A história da música para cinema está cheia de pérolas escondidas: bandas sonoras que ficaram à porta dos filmes para os quais foram escritas, existindo apenas em edições discográficas pouco conhecidas.
O sexto e último episódio da primeira série de Banda à Parte traz o caso de Elmer Bernstein e a banda sonora composta para Gangs de Nova Iorque (2002), de Martin Scorsese, cujo destino foi a rejeição. O filme que pôs Leonardo DiCaprio no mapa do cinema deste mestre nova-iorquino é um espelho vivo da América de hoje, com Daniel Day-Lewis, na pele de Bill The Butcher, a encarnar a violência de um país construído pelos imigrantes, como diz a canção dos U2 The Hands That Built America. De resto, um dos temas que integra a paisagem musical do épico ambientado no século XIX.

À conversa com Luís Caetano, Inês Lourenço propõe uma marcha auditiva pelo filme de Scorsese, com a música de Elmer Bernstein sempre no contraponto de uma banda sonora que, de Peter Gabriel a Howard Shore, deu prioridade ao chamamento anti-clássico de uma narrativa sangrenta.