Esta semana, Banda Sonora de Mafalda Serrano transporta-nos para um dos filmes chave de Nanni Moretti, celebrando também Pasolini que recentemente homenageámos. Caro Diário é provavelmente o filme mais popular de Moretti, que o dirigiu e interpretou, e que lhe valeu, em 1994, o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes.
16 novembro | 16h00 || 17 novembro | 13h00 (repetição)
Caro Diário (1993)
Realização: Nanni Moretti
Música original: Nicola Piovani
Banda Sonora convida , esta semana, à escuta de Caro Diário, uma obra única na história do cinema europeu: um filme onde Nanni Moretti transforma o quotidiano em reflexão ética, política e poética, convocando o corpo do cineasta como presença ativa, errante e interrogativa.
A relação específica entre Nanni Moretti e Pier Paolo Pasolini – explícita na travessia de Ostia – e com o legado ético de Rossellini, assim como o diálogo sensível com o gesto compositivo e performativo de Keith Jarrett, inscrevem o filme numa linhagem onde a verdade do olhar nasce da relação entre a polis, a paisagem, a memória e a vulnerabilidade.
A música original de Nicola Piovani reforça a dimensão meditativa, acompanhando Nanni Moretti na sua Vespa como um contraponto íntimo que pulsa com a imagem. Caro Diário convida-nos à escuta da sua banda sonora como janela aberta para a delicadeza, a ironia e a profundidade de um filme ainda hoje tão atual quanto comovente e inconfundível.
Mafalda Serrano