Ciclo de Música MIMA
Música escrita por mulheres, tocada por todos
3 junho | 19h00
Auditório Carlos Paredes
Benfica, Lisboa
Marta Nabais
Recital de piano
Programa
Maria de Lourdes Martins – Ritmite
Teresa Gentil – da explicação para tudo
Ângela da Ponte – Seis Aparições de Lenine sobre um Piano
Vivace
Adagio contemplativo
Allegro
Adagio
Moderato
Adagio
Léa Freire – Turbulenta
Marisa Rezende – Miragem
Monique Aragão – Canoas
Clotilde Rosa – Bagatela
Sara Ross – Woolf by the sea
Ângela da Ponte, Fátima Fonte, Teresa Gentil, Sara Ross – [nova obra, título a definir]
Marta Nabais leva-nos numa viagem entre Portugal e Brasil, com obras de compositoras entre as últimas décadas do século XX e as primeiras do XXI. É um recital com diversos ambientes, técnicas e sonoridades para dar a conhecer repertório de ambos os lados do Atlântico pouco executado em Portugal.
Transmissão direta
Apresentação: Paula Castelar
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo

@ Ana Lopes
Marta Nabais | Natural do Porto, é uma jovem pianista com interesse em diversas áreas performativas. Frequenta atualmente o último ano do Mestrado em Interpretação Artística (MIA) na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), debruçando-se sobre técnicas estendidas ao piano, sob orientação de Sofia Lourenço. Estudou ainda flauta transversal e canto.
Conta já com vários concertos a solo com repertório diverso e a participação na segunda edição do Festival MIA da ESMAE (2024) em três recitais: da violinista Joana Monteiro, a solo e da cantora Ana Rosa (com repertório de Berta Alves de Sousa e Sofia Sousa Rocha). Apesentou-se no ciclo Jovens Pianistas do Museu Romântico do Porto, a solo com a peça A Little Suite for Christmas de George Crumb e com a atriz Francisca Sobrinho numa encenação criada por ambas a partir de Sports et divertissements de Erik Satie (2024). Participou ainda na estreia de várias obras em recitais de colegas de composição, como, entre outras, Under Gravity, de Gonçalo Mota (piano e ensemble, 2019) e Calendulário, de Catarina Sá Ribeiro (ensemble, 2024).
Tem interesse pelo trabalho com canto, tendo sido correpetidora e membro do ensemble nas estreias de Ópera Real (ESMAE), composta por Telmo Marques, Eugénio Amorim, Carlos Azevedo e Dimitris Andrikopoulos (2023) e Uma Conversa Infinita, de Teresa Gentil (2024).
Fez várias Masterclasses de Lied (Projeto Canção, 2023, entre outras) e participou nos Open Days da European Opera Academy em Maastricht, com as cantoras Ana Rosa e Beatriz Patrocínio (2024).
Em 2022, participou na Academia Sond’Ar-te, onde trabalhou repertório de música mista, a tocar e a manipular eletrónica. É membro fundador do CLUSTER – Grupo Experimental de Matosinhos (orientação de Duarte Cardoso), com o qual já participou, entre outros, em duas edições de Space Festival (2022, 2023) e Grande Pesca Sonora (2023, 2024).
O trabalho musical com comunidades é também uma área de interesse. Completou o XVI Curso de Formação de Animadores Musicais, da Casa da Música (2021/2022), e orientou projetos enquanto formadora do Programa Educativo da OJM (“Casa da Memória”, 2024). Participou ainda em duas edições do Workshop de Jazz de Viseu (2018, 2019), onde trabalhou com os músicos portugueses Paulo Barros, Miguel Ângelo, Pedro Neves e Ricardo Coelho.
Para além da música, tem interesse pela representação e conta com a participação em três musicais da compositora Teresa Gentil (2007, 2009, 2013) e em dois espetáculos com leituras dramatizadas em italiano e português da Divina Commedia, de Dante Alighieri (2019, 2020).
O Ciclo de Música MIMA (Museu Internacional da Mulher, Associação), estreou na Antena 2, a 2 de Janeiro de 2024.
O Ciclo MIMA acontece todas as primeiras terças-feiras de cada mês do primeiro semestre, sempre com música assinada no feminino.
O Ciclo MIMA é uma parceria entre o MIMA, o Teatro Turim, a Junta de Freguesia de Benfica e a Antena 2.