Temporada de Concertos Antena 2
5 fevereiro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Møborg 2
Lars Arens, composição, trombone e eufónio
Maria Fonseca, trompete/flugel
Paulo Bernardino, clarinete, clarinete baixo
Mário Delgado, guitarras
Sara Abreu, violoncelo
Programa
Falling Silent
Social Distance Song (Escrito durante o primeiro lockdown)
Green and Blue & The Sunsets (Impressões de Vancouver/Canadá, Setembro 2019)
Heidis Heimweh (Sobre as saudades da sua terra, da “Heidi das Montanhas”)
Bop for Bob (Inspirado na música do trombonista/compositor/arranjador norte-americano, Bob Brookmeyer)
When She’s Gone (Perante uma despedida iminente)
Onde está o Katzbach? (Reflecte a personalidade do meu gato Katzbach)
Towards Inner Peace (No bairro French Concession em Shanghai em 2019. Vindo de uma estrada muito movida e barulhenta, entrei num parque sossegado para fazer uma pausa. No banco à minha frente reparei num homem velho a meditar, rezar e a cantar)
Hang Drum Blues (Um tema de sonoridade rítmica, num formato sem secção rítmica)
Concha (Para a minha gata)
Falling Silent (Uma história baseada em acontecimentos reais, com referência a um dos grandes problemas ambientais dos tempos que correm e do futuro.
Falling Silent refere-se a uma entrevista no jornal alemão Der Spiegel que li no Verão de 20191. A pertinência do assunto abordado tocou-me de tal maneira que resolvi por dedicar-lhe uma música. Cerca de oito meses depois foi a própria civilização humana que emudeceu. Na sequência da pandemia, durante o primeiro lockdown, a vida quotidiana parou e caiu num estado de hibernação. O silêncio na cidade de Lisboa traduziu-se numa atmosfera angustiosa. As gravações deste álbum, inicialmente previstas para Abril 2020, foram adiadas por tempo indeterminado. Decorreriam mais de dois anos até elas finalmente se concretizarem. Dois dias após o fim das gravações morreu o pai do João Moreira aos 90 anos de idade. Com o seu falecimento emudeceu a voz de um dos primeiros protagonistas do jazz português. O contrabaixista Eng. Bernardo Moreira era uma das figuras históricas do jazz nacional, inseparavelmente ligado ao Hot Clube de Portugal onde foi director de 1992 a 2009. Até ao dia da sua morte continuou a leccionar a cadeira de História do Jazz na escola associada a esta instituição.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Lars Arens | Após os seus estudos em Hilversum e Amesterdão (1996-2000) muda-se para Lisboa. Desde então tem trabalhado tanto na cena local de Jazz como na cena da música africana lusófona. A partir de 2009 começa a lecionar na Escola Superior de Música de Lisboa. Enquanto compositor tem escrito música para formatos diversos no que respeita a tamanho e instrumentação, com uma abordagem musical o mais variada possível. Neste seguimento, enfocamos os seus grupos Tora Tora Big Band (2002), L.A. Jumping Pulgas (2005), Duôkapi (2001), L.A.New Mainstream (2011), L.A.Banda Larga (2016). Enquanto trombonista arranjador continua a colaborar com grupos de música africana que frequentemente o levam a atuar em Moçambique, Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau.
Maria Fonseca |
Paulo Bernardino | Faz parte da geração mais nova de músicos portugueses. Sendo um clarinetista versátil muito bem formado (Estudos nas Escola Superiores de Música de Lisboa e na Antuérpia) é colaborador tanto enquanto solista clássico, como em diversas formações de músicos de jazz da sua geração, entre eles o guitarrista André B. Silva no álbum MT. MERU (Clean Feed Records) e o baterista Diogo Alexandre, com o seu Bock Ensemblem (JACC Records).
Mário Delgado | Um dos guitarristas mais conhecidos em Portugal. Enquanto representante de uma geração mais madura de músicos portugueses e devido à sua vasta experiência, flexibilidade estilística e abertura, tem sido procurado para colaborações tanto por músicos de jazz, como por grupos famosos da cena musical rock & pop a nível nacional. Para além das suas colaborações enquanto sideman sempre investiu e se destacou com os seus próprios grupos, entre eles os TGB e Filactera e os Lokomotiv, por exemplo. Mário Delgado é professor adjunto na Escola Superior de Música de Lisboa.
Sara Abreu | Uma jovem violoncelista portuguesa. Além de professora de instrumento (Escola de Música do Conservatório Nacional, Orquestra Geração, entre outras) a sua atividade freelancer abrange tanto os formatos mais comuns da música clássica (Orquestra de Municipal de Sintra, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, entre outras), como também colaborações com artistas fora desta variante musical.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2