Temporada Concertos Antena 2
25 Maio | 19h00
Entrada Livre
Bracara Augusta Guitar Trio
Guitarras:
Artur Caldeira
Daniel Paredes
Gil Godinho
Gil Godinho
Programa
Fernando Lapa (1950)
– Prelúdio*
– (Em variações sobre “Ó Serpa, tu não ouves”)
– Suite Alentejana nº 1*– 3 melodias transmontanas
Linda Morena
Pur Beilar El Pingacho*
Senhor Galandum*
– Prelúdio*
– (Em variações sobre “Ó Serpa, tu não ouves”)
– Suite Alentejana nº 1*– 3 melodias transmontanas
Linda Morena
Pur Beilar El Pingacho*
Senhor Galandum*
Dusan Bogdanovic (1955)
– 3 Retratos de Fado**
I
II
III
– 3 Retratos de Fado**
I
II
III
Fernando Lapa (1950)
– Cantares do Minho*
(seleção de partes das 4 suites)
*obras dedicadas ao BAGT
**obra dedicada a Artur Caldeira para o BAGT
– Cantares do Minho*
(seleção de partes das 4 suites)
*obras dedicadas ao BAGT
**obra dedicada a Artur Caldeira para o BAGT
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Bracara Augusta Guitar Trio (BAGT) | Este Trio nasce através da comunhão de um interesse pelo cruzamento de idiomas musicais. Composto por Artur Caldeira, Daniel Paredes (Duo ArtDan) e por Gil Godinho, presentemente aluno de ambos na ESMAE, começou a sua atividade com a participação no CD de Artur Caldeira com obras portuguesas para guitarra clássica, interpretando obras do compositor Fernando C. Lapa sobre melodias transmontanas.
Realizou recentemente a estreia absoluta de duas obras do Compositor Fernando C. Lapa, inspiradas no cancioneiro popular minhoto (Cantares de Minho) e no cancioneiro popular alentejano (Cantares do Alentejo). Estas obras encontram-se editadas pela AVA e foram dedicadas ao BAGT.
Dusan Bogdanovic, reputado Guitarrista e Compositor de origem sérvia, escreveu para o BAGT a obra 3 Retratos de Fado, dedicada a Artur Caldeira e editada por Les Éditions Doberman-Yppan.
Uma das missões do BAGT será a de especular sobre a existência de uma aliança secreta entre o som popular e o som erudito, aliança essa que nos obrigará a viajar auditivamente em torno de um instrumento – a guitarra – que se constitui, ele próprio e à distância de séculos, enquanto um hino, um elogio, à metamorfose dos sons populares em sons eruditos, e vice-versa.
Será assim que, na exaltação de um duplo sonoro, a guitarra irá forçar-nos a admitir que o popular e o erudito são designações “falsas” e exageradas, distinções provenientes de uma ação básica e puramente racional advinda do Iluminismo, que nos deixa hoje muito intranquilos, sobretudo quando queremos apenas dar corpo ao desejo de amar livremente a Música, afastando-a de etiquetas, de fronteiras, e até de outros modos subliminares de a agrilhoar, tornando-a inclusiva e não exclusiva.
Trio multigeracional, adotou o nome de um antigo trio de cavaquinhos de Artur Caldeira, também pelo facto de serem os três naturais ou residentes em Braga.
Uma das missões do BAGT será a de especular sobre a existência de uma aliança secreta entre o som popular e o som erudito, aliança essa que nos obrigará a viajar auditivamente em torno de um instrumento – a guitarra – que se constitui, ele próprio e à distância de séculos, enquanto um hino, um elogio, à metamorfose dos sons populares em sons eruditos, e vice-versa.
Será assim que, na exaltação de um duplo sonoro, a guitarra irá forçar-nos a admitir que o popular e o erudito são designações “falsas” e exageradas, distinções provenientes de uma ação básica e puramente racional advinda do Iluminismo, que nos deixa hoje muito intranquilos, sobretudo quando queremos apenas dar corpo ao desejo de amar livremente a Música, afastando-a de etiquetas, de fronteiras, e até de outros modos subliminares de a agrilhoar, tornando-a inclusiva e não exclusiva.
Trio multigeracional, adotou o nome de um antigo trio de cavaquinhos de Artur Caldeira, também pelo facto de serem os três naturais ou residentes em Braga.
@ Jorge Carmona / Antena 2
Artur Caldeira | Licenciado em Guitarra Clássica e Mestre em Interpretação Artística pela ESMAE, PPORTO, na classe de José Pina. Foi-lhe atribuído, após provas públicas, o Título de Especialista em Música. É atualmente doutorando em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Guitarrista premiado, apresentou-se a solo, com orquestra e em diversos colectivos em vários países da Europa, África e Ásia. Realizou primeiras audições absolutas de algumas obras.
Fundou o grupo Som Ibérico, para o qual escreveu arranjos de temas da Música Popular Urbana Portuguesa, gravando um CD onde assinou a produção e a direcção musical.
Produziu, dirigiu e gravou o CD Clarinete em Fado de António Saiote. Dirigiu e gravou, com o guitarrista Daniel Paredes, o CD Sefika Plays Fado da flautista turca Sefika Kutluer. Tocou com os mais renomados fadistas das últimas décadas e participou como convidado no filme Fados, realizado por Carlos Saura.
Em 2020 grava um CD com obras portuguesas para guitarra clássica, obtendo as melhores críticas.
Recebeu recentemente a medalha da Assembleia Nacional de França em reconhecimento do seu trabalho em encontros culturais luso-franceses.
Professor do CMP desde 1992, leciona desde 2009 na ESMAE – Politécnico do Porto.
@ Jorge Carmona / Antena 2
Daniel Paredes | Natural de Wil, Suíça, concluiu o Curso Secundário de Composição e 8º grau de Instrumento no Conservatório de Musica Calouste Gulbenkian, em Braga, respectivamente nas classes de Paulo Bastos e Rui Gama. Licenciou-se em Música, Variante de Instrumento, Ramo Cordas (Guitarra) na ESMAE e na classe der Artur Caldeira.
Apresenta-se em importantes festivais ao lado de nomes como Artur Caldeira, António Saiote, António Augusto Aguiar, Jed Barahal, Jorge Alves, Vitor Vieira, Ana Tedim, Márcio Pinto e Ana Barros e em projetos como Som Ibérico, Crossover Fado e Clarinete em Fado, em países como Espanha, França, Suíça, Alemanha, Eslováquia, Chipre e Turquia.
No âmbito do Fado, conta com inúmeras participações performativas com importantes nomes da atualidade. Em 2016, participa no CD de Ricardo Ribeiro Hoje é assim, Amanhã não sei (Warner records, 2016) como arranjador do tema Voy, e intérprete do mesmo, em duo com Artur Caldeira.
Com este guitarrista acompanha regularmente António Saiote no programa Clarinete em Fado e gravou recentemente um CD com a flautista turca Sefika Kutluer.
Realizou cursos de aperfeiçoamento com importantes nomes como José Pina, Margarita Escarpa, Celso Machado, Ricardo Moyano, Artur Caldeira, Carlos Bonnel, Goran Krivocapic, Danijel Cerovic, Sylvain Luc e Richard Galliano.
Recém finalista do Mestrado em Interpretação Artística, na ESMAE, sob a orientação de Artur Caldeira, leciona actualmente nesta instituição.
Realizou cursos de aperfeiçoamento com importantes nomes como José Pina, Margarita Escarpa, Celso Machado, Ricardo Moyano, Artur Caldeira, Carlos Bonnel, Goran Krivocapic, Danijel Cerovic, Sylvain Luc e Richard Galliano.
Recém finalista do Mestrado em Interpretação Artística, na ESMAE, sob a orientação de Artur Caldeira, leciona actualmente nesta instituição.
Gil Godinho | Concluiu o ensino secundário artístico no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e prossegue agora os seus estudos superiores na ESMAE, Porto.
Realizou Masterclasses com personalidades como Marco Pereira, Eduardo Fernandez, Eduardo Isaac e Aniello Desiderio.