de Nova Iorque19 Março | 16h00
George Friedrich Händel | Rodelinda
Rodelinda: Elza van den Heever (S)
Eduige: Jamie Barton (CA)
Bertarido: Iestyn Davies (CT)
Unulfo: Anthony Roth Costanzo (CT)
Grimoaldo: Paul Appleby (T)
Garibaldo: Adam Plachetka (B)
Coro e Orquestra do Metropolitan
Direção de Harry Bicket
Para ler mais sobre esta récita, clicar aqui.
Transmissão em direto
a partir de The Metropolitan Opera de Nova Iorque
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
a partir de The Metropolitan Opera de Nova Iorque
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Rodelinda
Ópera em três atos
Música de Georg Friederich Händel (1685-1759)
Libreto de Nicola Francesco Haym (1678-1729), baseado numa versão anterior de Antonio Salvi (1664-1724).
O libreto de Salvi foi utilizado originalmente em 1710 numa ópera do compositor Giacomo Antonio Perti (1661-1756) que por sua vez, baseou-se na peça de Pierre Corneille (1606-1684) Pertharite, roi des Lombards, de 1652.
Rodelinda tem sido considerada uma das maiores e mais bem sucedidas obras de Handel. É um drama envolvente, tenso e notavelmente moderno.
Händel concluiu a partitura em 20 de janeiro e a estreia ocorreu em 13 de fevereiro de 1725 no the King’s Theatre em Haymarket, Londres, seguida de 14 apresentações. O elenco original contou com grandes nomes da ópera como Francesca Cuzzoni, soprano (Rodelinda) e Francesco Bernardi, o Senesino, alto castrato (Bertarido). O elenco era o mesmo da ópera Tamerlano (HWV 18) que havia estreado em outubro do ano anterior.
O argumento baseia-se em fatos históricos ocorridos no século VII em Milão narrados na obra de Paolo Diacono (720-799) Historia Longobardorum.
No entanto, esta produção de Stephen Wadsworth, agora no Met, desloca a ação do seu cenário original do início da Idade Média, para o próprio tempo de Handel.
Grimoaldo, duque de Benevento, venceu Bertarido, rei da Lombardia, em batalha e usurpou seu trono. Derrotado, Bertarido fugiu. Acredita-se que Bertarido morreu no exílio, mas ele manda dizer ao seu amigo Unulfo que está vivo e escondido perto do palácio.
Eduige, irmã de Bertarido, está prometida a Grimoaldo em casamento. Embora ela ame Grimoaldo, num primeiro momento, tenta adiar o casamento. Rodelinda, esposa de Bertarido, e o filho, Flávio, estão retidos no palácio de Grimoaldo, que se apaixonou por ela.