World New Music Days 2025
30 maio a 7 junho
Miso Music Portugal
Lisboa * Porto
No ano em que celebra o seu 40º aniversário, a Miso Music Portugal organiza em Lisboa e no Porto o ISCM World New Music Days, um dos maiores e mais vibrantes festivais anuais de música contemporânea da atualidade. Este evento, que decorre entre 30 de maio e 7 de junho, é uma iniciativa da International Society for Contemporary Music (ISCM / UNESCO), uma instituição centenária fundada em 1922 em Salzburgo. Pela primeira vez, o festival será realizado em Portugal, marcando um momento importante para a música portuguesa da atualidade.
O festival assume o subtítulo Sede de Mudança, refletindo o tema da urgência e da transformação que se impõe ao nosso “planeta azul” face aos desafios ambientais e sociais atuais. Durante estes dias, várias instituições e artistas – incluindo músicos e compositores portugueses e internacionais – juntam-se para promover a criação musical e o intercâmbio artístico.
O World New Music Days 2025 promete ser uma celebração da inovação musical e uma plataforma de reflexão sobre o papel transformador da música em tempos de mudança.
Descarregar o programa do Festival, aqui.
O Festival na Antena 2
A Antena 2 associa-se ao festival World New Music Days 2025 com a transmissão em direto de três concertos a partir do CCB, nos dias 30 de maio e 2 de junho, assim como de um novo programa diário, World New Music Days 2025 – Diário de Bordo, realizado pela Miso Music Portugal e apresentado por Pedro Boléo, que acompanha a par e passo o festival WNMD 2025, em 10 episódios, entre 26 de maio e 6 junho.
Desde 14 de fevereiro, também o programa quinzenal Música de Invenção e Pesquisa, tem vindo a dedicar as suas emissões à celebração do 40º aniversário da Miso Music e a este festival que pela primeira vez se realiza em Portugal.
Concertos
30 Maio | 21h00 | Transmissão direta Antena 2
Concerto #2
Grande Auditório, Centro Cultural de Belém, Lisboa
Orchestral Mysteries \ Mistérios Orquestrais
Camila Mandillo, soprano
Orquestra Metropolitana de Lisboa
Direção de Pedro Neves
Programa
Claude Vivier (Canadá, 1948-1983) – Lonely Child (1980)
Jinwook Jung (Coreia do Sul, 1994) YCA* – Unerasing (2018)
ISCM Wallonia-Brussels Section submission
João Madureira (Portugal, 1971) – Greeting (2010)
Sonia Bo (Itália, 1960) – Variazioni di luce (2022)
Individual submission
György Ligeti (Hungria, 1923–2006) – Mysteries of the Macabre (1996)
* YCA – ISCM Young Composers Award candidate

@ Jorge Carmona / Antena 2
O concerto de abertura do World New Music Days 2025 inclui obras para voz e orquestra, com a soprano Camila Mandillo a interpretar, ao lado da Metropolitana sob a direção de Pedro Neves, Lonely Child, de 1980, do compositor canadiano Claude Vivier e Mysteries of the Macabre, uma peça que junta três árias – entre o sarcasmo e o nonsense – da ópera de György Ligeti Le Grand Macabre, rearranjadas por Elgar Howarth. Seguem-se três obras do século XXI: Unerasing, do jovem compositor Jinwook Jung (nomeada para o ISCM Young Composers Award), uma peça de 2018 em que se reflete musicalmente sobre o apagamento do passado colonialista, propondo no título um “desapagamento” que ponha a nú a violência colonial que os nacionalismos tentam esconder; depois é tempo de Greeting, obra calma e luminosa de João Madureira, em jeito de agradecimento; e finalmente Variazioni di luce, uma peça da compositora italiana Sonia Bo que usa um tema da Sinfonia nº 40 de Mozart como fonte de inspiração.
2 junho | 18h00 | 19h00 | Transmissão direta Antena 2
Pequeno Auditório, Centro Cultural de Belém, Lisboa
Piano Marathon \ Maratona de Piano
Concerto #9
José Pedro Ribeiro, piano
Programa
Cândido Lima (Portugal) – Paráfrase sobre “Lettera Amorosa” de Claudio Monteverdi
[Estreia Mundial]
Carmen Cârneci (Romania) – Hesper(Í)A
ISCM Arfa submission
Hugo Ribeiro (Portugal) – Études for piano solo
[Estreia Mundial]
Pierre Boulez (France) – 12 Notations

@ Jorge Carmona / Antena 2
Concerto #10
Mrika Sefa, piano
Programa
Silvia Borzelli (Italy) – A self-portrait (with Anatsui in the background)
ISCM Netherlands Section submission
Carlos Marecos (Portugal) – A Casa do Cravo
Bruno Gabirro (Portugal) – 3 Miniaturas (mar, per piano, sobre a brevidade)
Luigi Nono (Italy) – …sofferte onde serene…

@ DR
Dois concertos da Maratona de Piano do festival World New Music Days 2025, com pianistas de exceção profundamente implicados no repertório contemporâneo.
Em primeiro lugar, José Pedro Ribeiro, jovem pianista que interpreta frequentemente música dos séculos XX e XXI. Neste concerto toca, em estreia absoluta, obras de Cândido Lima e Hugo Ribeiro (esta resultante de um desafio direto lançado pelo intérprete ao compositor), e uma peça da compositora romena Carmen Cârneci. O recital termina com uma peça de juventude de Pierre Boulez, as 12 Notations, obra serial histórica de 12 pequenas peças do compositor francês, que continua a ser olhada de novos ângulos pelos pianistas da atualidade.
Segue-se Mrika Sefa, uma pianista fortemente comprometida com a nova música, colaborando em vários ensembles e projetos de música contemporânea e experimental. Neste concerto, toca obras recentes de Bruno Gabirro, Carlos Marecos e Silvia Borzelli, para além de uma peça de 1976 de Luigi Nono, …sofferte onde serene…, para piano e eletrónica, nascida da colaboração do compositor italiano com o pianista Maurizio Pollini.
Programas
World New Music Days 2025 – Diário de Bordo
De 26 de maio a 06 junho 2025
De 2ª a 6ª feira | 15h00

World New Music Days 2025 – Diário de Bordo
SABER MAISConversas e Entrevistas acerca do WNMD 2025
