Temporada de Concertos Antena 2
9 janeiro | 19h00
Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão
Entrada gratuita
Ana Sofia Ventura, Rita Coelho & Daniel Godinho
Recital de canto e piano
Ana Sofia Ventura, soprano
Rita Coelho, meio-soprano
Daniel Godinho, piano
Programa
Mal de Amor
O canto infetado pela flecha de Cupido. Ardor, inquietude, e outros males de Amor
Henry Purcell (1659-1695) / arranjos de Benjamin Britten (1913-1976) – de “Orpheus Britannicus”
Lost is my quiet forever
Sweeter than roses
Fairest Isle
What can we poor females do?
Benjamin Britten – Mother Comfort
Frederico de Freitas (1902-1980) – de Canções trovadorescas
Leda m’and’eu
…E desde enton sempre penei
Joaquín Rodrigo (1901-1999) – de 4 madrigales amatorios
De donde venís, amore?
De los álamos vengo, madre!
Antonín Dvořák (1841-1904) – de Zigeunermelodien
Mein Lied ertönt
Als die alte Mutter
Darf des Falken Schwinge
Richard Strauss (1864-1949) – Amor
Enrique Granados (1867-1916) – Danza española nº 2 – Oriental (piano solo)
George Bizet (1838-1875) – Adieux de l’hôtesse arab
Charles Gounod (1818-1893) – La siesta
Camille Saint-Saëns (1835-1921) – El desdichado
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Reinaldo Francisco
Ana Sofia Ventura | Concluiu a sua licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa e posteriormente integrou a International Opera Academy em Ghent, na Bélgica.
Estreou, no Teatro Nacional de São Carlos, a ópera O Rouxinol de Sérgio Azevedo com os papéis de Rouxinol e Rouxinol mecânico. Estreou recentemente a ópera Madrugada: razões de um movimento co-produção MPMP e orquestra do Algarve. Dos seus papeis operáticos destacam-se os papeis mozartenos Königin der Nacht, Susanna e Zerlina. Interpretou também a Sra. T em Manifesto NaDa de A. Sousa Dias, a Cathleen em Riders to the Sea de V. Williams, a Belinda em Dido and Aeneas de H. Purcell, a Cephisa em Orpheus de G. P. Telemann, a Civene em Le Cinesi de C. W. Gluck, entre outros.
Participou na estreia moderna de La Ninfa del Tago de A. Scarlatti, no papel de Tirsi, com a OML sob a direção de Enrico Onofri, participou também na 4ª Sinfonia de G. Mahler sob a direção de Miguel Romea e na Carmina Burana de C. Orff com a Orquestra Filarmónica das Beiras sob a direção de Jan Wierzba.
No contexto de oratória, interpretou The Messiah de G. F. Händel, Messe in h-Moll e Schweigt stille, plaudert nicht de J. S. Bach, Lauda per la Navità del Signore de O. Respighi como Anjo, Wie der Hirsch Schreit, der 42. Psalm de F. Mendelssohn, Misatango de M. Palmeri, Stabat Mater de G. B. Pergolesi, entre outros.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Bernarda Fink, Nathalie Dessay, Mariella Devia, Laurent Naouri, José van Dam, Linda Watson, Jill Feldman, Yvonne Minton, Alfredo Abbatti, Wim Henderickx e Alberto Zedda.
Daniel Godinho | Apresentou-se como pianista em Espanha, França, Holanda e Reino Unido, para além de Portugal – incluindo importantes eventos tais como o Festival Internacional de Música de Mafra, o Festival das Artes de Coimbra, o Festival CisterMúsica de Alcobaça, o Festival Encontros Sonoros Atlânticos e ainda em inúmeros concertos para a Antena 2.
Em 2014 gravou o seu primeiro CD com o soprano Inês Simões – dedicado ao repertório de canção ibérica – e lançaram no final de 2024 um segundo álbum com música portuguesa do século XXI.
Foi pianista acompanhador no Instituto Piaget e na Escola Superior de Música de Lisboa e é atualmente professor na Escola de Música do Conservatório Nacional. Tem acompanhado em vários concursos nacionais, como o Prémio Jovens Músicos, o Prémio de Interpretação do Estoril e o Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa.
A sua paixão pela música vocal e coral tem-no levado a colaborar com vários coros, nomeadamente o Coro Gulbenkian, e a desenvolver um trabalho contínuo com o soprano Inês Simões – explorando um repertório de canção muito abrangente, incluindo música dos séculos XX e XXI. Tem trabalhado também com muitos outros jovens cantores líricos.
Estudou na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde foi aluno de Alexei Eremine. Especializou-se no acompanhamento de Lied, em 2007 no Conservatório de Amesterdão e em 2010 na Deutsche Lied Akademie em Trossingen. Foi-se aperfeiçoando como pianista de repertório vocal com os músicos Rudolf Jansen, Axel Bauni, Eugene Asti, Udo Reinemann, Jan Philip Schulze, David Selig, José Brandão e Sarah Walker.
Rita Coelho | Natural de Lisboa, iniciou o seu percurso no canto no Conservatório Nacional, tendo frequentado a classe de Manuela de Sá. Posteriormente, concluiu a Licenciatura em Canto com Isabel Alcobia na Universidade de Aveiro.
Ao longo do seu percurso trabalhou no âmbito de interpretação e aperfeiçoamento vocal com Lúcia Lemos, Orlanda Velez Isidro, David Santos, Jill Feldman, Ulrike Sonntag, João Paulo Santos, Helen Lawson, Brian MacKay, Pierre Mak e Anna Samuil.
Dentro do repertório operático já interpretou Second Witch em Dido e Eneias de H. Purcell, Nicklausse em Os Contos de Hoffmann de J. Offenbach, Kate Pinkerton em Madama Butterfly e La maestra delle novizie em Suor Angelica de G. Puccini, Mrs. Nolan em The Medium de G-C Menotti e Mercedes em Carmen de G. Bizet.
Desde 2021 que integra o Coro do Teatro Nacional de São Carlos no naipe dos meios-sopranos.