O terceiro episódio do programa Bach e o seu Tempo é dedicado aos seus anos em Arnstadt, onde foi contratado como organista e compôs as suas primeiras obras sacras .
Primeiro emprego (Arnstradt 1702 – 1705)
O episódio 3 acompanha João Sebastião em Arnstadt, local da sua primeira colocação profissional como organista, após a conclusão dos estudos em Luneburgo. Trata-se uma pequena cidade muito antiga da Turíngia onde residiam vários membros da extensa família de Bach.
Pela primeira vez Bach teve que lidar com patrões, neste caso as autoridades da Igreja Nova, e cumprir um estrito e exigente programa de acompanhamento musical dos serviços religiosos. Datam desta altura as primeiras fricções de Bach com os seus superiores hierárquicos, sinalizando uma tendência do músico para reagir com veemência a reparos e críticas à sua conduta.
É durante este período, que Bach empreende a sua épica caminhada até Lubeck para conhecer o consagrado músico Dietrich Buxtehude, organista da igreja de Santa Catarina. A visita a Buxtehude teve um papel crucial no desenvolvimento da arte musical de João Sebastião.
A seleção musical inicia-se com a obra sobrevivente mais antiga de Bach, a cantata BWV 150, composta, ao que se julga, durante o período de Arnstadt. Em homenagem a Buxtehude e ao papel decisivo que teve na carreira de João Sebastião, no remanescente do episódio damos destaque à música do organista de Lubeck.
José Corrêa Guedes