8º FESTIVAL ANTENA 2
29 janeiro a 1 fevereiro
sábado | 1 fevereiro | 21h00
Sala Bernardo Sassetti
Teatro São Luiz, Lisboa
Maiores 6 anos
Transmissão direta em antena e em vídeo streaming na RTP Palco
Concerto | Música de câmara
Art’Ventus Quintet
Paula Soares, flauta
Tiago Coimbra, oboé
Horácio Ferreira, clarinete
Nuno Vaz, trompa
Raquel Saraiva, fagote
Programa
Sopros com sotaque português
Frederico de Freitas (1902-1980) – Quinteto
I. Allegro com spirito
II. Andante
III. Modinha (intermezzo)
IV. Fuga
Luís Carvalho (1974) – À Moda do Porto para Quinteto de Sopros [estreia absoluta]
Anne Victorino D’Almeida (1978) – Suite Pitoresca para Quinteto de Sopros, op. 103 [estreia absoluta]
Joly Braga Santos (1924-1988) – Adagio & Scherzino
O Art’Ventus Quintet tem vindo a desenvolver, desde a sua formação, um trabalho de valorização e renovação do repertório português para esta formação. Nesse sentido, este concerto centra-se exclusivamente na interpretação de quatro obras de compositores nacionais, incluindo duas obras em primeira audição absoluta.
Se por um lado, o concerto conta com música de dois compositores que marcaram a música portuguesa do séc. XX – Frederico de Freitas e Joly Braga Santos; por outro, contaremos com as composições de Luís Carvalho [À Moda do Porto], e de Anne Victorino d’Almeida [Suite Pitoresca], trazendo a este concerto duas novas abordagens à música para quinteto de sopros.
Criado em 2020, o Art’Ventus Quintet é um grupo de cinco instrumentistas de sopro portugueses, que integram diferentes orquestras e ensinam em escolas superiores e conservatórios em Portugal, para além de desenvolverem diferentes projetos artísticos.
Desde a sua criação, o Art’Ventus Quintet tem sido convidado a apresentar-se em festivais como Festival de Música e Artes do Dão, Festival BSP Júnior, Festival SETRA e Festival Internacional de Música de Marvão. Para além de dedicar uma especial atenção ao desenvolvimento de públicos e à valorização da música portuguesa, o Art’Ventus Quintet realiza projetos dedicados à população sénior e a indivíduos portadores de doenças mentais.
O primeiro álbum discográfico do grupo intitula-se Swiss Treasures (Prospero Classical Records) e aborda repertório de quatro compositores suíços.