Raquel Marinho nasceu em Luanda em 1974. Estudou comunicação social na Universidade Católica Portuguesa e ingressou na profissão de jornalista através da rádio TSF. Passou pela TVI ao longo de 2 anos, começando depois a trabalhar na SIC onde esteve por 22 anos e até 2018.
Desenvolve atualmente funções na Direção de Comunicação da Casa da América Latina.
Paralelamente à profissão de repórter, leva a cabo, desde 2010, atividades relacionadas com a poesia portuguesa. Organizou tertúlias para divulgação de poetas portugueses contemporâneos, e foi autora de uma rubrica digital do Expresso Diário denominada “O Poema Ensina a Cair” onde, ao longo dos anos de 2014 e 2015, entrevistou mais de 40 poetas portugueses contemporâneos.
O nome dessa rubrica mantém-se activo no Facebook e no Instagram, onde divulga poesia regularmente. Em 2019 retomou as entrevistas a poetas portugueses para a edição online do Expresso. Em Fevereiro de 2020, iniciou um podcast de entrevistas a figuras públicas e poetas sobre os poemas das suas vidas também com o nome O Poema Ensina a Cair. Em 2021, esse podcast venceu o Prémio de Melhor Podcast Português de Arte e Cultura no PODES, Festival de Podcasts Portugueses.
Em 2021 iniciou um programa semanal na rádio Antena 2 de leitura de textos escritos em português chamado Ambos na Mesma Página.
Em 2022 assumiu a autoria de uma série de vídeos com poetas portugueses contemporâneos portugueses de visita à Casa Fernando Pessoa denominada “Museu infinito”, que se mantém em 2023.