17 Janeiro | 19h00-23h00
ART’S BIRTHDAY 2021
Aniversário da Arte | Obras de Filipe Esteves e António Ferreira
LisboaA 17 de Janeiro de 2021, entre as 19h00 e as 23h00, decorre o Art’s Birthday 2021 – Euroradio Ars Acustica Special Evening, com transmissões de 20 minutos, em direto, a partir de várias cidades europeias.
A transmissão da Antena 2 para o Art’s Birthday 2021 realiza-se com a participação da Miso Music Portugal (O’culto da Ajuda), em que são apresentadas, entre as 19h10 e as 19h30, duas peças electroacústicas: Barra-a-Barra (2020) de Filipe Esteves e Artifake (2020) de António Ferreira.
19h10 – 19h30 | RTP/Antena 2 | Obras de Filipe Esteves e António Ferreira
19h30 – 19h50 | Deutschlandradio Kultur – Berlim
19h50 – 20h10 | Radiodifusão do Sudoeste da Alemanha – Baden-Baden
20h50 – 21h10 | Radiodifusão do Sudoeste da Alemanha – Baden-Baden
21h10 – 21h30 | Rádio Polónia – Varsóvia
21h30 – 21h50 | Rússia
21h50 – 22h10 | ROR Bucareste
22h10 – 22h30 | RNE Madrid
22h30 – 22h55 |
Artifake é uma composição sonora que utiliza art-facts digitais, nomeadamente uma simulação de um sistema modular. Assinala o facto que arte é a mentira que fala a verdade, para além dos simples factos.
Formalizou este seu interesse ao ingressar no Conservatório Real de Haia, Países Baixos, no qual cumpriu o curso de sonologia entre 1986-87 e onde estudou composição, sintése analógica e digital, psicoacústica e música interactiva digital com Paul Berg, Konrad Boehmer, Joel Ryan, Simon Teemplaars e Jaap Vink.
Efetou várias apresentações em concerto das suas composições interativas no Conservatório de Haia, em Amsterdão no STEIM, na Academia de Arte de Den Bosch e na ICMC 1988 em Colónia, Alemanha. As suas composições electroacústicas tem sido apresentadas em vários festivais nacionais (Música Viva, Festival de Aveiro) e internacionais – França (Paris, Bourges, Besançon), Noruega, Dinamarca, USA, Itália, Cuba, Hungria, Inglaterra, República Checa, Irlanda, Brasil e Polónia.
Trabalha também, desde 1989, como consultor e perito em poluição sonora e bioacústica no Centro de Análise e Processamento de Sinais do Complexo I do IST, tendo efectuado inúmeros estudos de impacto ambiental no âmbito do ruído e publicado várias comunicações em conferências internacionais em colaboração com o prof. Bento Coelho e prof. Manuel Eduardo dos Santos sobre bioacústica, acústica submarina e poluição sonora.
Especializado, desde 1998, na composição de música electroacústica de caráter erudito sob suporte como “free-lancer”, António Ferreira já editou vários álbuns discográficos com obras originais seus. Recebeu igualmente vários prémios, menções e nomeações, tendo sido finalista no Concurso de Música Acusmática Metamorphoses (2004, 2010), no Musica NOVA (2004, 2006), Prix Ton Bruynèl (2003), Prix Pierre Schaeffer (2003), BIMESP em São Paulo no Brasil (2007) e no Concurso de Música Electroacústica em Bourges (2001, 2003, 2006, 2008). Foi ainda distinguido com o 1º prémio (ex-aequo) no Concurso Internacional de Composição Electroacústica Música Viva 2013.
Nas edições de 2015, 2016 e 2017 da International Computer Music Conference (ICMA), António Ferreira foi membro convidado para o júri no âmbito da música electrocústica/instrumentos com electrónica.
Transmissão diferida
Produção: Susana Valente / Cristina do Carmo
Exatamente dez anos mais tarde, Robert Filliou organiza pelas ruas de Aachen, na Alemanha, celebrações deste aniversário da arte, desejando que neste dia houvesse feriados escolares, licença remunerada para os trabalhadores de todo o mundo e festividades espontâneas e alegres ao redor do globo.
A partir de então comemora-se o Art’s Birthday.