O sexto episódio do programa Bach e o seu Tempo é dedicado ao seu período de amadurecimento em Cothen, onde é mestre de capela e tem oportunidade de viajar por diversas cidades do Norte da Alemanha.
Amadurecimento: Cothen (1717-1723)
No episódio anterior acompanhámos Bach na sua transição de organista e mestre de concertos na corte dos duques de Weimar para o ambicionado posto de mestre de capela na corte de Anhaly-Cothen. João Sebastião atingia assim o estatuto profissional mais elevado a que um músico podia aspirar na Alemanha do século VIII.
Neste episódio acompanhamos o percurso de João Sebastião nos 6 anos passados em Cothen. Foram anos em que o músico viajou bastante, visitando Hamburgo, Leipzig e Carlsbad. Depois de conhecer Dresden ainda no período de permanência em Weimar, Bach conhece agora todas as principais cidades do Norte da Alemanha. Nestas viagens, Bach deparou-se com cenas musicais de uma riqueza e vitalidade como nunca conhecera até então, o que deve ter estimulado a sua ambição de progressão profissional.
O período de Cothen foi importante em termos familiares. É durante este período que o compositor perde a sua primeira mulher, Maria Barbara, mãe de 5 dos seus filhos. Apesar do profundo desgosto, João Sebastião consegue refazer a sua vida familiar, casando em segundas núpcias com Anna Magdalena Wilke, cantora soprano e colega na capela da corte de Cothen.
No que diz respeito ao contexto histórico, abordamos o período derradeiro da guerra da Sucessão Espanhola, um período que assinala o ocaso do poder do rei Luís XIV de França. Recorde-se que esta foi a principal guerra travada na Europa durante a vida de Bach. Foi uma guerra importante não só pelo número de países beligerantes e pela dimensão dos recursos militares empregues, mas também pela reconfiguração geoestratégica a que deu origem: a Europa post-bellum é muito diferente da Europa ante-bellum. Quando a guerra termina a Inglaterra é, assumidamente, a principal potência marítima da Europa e a Prússia é uma potência emergente no xadrez europeu.
Ao longo do programa vamos ouvir música composta por Bach durante os anos que permaneceu em Cothen, com ênfase em música profana tocada para o entretenimento da corte. Vamos escutar obras instrumentais para violino, cravo e violoncelo solo e cantatas seculares compostas para a celebração de efemérides da corte, tais como o aniversário do príncipe Leopoldo, patrão de Bach, e as festas de Ano Novo.
José Corrêa Guedes