LibretoEugène Scribe
EstreiaOpéra-Comique de Paris a 28 de Janeiro de 1830
AntecedentesA ópera baseia-se vagamente na vida do famoso bandido napolitano Michele Pezza, muito activo no sul da Itália durante o período de 1800 a 1806 e que era conhecido como "fra diavolo" (irmão diabo).
Esta ópera foi um dos maiores sucessos de Auber e uma das mais populares durante todo o século XIX, tendo sido adaptada para italiano, alemão e até inglês.
ResumoZerlina é a filha do hospedeiro de Terracina e está apaixonada por um soldado de baixa condição chamado Lorenzo. Contudo o seu pai quer que ela case com um velho rico de nome Francesco. Lorenzo encontra-se na aldeia com uma missão especifica: ele deve capturar o famoso bandido "Fra Diavolo". Este, por sua vez, chega à hospedaria disfarçado de marquês e consegue roubar dois viajantes ingleses, o Lord e a Lady Cockburn. Lorenzo consegue recuperar parte dos bens roubados e graças isso recebe uma recompensa o suficientemente generosa para lhe permitir pedir a mão de Zerlina.
Acontece que Diavolo está determinado em recuperar o saque e recorre à ajuda de dois cómicos corcundas, Giacomo e Beppo. À noite, os três conseguem infiltrar-se no quarto de Zerlina e roubam-lhe o dote. Lorenzo aparece nesse preciso momento e confunde o suposto marquês com um possível rival pelo amor de Zerlina. No dia seguinte, abate-se a desgraça, como Zerlina já não tem o dote, fica condenada a casar-se com o velho Francesco. Entretanto, Diavolo instruí os seus homens para o avisarem da partida de Lorenzo e dos seus homens da cidade de forma a poderem voltar a roubar livremente. Quando tudo parece estar a correr de feição para Diavolo, Zerlina reconhece os dois corcundas e Diavolo é desmascarado quando estes lhe fazem o sinal previamente combinado. Lorenzo apanha finalmente Diavolo a sua nova recompensa permite-lhe finalmente casar-se com Zerlina.