman (Ornette Coleman)
– Four in One (Thelonious Monk)
– O Minor (Thelonious Monk)
c) Um tema original do grupo
d) Um tema à escolha do grupo
A duração total das obras apresentadas é de um mínimo de 25 minutos e um máximo de 30 minutos.
O Júri pode invalidar os grupos que não cumpram o tempo estipulado.
Será contabilizado o tempo de música tocada, apenas. As pausas entre temas não são contabilizáveis como tempo de prova.