30 Setembro
por Inês N. Lourenço
Esta semana, o programa A Grande Ilusão, de Inês N. Lourenço, transmite a entrevista efetuada ao realizador norte-americano Roger Corman, aquando da sua presença no MoteLx – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa -, no qual foi homenageado.
Para ouvir a entrevista, clicar aqui.
Com 91 anos, Roger Corman é considerado um dos maiores cineastas e produtores independentes da história do cinema americano.
Iniciando-se na indústria cinematográfica de Hollywood como argumentista, cedo envereda pela produção e pela realização. A sua longa carreira conta com mais de quatro centenas de filmes como produtor, e desde 1955 assinou como diretor mais meia centena de títulos, muitos dos quais premiados ou nomeados para alguns dos maiores prémios do mundo do cinema.
Desde a sua estreia na realização em 1954 com “The Monster from the Ocean Floor”, Roger Corman produz e realiza filmes em diversos géneros, embora os que mais o celebrizam sejam o da fição científica e do terror. Aliás, nos anos 60, assina uma série de adaptações cinematográficas dos contos de Edgar Alan Poe, e do seu poema "O Corvo".
Ajudou a lançar realizadores como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Ron Howard, Jonathan Kaplan, James Cameron, assim como traz de novo para as luzes da ribalta atores entretanto esquecidos como Peter Lorre e Boris Karloff.
@Mariana Castro
Atualmente, Roger Corman é uma figura de referência na cinematografia americana, integrando alguns dos seus filmes, o acervo da Biblioteca do Congresso em Washington, repositório das obras mais marcantes da cultura dos Estados Unidos da América. Em 2009, recebeu um Óscar honorário concedido pela Academia de Hollywood, e o Festival de Cannes chegou a criar também um prémio exclusivo para ele.