Temporada Metropolitan Opera
de Nova Iorque
27 janeiro | 18h00
Georges Bizet | Carmen
Carmen: Aigul Akhmetshina (MS)
Don José: Piotr Beczala (T)
Micaëla: Angel Blue (S)
Escamillo: Kyle Ketelsen (B-BT)
Coro e Orquestra do Metropolitan
Direção de Daniele Rustioni
Para ler mais sobre esta récita, clicar aqui.
Com uma nova produção no início do Ano Novo, o Met apresenta uma das obras mais poderosas da ópera. A aclamada diretora inglesa Carrie Cracknell faz a sua estreia no Met, revigorando a história clássica com uma encenação que transporta a ação para os dias modernos e encontra no cerne do drama questões que não poderiam ser mais relevantes atualmente: a violência de género, estruturas trabalhistas abusivas e o desejo de romper as fronteiras sociais.
A deslumbrante jovem mezzo-soprano Aigul Akhmetshina lidera um poderoso quarteto de estrelas no complexo e volátil papel principal, ao lado do tenor Piotr Beczała como o amante problemático de Carmen, Don José, da soprano Angel Blue como a leal Micaëla e do baixo-barítono Kyle Ketelsen como o arrogante Escamillo. A maestrina Daniele Rustioni conduz o Coro e a Orquestra do Metropolitan.
Nesta produção, a ação de Carmen desenrola-se numa cidade industrial americana, nos tempos atuais, numa encenação da inglesa Carrie Cracknell.
Transmissão em direto
a partir de The Metropolitan Opera de Nova Iorque
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Carmen
Ópera em quatro atos
Música de Georges Bizet (1838-1875)
Libreto de Henri Meilhac (1831-1897) e Ludovic Halévy (1834-1908)
Logo após a sua publicação em 1845, Carmen, a novela de Prosper Merimée foi rotulada de chocante e escandalosa. Trinta anos mais tarde, Georges Bizet estreia a “sua” Carmen no Teatro Nacional da Ópera Cómica, em Paris, três meses antes de morrer.
Esta é, desde então, é uma das óperas mais frequentemente encenadas em todo o mundo. A história da cigana que enfeitiça os homens mas que não hesita em morrer em nome da liberdade e do amor, permanece como um dos mais impressionantes e imutáveis mitos contemporâneos que lidam com a misteriosa natureza da Mulher.
Ao longo dos anos, Carmen tem sido revisitada por inúmeros encenadores, ganhando novas facetas e leituras. No entanto, permanece o elemento essencial: Carmen, a anti-heroína fatal é o centro inflexível de todas as versões.
Para saber mais sobre o argumento desta ópera, clicar aqui.
Fotos Met Opera