13 de fevereiro, quando a rádio assinala o seu dia, as antenas do grupo RTP estarão no terreno, junto das pessoas, dos nossos ouvintes, concretamente na região do país que mais precisa de informação rigorosa e credível ou da companhia e palavras certas, depois de semanas enfrentado as consequências do mau tempo.
A Antena 1 começa o dia desta Emissão Reconstruir – A Rádio no Centro do serviço público de rádios, a partir do quartel dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, com o Programa da Manhã, entre das 7h e as 10h, conduzido por José Carlos Trindade e Diogo Miguel Pereira. Já o Programa da Tarde, com Carina Jorge e Nuno Rodrigues, estará entre as 16h e as 18h na Biblioteca Municipal de Pombal. Ambos estarão em simultâneo com a RDP-Internacional.
O programa de informação regional da Antena 1 – o Portugal em Direto apresentado por Cláudia Costa – vai estar entre as 13h e as 14h na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, por onde vão passar as emissões da Antena 2 e da Antena 3. A rádio mais jovem do grupo estará no histórico Praça Caffé com as Manhãs da 3, entre as 7h e as 10h com Alexandre Guimarães e Andreia Pinto, e com o programa das tarde Logo Se Vê, conduzido por Tiago Ribeiro e Teresa Oliveira, entre as 16h e as 19h.
A Antena 2 entra em emissão especial às 10h, com João Paulo Baltazar e Isabel Meira aos comandos até às 12h, dando voz a agentes culturais afetados pelas tempestades que assolaram a região.
Na primeira hora, João Paulo Baltazar conversa com Anabela Graça, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Leiria e Alberto Roque, maestro e professor de música no Instituto Politécnico de Leiria. A partir do Castelo de Leiria a repórter Isabel Meira dá conta das consequências da tempestade no ex-líbris da cidade, como aconteceu noutros edifícios patrimoniais da região.
A partir das 11h, Ana David Mendes, programadora do Centro de Artes Villa Portela e de outros equipamentos culturais em Leiria, e um representante do Orfeão de Leira e do respetivo festival são os convidados de João Paulo Baltazar no Praça Caffé, na Praça Rodrigues Lobo, no centro da cidade de Leiria. Isabel Meira vai visitar o Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, reportando a situação atual de funcionamento e as perspetivas desta escola artística.
Dezenas de repórteres vão estar mobilizados, ao longo do dia, para contar, nas diversas antenas, as histórias, os momentos e o ponto de situação que é fundamental fazer-se a partir de outros concelhos também afetados pela severidade das tempestades que assolaram o país.
Com esta operação, associamos o importante Dia Mundial da Rádio a um momento especialmente desafiante, destacando-se a informação, com o rigor e credibilidade, que são a marca de água do serviço público.
Marinha Grande
07h-10h | Programa da Manhã, Antena 1
Quartel dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande
Pombal
16h-18h | Programa da Tarde, Antena 1
Biblioteca Municipal de Pombal
Leiria
07h-10h | Manhãs da 3, Antena 3
10h-12h | Antena 2
13h-14h | Portugal em Direto, Antena 1
16h-19h | Logo Se vê, Antena 3
Praça Caffé – Praça Rodrigues Lobo, Leiria