24 Novembro | 19h00
Auditório Caixa Geral Depósitos,
Bruno Belthoise e João Costa Ferreira
Piano a quatro mãos
Programa
Mestres franceses e descobertas portuguesas
Mestres franceses e descobertas portuguesas
José Vianna da Motta (1868 – 1948) – Souvenirs Op. 7
1 – Remerciement
2 – Pastorale
3 – Le jour de la naissance
4 – Offense
5 – Scherzo
6 – Valse humoresque
Gabriel Fauré (1845 – 1924) – Dolly Op. 56
1 – Berceuse
2 – mi-a-ou
3 – Le jardin de Dolly
4 – Kitty-valse
5 – Tendresse
6 – Le pas Espagnol
1 – Remerciement
2 – Pastorale
3 – Le jour de la naissance
4 – Offense
5 – Scherzo
6 – Valse humoresque
Gabriel Fauré (1845 – 1924) – Dolly Op. 56
1 – Berceuse
2 – mi-a-ou
3 – Le jardin de Dolly
4 – Kitty-valse
5 – Tendresse
6 – Le pas Espagnol
Edward Ayres d’Abreu (1989) – Bocejo em forma de sonho com azuis, luzes e maresia [estreia]
António Victorino d’Almeida (1940) – Balada Op. 126
Florent Schmitt (1870 – 1958) – La semaine du petit elfe Ferme-l’oeil
La noce des souris | La cigogne lasse | Le cheval de Ferme-l’oeil |
Florent Schmitt (1870 – 1958) – La semaine du petit elfe Ferme-l’oeil
La noce des souris | La cigogne lasse | Le cheval de Ferme-l’oeil |
Le mariage de la poupée Berthe | La ronde des lettres boiteuses |
La promenade à travers le tableau | Le parapluie chinois
Transmissão em direto
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís
Notas ao programa
Mestres franceses e descobertas portuguesasPartilhar o mesmo instrumento musical é um dos privilégios de que os pianistas usufruem quando interpretam repertório para piano a quatro mãos. É também um desafio que põe à prova a indispensável capacidade dos intérpretes fundirem os toques do piano, as intenções e expressões musicais. Quando esta fusão é bem sucedida, a formação a quatro mãos torna-se numa experiência musical plena de beleza, uma experiência cuja dimensão orquestral seduz irresistivelmente o público.
Da aliança entre os pianistas Bruno Belthoise e João Costa Ferreira nasce um corpo orgânico desta natureza, um corpo que deu origem a um projeto musical que visa alargar o repertório português para piano a quatro mãos, repertório esse que é ainda bastante escasso. Assim, por ocasião deste programa que faz dialogar mestres franceses e descobertas portuguesas, Bruno e João convidaram Edward Ayres d’Abreu a compor especialmente para este projeto, propondo uma parceria com a Antena 2 para a estreia desta obra encomendada, com a mpmp para a sua publicação.
Bruno Belthoise é pianista, escritor e improvisador. Foi distinguido pela Fundação Laurent-Vibert e recebeu o Prémio da Fondation de France em 1988. Obteve o “Diplôme Supérieur d’Exécution“ em Piano na École Normale de Musique de Paris em 1989 e foi “Révélation Classique ADAMI” em 1997. Aperfeiçoou a sua formação em França junto de mestres como Françoise Buffet-Arsenijevic, Bruno Rigutto, François-René Duchâble e Madeleine Giraudeau-Basset. Solista e membro do Trio Pangea, estreou várias obras de compositores como Emmanuel Hieaux, Alexandre Delgado, Bernard de Vienne, Fernando Lapa ou Sérgio Azevedo. Convidado regularmente por festivais em França e no estrangeiro, Bruno Belthoise interpreta repertório que vai de J. S. Bach até aos compositores contemporâneos. A sua discografia inclui uma vintena de CDs que acompanham a sua carreira de intérprete criativo. Desde 1986, tem sido também convidado a participar em numerosos recitais e formações de música de câmara. Na radiodifusão, participou em programações da France-Musique (Paris), da Saarländischer Rundfunk (Sarebrücken) e da Antena 2 (Lisboa). Este artista de talentos múltiplos, que gosta da representação nas suas diversas formas, é também fascinado pela arte de contar histórias associadas com o seu piano. Produziu para o público jovem diversos concertos narrados e gravou vários álbuns para a livraria áudio Frémeaux & Associates. Conta com mais de duzentos concertos comentados realizados desde 1995. Descobridor de partituras, tem dado a conhecer a música de compositores portugueses através de recitais e conferências em todo o mundo. Na sua carreira tem sido apoiado por instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Camões, o Ministério da Cultura e a Antena 2.
João Costa Ferreira é detentor do prestigiado “Diplôme Supérieur d’Exécution” em Piano da Ecole Normale de Musique de Paris, licenciado e mestre em Música e Musicologia pela Université Paris-Sorbonne. Iniciou os seus estudos musicais aos onze anos no Conservatório de Artes do Orfeão de Leiria com o Professor de piano Luís Batalha. Trabalhou também com as orquestras dessas intituição sob a batuta do Maestro Alberto Roque. Prosseguiu os estudos de piano na Ecole Normale de Musique de Paris, onde trabalhou com Marian Rybicki e Guigla Katsarava, e os estudos de musicologia na Université Paris-Sorbonne. João Costa Ferreira é detentor de vários prémios, destacando-se o 2º prémio (1º prémio não atribuído) no XVº Concurso Internacional de Piano Maria Campina e o 1º prémio “Musicologia” no 8º Concurso “Jeunes solistes de la Sorbonne”. Em 2015, João Costa Ferreira foi galardoado pela Cap Magellan com o prémio “Melhor revelação artística” numa gala para a celebração da República Portuguesa realizada nos salões do Hôtel de Ville de Paris. Atua em salas de espetáculos de Portugal, Espanha, França e Holanda, tendo já gravado para a Rádio e Televisão de Portugal Antena 2. Foi ainda solista da Orquestra Filarmonia das Beiras sob a direção do Maestro Ernst Schelle. Em 2009, iniciou a sua atividade de pedagogo, sendo convidado como assistente do pianista francês Jean Martin para atuar e lecionar no âmbito de masterclasses realizadas em França. Além disso, João Costa Ferreira é frequentemente convidado a orientar masterclasses nos conservatórios de música de Portugal tendo também participado na primeira edição do evento “As Lições dos Jovens Mestres”. Durante o ano letivo 2014-2015 lecionou, enquanto tutor, na Université Paris-Sorbonne. Atualmente, é docente no Conservatório Georges Bizet de Paris. João Costa Ferreira reviu e prefaciou as Cinco Rapsódias Portuguesas para piano de José Vianna da Motta para uma publicação inédita na editora AvA Musical Editions.