A edição deste ano do Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin começou no sábado e conta com o pianista luso-chinês Hoi Leong (Zach) Cheong entre os concorrentes.
Grande competição para pianistas que, desde 1927, se realiza em Varsóvia a cada cinco anos, o Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin teve já entre os vencedores nomes como os de Maurizio Pollini (em 1960) e Martha Argerish (1965) e ainda figuras como Vladimir Askhenazy (1955) ou Mitsuko Uchida (1970) classificados em 2º lugar.
Hoi Leong Cheong que os amigos tratam por Zach, nasceu em Macau em maio de 2000, estreou-se aos nove anos com a Orquestra de Macau e tocou com a Orquestra Sinfónica Juvenil de Macau. Cresceu em Hong Kong, vive em Filadélfia.
Formado pelo Curtis Institute of Music, em Filadélfia, é atualmente aluno de Robert McDonald na Juilliard School. Recebeu as bolsas Bernard van Zuiden e Bei Shan Tang da Filarmónica de Hong Kong. Ganhou o primeiro prémio no 19º Concurso Internacional Chopin, no Japão, foi vice-campeão no Concurso Internacional de Piano para Jovens Steinway & Sons, na China, e chegou à final do Concurso Internacional de Piano para Jovens Hilton Head. Apresentou-se com a Greater Bay Area Youth Orchestra, a Black Pearl Chamber Orchestra de Filadélfia, os Musicus Soloists de Hong Kong e a Macau Youth Symphony Orchestra.
O jovem pianista realizou as suas primeiras provas neste concurso no último sábado, interpretando as seguintes composições de Chopin: Estudo nº 11 em Lá menor, op. 25 (O vento de inverno), Valsa em Lá bemol maior op. 42 e Balada nº 3 em Lá bemol maior op. 47.
Esta primeira etapa do concurso decorre entre os dias 4 e 7 de outubro. A segunda etapa decorre entre os dias 9 e 12. E as terceiras provas chegam logo depois, entre os dias 14 e 16, estando o dia 17 reservado para assinalar os 176º aniversário da morte de Chopin. As finais do Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin decorrem entre os dias 18 e 20, seguindo-se, um concerto com os laureados.
De uma fase preliminar com 162 participantes de 30 países, foram selecionados 84 candidatos de 20 países, entre os quais Hoi Leong (Zach) Cheong, de Portugal/China, para a 1ª fase do concurso.
Para a 2ª etapa, foram escolhidos 40 pianistas de 14 países, mas já não conta com a participação portuguesa.
Boa sorte aos candidatos ainda a concurso e parabéns a todos os participantes.