Temporada de Concertos Antena 2
15 outubro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Marta Pereira da Costa & Ruben Alves
Marta Pereira da Costa, instrumentista, compositora, guitarra portuguesa
Ruben Alves, piano
Programa
Apresentação do álbum Sem Palavras
Marta Pereira da Costa – Tempo Parado – Solo
Marta Pereira da Costa – Terra
Marta Pereira da Costa – Movimento
Rogério Charraz – Encontro
Alexandre Diniz – Primeiro Passo
C. Paredes & G. Gershwin – Verdes Anos / Summertime
José Luís Tinoco – Um Homem na Cidade
António Pinho Vargas – Tom Waits
Luís Rendall – Albertino / Ruben Alves – Cidade Fora
Marta Pereira da Costa – Memórias
Marta Pereira da Costa – Dia de Feira
Marta Pereira da Costa – Minha Alma – Solo
Marta Pereira da Costa – Sem Palavras
Joaquín Rodrigo & Chick Corea – Aranjuez & Spain
Maria Teresa Vera – Veinte Anos
Ariel Ramirez – Alfonsina Y El Mar
Mário Pacheco – Além-Terra
Historicamente, a guitarra portuguesa sempre esteve associada ao homem, como músico, e principalmente confinada ao Fado, enquanto linguagem. O projeto da artista Marta Pereira da Costa rompe com essas raízes e apresenta a guitarra portuguesa como uma voz. Ao vivo, a guitarra portuguesa percorre os sons mais tradicionais, como o fado e a música portuguesa, mas segue caminhos diferentes, como o jazz, as mornas cabo-verdianas, o chorinho brasileiro ou a música do mundo em geral.
Apresentando-se com o seu segundo instrumento de eleição, o piano, tocado por Ruben Alves, Marta atua em Duo, um projeto colaborativo entre a guitarra portuguesa e o piano, que deu origem ao segundo álbum Sem Palavras. Eles apresentam canções do novo álbum e revisitam músicas antigas, entre outros sucessos: Verdes Anos & Summertime, Terra, Encontro, Dia de Feira, Fado Lopes, etc.
O público é convidado a embarcar numa viagem de sons e emoções, onde a guitarra portuguesa é a estrela e a voz, numa interpretação guiada pela sensibilidade e delicadeza de Marta, mas também intensa, forte e dinâmica, surpreendendo e cativando a audiência até ao último acorde.
Cada apresentação é sempre um momento único, inesquecível e irrepetível.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo

@ Pedro Pina / RTP – Antena 2
No mundo do fado, Marta Pereira da Costa é uma raridade – uma instrumentista, compositora e líder de banda que domina e toca profissionalmente a Guitarra Portuguesa. Historicamente, este tem sido o reino dos homens, mas ela rompeu com a tradição. É a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no Fado. Quando ouvimos Marta, a guitarra transforma-se em voz e o Fado descobre novos estilos. Marta leva o Fado ao mundo e traz o mundo ao Fado. O público acompanha-a numa viagem pela música tradicional portuguesa, com algumas paragens por outras sonoridades como o Chorinho brasileiro, morna cabo-verdiana, a world music ou o jazz. Estes diferentes géneros são interpretados com sensibilidade e delicadeza, mas as suas performances são intensas e dinâmicas e mantêm sempre um sabor e uma identidade muito portuguesas.
Em 2011 grava a guitarra portuguesa do álbum Fados de Amor do, então seu marido, Rodrigo Costa Félix, distinguido como Melhor Álbum de Fado do Ano de 2012, pela Fundação Amália Rodrigues. Em 2014 recebe o Prémio Instrumentista pela Fundação Amália Rodrigues. Em 2016 apresenta o seu primeiro álbum, homónimo, editado em Maio de 2016, pela Warner Music Portugal, que conta com a produção de Filipe Raposo e a participação de Rui Veloso, Dulce Pontes, Camané, Pedro Jóia, Richard Bona ou Tara Tiba.
Em 2017 esgota pela primeira vez o Tivoli BBVA. Em 2019 faz a sua primeira grande tournée pelos EUA, costa-a-costa, passando pelo South by Southwest Festival, Kennedy Center ou Lincoln Center, somando 8 concertos esgotados. Em 2023 Marta atuou no TINY DESK (contabilizando 1 Milhão de visualizações).
Em 2024 também lançou o seu segundo álbum Sem Palavras, um trabalho que estabelece um encontro entre a Guitarra portuguesa e o piano do detentor de um Grammy Latino Ivan Melon Lewis, com composições originais e outras de nomes tão diversos como Carlos Paredes, George Gershwin, Joaquín Rodrigo ou Chick Corea, António Pinho Vargas ou José Luís Tinoco. Esgota Casa da Música e Tivoli BBVA. As estreias do álbum, na Casa da Música e no Teatro Tivoli BBVA, duas emblemáticas salas de espetáculo, no Porto e em Lisboa respetivamente, esgotaram.
Também em 2024, Marta realiza mais de 50 concertos, sobretudo no estrangeiro, com enorme sucesso, tendo visitado as Nações Unidas, Austrália, Brasil, Índia, Macau, Indonésia, Hong Kong, Espanha, Inglaterra, EUA. Ainda em 2024 recebe o Prémio Composição pela Voz do Operário. Em 2025 recebe a nomeação para Melhor Álbum de Fado para os Prémios Play, e recebe o prémio de Melhor Instrumental para os Prémios IPMA, com o seu tema Dia de Feira. Marta fez as mais variadas colaborações em concertos: Richard Bona, Dulce Pontes, Mayra Andrade, Tito Paris, Toquinho, Hamilton de Holanda, Maestro Jaques Morelembaum, Tara Tiba, etc.
Marta Pereira da Costa ganhou reconhecimento mundial e continua a cativar e a aumentar o público com as suas performances evocativas, exibindo a beleza intemporal e a profundidade emocional da alma portuguesa da sua guitarra. “Sei que toco com muita paixão e essa é a minha verdade” é também o manifesto de Marta Pereira da Costa, uma guitarrista com um infindável universo dentro de si.

@ Jorge Carmona / RTP – Antena 2
Músico, pianista e compositor, nascido em 1976, Ruben Alves iniciou os estudos musicais aos 5 anos de idade e, a partir dos 8 anos, começou a estudar piano. Completou a sua formação na área do jazz em Barcelona. As suas inúmeras participações, a solo ou com outros artistas nacionais e estrangeiros, não se esgotam em espetáculos musicais, mas atravessam áreas tão diversificadas como o teatro, o cinema e a televisão. Colaborou nos ciclos de cinema mudo da Cinemateca Portuguesa com interpretações improvisadas e foi professor e pianista em programas televisivos.
Realizou diversos workshops e leciona a nível particular e em instituições de ensino.
Acompanhou ao piano diversos cantores como Mariza, Fausto e Carminho, entre outros. Atualmente toca com Rui Veloso, Janita Salomé, Ala dos Namorado e Cuca Roseta. Participa no projeto RUGE com Rodrigo Guedes de Carvalho e Daniela Ónis. Em 2012 criou o trio Kolme, em co-autoria com Carlos Miguel (bateria) e Miguel Amado (contrabaixo). Lançou os discos Kolme (2012), Kolme II (2017) e Kolme III (2022).
Tem desenvolvido trabalho de autor com os seguintes títulos: Clara Madrugada (2000), Súbito (2008), Lúmen (2017), O Mais Pequeno Espaço Apreciável de Tempo (2018), Manto (2020) e Live at Onda Jazz (2023).
Recentemente lançou o seu livro de partituras 33 Composições (2024).

Marta Pereira da Costa tocou ao vivo na Antena 2
SABER MAIS