A Antena 2 estreia uma nova série do programa Caleidoscópio, intitulada Intersecções, realizada por Pedro Sousa Loureiro, a 3 de Julho. Até ao final de Setembro.
Pedro Sousa Loureiro
Quartas 13h00
Intersecções surge da vontade de criar um objecto áudio intemporal, (esse é o desafio), que percorra as Artes Plásticas, Dança, Cenografia / Arquitectura, Dramaturgia, Poesia e Canto Lírico em intersecção com o Teatro.
Os últimos 5 a 10 minutos de cada programa terminam com rádio novela A Morgadinha de Vale-Flor de Pinheiro Chagas. Vai também ser ‘acompanhada’ de uma foto novela na página de facebook do programa.
A rádio novela a partir de "A Morgadinha de Val-Flor" de Pinheiro Chagas (9ª edição de 1916) funciona como elemento extemporâneo em contraste com as conversas e diversos convidados de cada programa.
Há um jogo de fonética, sotaques e nonsense repartido por vários atores que deturpam a palavra com alguma ironia e a elevam como se de um material plástico se tratasse, dando-lhe nova forma, vida… sempre a questionar o que é o significado de atualidade fugindo à literalidade do texto.
Um jogo com as figuras/atores dentro e fora, em modo sério e cómico, comentando por vezes as próprias falas que reproduzem.
Por sua vez a foto novela funcionará em dissonância com a rádio novela, acompanhando a narrativa mas, uma vez mais, "fugindo" às primeiras impressões que a "voz" dá de cada uma das figuras. É uma terceira camada nonsense, obrigando-nos sempre a fazer o exercício sobre o que é real e/ou artificial.
O artificial serve de mote para então escamotear a profundidade das figuras (pouco explícitas no texto).
Somos todos muito antigos, salvo raras exceções.
Sinopse dos Programas
3 Julho | 6 Julho
Programa 1
A performance diluída no Teatro e/ou o Teatro diluído na Performance!?
Cruzar dramaturgos com artistas plásticos resulta muitas vezes na diluição da performance no teatro, seja por via de processos que necessitam de espontaneidade, seja pela necessidade de não partir de um texto dramático ou de olhar para ele de uma outra forma.
Convidado: David Antunes.
Programa 2
Percurso Mónica Calle, criadora/actriz/performer. De onde vem e para onde está a caminhar o fluxo artístico do Cais do Sodré́; desde os grupos emergentes e outros artistas que caminharam por lá e de lá se mudaram mas também os que continuam a desbravar caminho, sobretudo em espaços não convencionais. Incidir sobre sítios como a antiga Casa Conveniente no Cais do Sodré, Casa Conveniente na Zona J.
Convidada: Mónica Calle
17 Julho | 20 Julho
Programa 3
Residências Artísticas – O Artista Nómada
Onde e em que condições ensaiam os performers.
Artistas Plásticos, Performers, Actores e Bailarinos que trabalham em espaços partilhados e/ou individuais.
Pólos de intercâmbio de residência em vários países. O artista nómada.
24 Julho | 27 Julho
Programa 4
Mário Cesariny
Da pintura, ao poema. Do texto, à carta que escreveu para a Vieira da Silva. “Autoridade e Liberdade são uma e a mesma coisa”.
O artista out of the box de grande parte do séc. XX. Viajar na sua obra não é só uma viagem pelo ‘pai’ do movimento surrealista português, mas sobre alguém que com ‘poucos filtros’ dizia e fazia o que pensava.
Leituras de poemas por: Catarina Guerreiro, Frederico Coutinho, Pedro Sousa Loureiro, Rita Figueiredo, Sara Inês Gigante, Tânia Leonardo e Vitor Silva Costa.
31 Julho | 3 Agosto
Programa 5
O vídeo e as suas várias camadas.
O impacto do audiovisual nos espectáculos. Como criar uma dramaturgia para o audiovisual e como concretizar ideias tendo em conta as dificuldades e constrangimentos técnicos consoante o espaço onde se quer trabalhar.
Convidada: Maria João Rocha
O percurso de José Capela, um dos fundadores da companhia Mala Voadora.
Convidado: José Capela
14 Agosto | 17 Agosto
Anos 0, anos 10, anos 20
Novo livro de Cláudia Lucas Chéu.
Convidada: Cláudia Lucas Chéu
21 Agosto | 24 Agosto
Anos 0, anos 10, anos 20
Percurso de Mickael Oliveira incidindo sobre ‘Oslo fuck them all and everything will be wonderful’; uma reescrita de O que é teu entregou aos mortais, texto que venceu o prémio Nova Dramaturgia Maria Matos 2006.
28 Agosto | 31 Agosto
Bastidores/Cenografia
Ricardo Santanna fala sobre a experiência de bastidores como cenógrafo e figurinista do ponto de vista de criador e executante; É também abordado o Ciclo Vernissage que cria desde 2014 em Lisboa.
Convidado: Ricardo Santanna
4 Setembro | 7 Setembro
Percurso do actual director artístico da Companhia Escola da Noite em Coimbra.
Convidado: Pedro Rodrigues
A forma como emergem os processos criativos e onde se desenvolvem. Os lugares que habitam e como se maturam os objectos tendo em conta o espaço e tempo limitado de ensaios.
Convidada: Cátia Terrinca
Percurso da directora artística do Teatro de Carnide, Sofia Ângelo, como todo o seu trabalho de pedagogia/criação e produção.
Convidada: Sofia Ângelo
18 Setembro | 21 Setembro
Percurso e processos de trabalho, OF OF MEDEIA, MO NU MENTOS.
Convidada: Joana Cotrim
25 Setembro | 28 Setembro
Processos de criação em tempos fast food // Percurso Cátia Terrinca/Um Colectivo
A forma como emergem os processos criativos e onde se desenvolvem. Os lugares que habitam e como se maturam os objectos tendo em conta o espaço e tempo limitado de ensaios.
A forma como se olha para a dança em Portugal e a respectiva internacionalização de vários criadores.
Convidados: Cátia Terrinca eLuiz Antunes
Concepção/Autoria e Apresentação: Pedro Sousa Loureiro
Música original e edição: MAGO
Direcção de Actores rádio novela "A Morgadinha de Vale-Flor" de P. Chagas: Pedro Sousa Loureiro
Elenco "A Morgadinha de Vale-Flor" de P. Chagas: Frederico Coutinho, Jorge Albuquerque, Lita Pedreira, Marina Albuquerque, Marta Barahona Abreu, Pedro Sousa Loureiro, Rita Figueiredo, Susana Blazer, Tânia Leonardo e Vitor Silva Costa.
Fotografia/Direcção Foto Novela "A Morgadinha de Vale-Flor" de P. Chagas: Pedro Sousa Loureiro