Temporada de Concertos Antena 2
23 outubro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Álvaro Pinto Quartet
Álvaro Pinto, saxofone
Hugo Lobo, piano
Gonçalo Naia, contrabaixo
Francisco Gomes, bateria
Convidado: Henrique Pinto, fliscorne
Programa
Overture
Cop
Uptown Reverie
Uma hora e meia
Naufrágio e Pássaro de Fogo
Barico
Claremont Ave
Finale
Este projeto é composto por 6 músicas, e tem influências do swing dos anos 50 e 60, do jazz moderno norte americano (do século XXI), e de música tradicional dos países mediterrânicos, baseado na mais recente experiência do saxofonista no programa internacional Medinea. Foram também uma inspiração para a composição das músicas deste projeto músicos importantes na história do jazz, que tiveram uma grande influência no desenvolvimento musical do saxofonista, assim como o trabalho plástico representado em dois quadros que estão expostos no Málaga Museum.
Nos dias 26 e 27 de outubro, o grupo grava o seu primeiro disco que se intitula de Barico em homenagem ao avô do saxofonista Álvaro Pinto.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Álvaro Pinto Quartet | A banda foi formada em 2021, quando os quatro membros estudavam jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. O grupo estreou-se no Festival Internacional de Saxofone de Palmela em julho de 2021, no âmbito de jovens músicos promessas. Desde então, o grupo realizou alguns concertos em Portugal e foi com esta banda que o saxofonista apresentou o seu próprio projeto composto por composições originais no seu recital final da Licenciatura. A banda participou na última edição do Jazz Juniors Competition, em Cracóvia, onde Álvaro foi galardoado com o prémio de melhor músico.
Álvaro Pinto | Saxofonista português, nasceu em 2002, e desde cedo teve contacto com a música através dos seus pais. Completou o 12º ano em música erudita na Escola Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha na classe de Raimundo Semedo. Foi aluno na escola do Hot Club de Portugal onde teve aulas com Ricardo Toscano e César Cardoso. Teve também aulas particulares com José Menezes. Em 2016 foi convidado pela escola do HCP a participar no Youth Jazz Camp, realizado na cidade de Sapporo no Japão, tendo ido acompanhado pelos professores Gonçalo Marques e Margarida Campelo.
Fez parte da Bigband junior onde teve a sua primeira experiência em estúdio com a gravação do disco Bigband junior abraça Sassetti. Com 17 anos entrou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde teve aulas de saxofone com Pedro Moreira e Desidério Lázaro. Participou em várias masterclasses com vários músicos internacionalmente reconhecidos como Steve Coleman, Perico Sambeat, Joe Lovano, David Binney, Aaron Parks, Felix Moseholm, Jesse Davies, Roger Mas, Darryl Hall, Jorge Rossy, Steve Cardenas, Michael Kanan, Bill McHenry, John O’Gallangher, Tony Malaby,Michael Formanek, Ohad Talmor e João Barradas. Teve também aulas particulares com os saxofonistas Chris Cheek e John O’Gallangher.
Participou em vários projetos entre eles o Decateto do Carlos Azevedo, a Bigband do Hot Club, e o concerto de ano novo com a cantora Queen Esther Marrow. Participou no Begues jazz camp de 2022 e 2023, e em dezembro de 2022 representou a ESML na festa do jazz, onde ganhou o prémio de melhor músico e de melhor combo. Em 2023 participou com o seu Quarteto no Jazz Juniors Competition em Cracóvia, onde ganhou o prémio de melhor músico.
Atualmente é líder do Álvaro Pinto Quartet e é membro de vários grupos e orquestras, entre eles a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, a Orquestra de Jazz de Setúbal, a Alão Jazz Big Band, os Off On A Comet e os Marwan. Recentemente gravou o primeiro disco da Orquestra de Jazz de Setúbal, intitulado de Em cada esquina um amigo.
Hugo Lobo | Nasceu no Porto em 2002. Iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos em bateria e aos 7 anos em piano na Escola de Música do Pai “PROARTE” em São João da Madeira. Em 2016 obteve o 8º Grau da Rockschool em bateria e piano direcionando o seu percurso musical para o Piano jazz. Em 2020 terminou o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz no Conservatório de Música da Jobra tendo sido acompanhado pelos professores Pedro Neves e Gonçalo Moreira e em 2023 terminou a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com João Paulo Esteves da Silva e Filipe Melo.
Apesar da jovem idade já é considerado um músicos mais ativos na cena jazzística em Portugal, integrando vários projetos tanto como pianista ou organista. De momento integra grupos como Bruno Santos Almmond 3 com um disco gravado em 2022 e editado em 2023 Wild West, a banda Mr.Monaco também com um disco gravado e editado em 2023 Drip Drippin, Romeu Tristão Trio, Júnior Maceió Quarteto entre outros.
Estreou recentemente algumas das suas composições originais numa mini tour em Lisboa e Bruxelas com o seu trio. Fora do panorama jazzístico, foi convidado para o novo projeto/banda do artista SlowJ que se encontra em tour do novo disco Afro Fado. Ganhou o Prémio de melhor instrumentista na Festa do Jazz 2021 e o 2º lugar nos Prémios Jovens Músicos com Mateus Saldanha Organ Trio.
Gonçalo Naia | Contrabaixista natural de Aveiro. Iniciou o seu percurso musical em 2015 no Conservatório de Música da Jobra onde teve a oportunidade de estudar com Demian Cabaud, Carl Minnemann, Marcos Cavaleiro, Pedro Neves, entre outros. Em 2018 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa na variante Jazz, estudando com Bernardo Moreira, Nelson Cascais, Jeffery Davis, Afonso Pais, Bruno Pedroso, entre outros. Participou em Masterclasses com Jacob Sacks, Ethan Iverson, Mark Turner, Tony Malaby e Larry Grenadier. Após terminar os seus estudos mantém aulas privadas com Alejandro Erlich Oliva, Mané Fernandes, Jacob Sacks e Michael Formanek.
Desde a sua chegada a Lisboa teve a oportunidade de subir ao palco com vários músicos do núcleo de jazz de Lisboa tais como Nuno Ferreira, André Sousa Machado, João Pedro Coelho, Ricardo Toscano, Bruno Pedroso, Jeffery Davis. Em estúdio gravou a canção Vida de Jorge Palma e Onde vais amanhã de Cláudia Pascoal.
Francisco Gomes | Nasceu em 1999, na Marinha Grande, e começou a ter aulas particulares de bateria aos 9 anos de idade com José Carlos Duarte. No ano letivo de 2014/2015 entra para o Curso Profissional de Instrumentos de Sopro e Percussão, da Escola de Música do Orfeão de Leiria. Apesar de estudar num curso de música erudita, Francisco Gomes nunca deixou o seu interesse pelo jazz de lado, tendo frequentado aulas de bateria jazz com João Maneta, a Big Band de jazz do Conservatório e criado com alguns colegas do seu curso o Septeto de Jazz do Orfeão de Leiria. Em 2017/2018 inicia o curso regular da Escola de Jazz Luís Villas Boas na vertente de bateria jazz (2º ano) e vibrafone jazz (1º ano) tendo como professores Joel Silva (bateria) e Paulo Santos (vibrafone). No ano letivo seguinte inicia a licenciatura em jazz na Escola Superior de Música de Lisboa tendo como professor de instrumento André Sousa Machado. Ao longo do seu percurso académico frequentou masterclass/workshops com alguns dos nomes mais importantes da cena jazzística internacional e nacional como Pedro Moreira, César Cardoso, Bruno Santos, Joe Lovano, Joshua Redman, Bill McHenry, etc.
Desde 2019 tem tocado/colaborado musicalmente com nomes da cena jazzística como João Pedro Coelho, Romeu Tristão, Nelson Cascais, Victor Zamora, Afonso Pais, Tomás Marques, Bernardo Tinoco, Bernardo Moreira, João Moreira, André Rosinha, Hugo Lobo, Ricardo Toscano, César Cardoso, Salvador Sobral, etc. Pontualmente toca com a Orquestra Jazz de Leiria. Em 2023 participou no Prémio Jovens Músicos da Antena 2, na categoria Jazz Combo, com o grupo Mateus Saldanha Organ Trio, tendo ficado em 2º lugar.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2