Temporada de Concertos Antena 2
Ciclo Portugalsom
em parceria com a Direção Geral das Artes e a ESML
19 fevereiro | 19h00
Auditório Vianna da Motta da
Escola Superior de Música de Lisboa | PortugalSom
Entrada gratuita
Duo in Harmony & ClusterLAB ensemble da ESML
Duo in Harmony
(duo de guitarras)
Miguel Ângelo e Francisco Alpoim
ClusterLAB XL
ensemble da ESML
Cláudia Anjos, soprano
Leonor Soares, flauta
Miguel Dias, oboé
Gonçalo Costa, clarinete
Hélia Varanda, clarinete baixo
Ana Siroruca, trompa
Guilherme Lopes, trompete
Rodrigo Freitas, trombone
João Alho, tuba
Maria Guerreiro, violino I
Tânia Nércio, violino II
Iris Almeida, viola
Carolina Veneno, violoncelo
Diogo Pereira, contrabaixo
Direção de Carlos Marecos
Programa
[Duo in Harmony]
Francis Kleynjans (1951) – Romance nº 1
– Tango de Abril
Máximo Diego Pujol (1957) – Milonga de Junio
Radamés Gnatalli (1906-1988) – Suite Retratos: Anacleto de Medeiros; Chiquinha Gonzaga
[ClusterLAB ensemble da ESML]
Francisco Lacerda (1869-1934) – Tenho tantas saudades
– Inda que o lume se apague
Fernando Lopes-Graça (1906-1994) – Romance do Cego
– Oh, Minha Amora Madura
Benjamin Britten (1913-1976) – The Bonny Earl o’Moray
Este repertório tem como fio condutor o trabalho de compositores eruditos do século XX a partir da inspiração na poesia e na música tradicional. Lacerda, compositor açoriano, parece estar na transição entre o romantismo e a modernidade, tendo em comum com Graça e Britten o gosto pelas músicas tradicionais.
Nestas duas trovas de Lacerda podemos encontrar um pouco do espírito do que se vem a designar por folclore imaginário, uma vez que a música não é originalmente popular. Estas canções de Graça, são harmonizações do compositor para canto e piano de música popular portuguesa. A canção de Britten é uma harmonização do compositor de uma melodia popular escocesa.
As orquestrações para ensemble de câmara alargado, realizadas por Carlos Marecos, partem dos originais para canto e piano dos três compositores, alargando timbricamente os gestos musicais dos compositores.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Zulmira Holstein
Francisco Alpoim começou a ter contato com a música aos 11 anos, ouvindo discos e vinis e tentando tocar guitarra elétrica como autodidata, vindo a aperfeiçoar a aprendizagem do instrumento com Nelson Dias (The Rising Sun Experience).
Aos 14 anos ingressa na Academia de Música de Óbidos, dando início ao estudo da guitarra clássica, com Abel Beja (Primitive Reason).
Desde 2012 até 2019, manteve o projeto musical FÜZZ e I Am The Ghost Of Mars, compartilhando o palco com bandas nacionais e internacionais.
Em 2015 transfere-se para a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, onde estudou com Eurico Pereira.
Prossegue em 2019 os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Guitarra de António Jorge Gonçalves e na classe de Música de Câmara de Fernando Fontes.
Em 2019 forma o Duo in Harmony em conjunto com Miguel Ângelo, um duo de guitarras.
Miguel Ângelo iniciou o seu contacto com a música aos 9 anos na MusiMusa, escola de música localizada no Montijo, na classe de Carlos Castro.
Aos dez anos ingressou no Conservatório Regional de Artes do Montijo, onde completou os oito graus de Conservatório em Guitarra Clássica e teve como professores de guitarra Dejan Ivanovic e Titus Isfan.
Ao longo do seu percurso académico obteve 3 premiações no Concurso Internacional de Guitarra do Montijo.
Deu vários concertos em estabelecimentos como: Festival do Estoril, Auditório Vianna da Motta e Teatro Joaquim de Almeida.
Foi solista na estreia da obra Requiem, de Joly Braga Santos na Escola Superior de Música de Lisboa e também em concertos com a Orquestra Sinfónica e o Coro do Conservatório Regional de Artes do Montijo.
Frequenta atualmente a Licenciatura em Execução de Guitarra Clássica na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Guitarra de António Jorge Gonçalves e na classe de Música de Câmara de Fernando Fontes.
Em 2019 forma o Duo in Harmony em conjunto com Francisco Alpoim, um duo de guitarras.
O ClusterLAB ensemble, é uma formação de geometria variável que tem desenvolvido desde 2011, um trabalho regular de laboratório com obras de estudantes da ESML, bem como com obras de repertório dos séc. XX e XXI, com ensaios colaborativos entre os instrumentistas, compositores, cantores e técnicos de som, bem como com a apresentação desse trabalho em concerto, integrando-se nas atividades de investigação com metodologias baseadas na prática, do Pólo da ESML/IPL – CESEM.
Para além de se apresentarem em inúmeras salas em Lisboa e pelo país, este ensemble tem-se apresentado em salas não convencionais, no desenvolvimento de um projeto de investigação de música para espaços específicos.
Desde 2011 até hoje o ensemble já estreou cerca de 50 obras de estudantes da ESML, onde se incluem também 6 produções de ópera contemporânea.
A PortugalSom é, há décadas, guardiã de uma parte fundamental da identidade musical portuguesa, constituindo um espólio sonoro inestimável. A sua missão foi sempre a divulgação da música de compositores e intérpretes portugueses, aproximando-a do grande público. Este Ciclo dá continuidade a essa missão, tornando vivo o património da PortugalSom e dando a conhecer novos intérpretes, novos compositores e novas obras.
Ouça o próximo andamento da PortugalSom.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2