de Nova Iorque
12 Março | 18h00
12 Março | 18h00
Richard Strauss | Ariadne auf Naxos
Prima Donna (Ariadne): Lise Davidsen (S)
Zerbinetta: Brenda Rae (S)
Compositor: Isabel Leonard (MS)
Tenor (Baco): Brandon Jovanovich (T)
Arlequim: Sean Michael Plumb (BT)
Mestre de Música: Johannes-Martin Kränzle (BT)
Coro e Orquestra do Metropolitan
Direção de Marek Janowski
Transmissão em direto
a partir de The Metropolitan Opera de Nova Iorque
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Ópera em um prólogo e um ato
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Transmissão em direto
a partir de The Metropolitan Opera de Nova Iorque
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Susana Valente
Ariadne auf Naxos
Ópera em um prólogo e um ato
Música de Richard Strauss
Libreto de Hugo von Hofmannsthal
Ariadne auf Naxos, considerada uma das suas obras-primas, é a ópera mais famosa de Strauss.
Teve duas versões, uma de 1912 com estreia no Hoftheater, em Estugarda, e outra, apresentada no Hofoper, em Viena, em 1916. Esta versão revista é atualmente a mais apresentada.
Após uma primeira parceria de R. Strauss com Hugo von Hofmannsthal (1874-1929) para a ópera Elektra em 1909, e o grande sucesso O Cavaleiro da Rosa em 1911, esta colaboração tornou-se uma das mais marcantes da história do ópera, e prosseguiu com Ariadne auf Naxos.
Nesta singular e engenhosa ópera quase de câmara, Richard Strauss recorre a uma fórmula incomum para expressar vários aspectos da narrativa operática numa única obra. Assim, a primeira parte, o Prólogo, mostra as circunstâncias dos bastidores que levam à segunda parte, a Ópera que na verdade é uma ópera dentro de uma ópera.
A ação situa-se na Viena do século XVIII de Ariadne embora não tenha sido tão exaustivamente explorada quanto na ópera anterior de Strauss e Hofmannsthal. No entanto, trespassa a mesma característica: a nostalgia por uma lendária antiga Viena, o que adiciona uma camada de fantasia aos mitos que se desenrolam no palco na segunda metade da peça.