Temporada Concertos Antena 2
15 Junho | 19h00
Museu do Oriente
Entrada Livre
Duo Sirius
Diogo João e Márcio Silva, guitarras
Programa
Tiago Quintas (1998) – Æquinoctia et Solstitia (2018)
I. Outono
II. Inverno
III. Primavera
IV. Verão
Lowell Liebermann (1961) – Nocturne-Fantasy, op. 69 (2000)<
Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968) – As guitarras bem temperadas, op. 199 (1962)
Prelúdio e Fuga nº 15 em Lá maior
Prelúdio e Fuga nº 18 em Fá sustenido menor
Prelúdio e Fuga nº 5 em Si menor
André Jolivet (1905-1974) – Sérénade pour deux guitares (1956)
I. Præludio e canzona
II. Allegro trepidante
III. Andante malinconico
IV. Con allegria
Programa inteiramente dedicado a música dos séculos 20 e 21, englobando alguns do pontos altos do programa apresentado pelo Duo Sirius no Prémio Jovens Músicos 2022.
Para além de três prelúdios e fugas de Castelnuovo-Tedesco, um dos compositores que mais escreveu para duo de guitarras, contamos ainda com os exemplos singulares da música de Jolivet, Quintas e Liebermann para esta formação.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís
Duo Sirius é um duo de guitarras formado por Diogo João e Márcio Silva, em atividade desde 2018. Os dois músicos conheceram-se em 2015 quando iniciaram os seus estudos com Dejan Ivanović, na Universidade de Évora, tendo, desde então, colaborado em diferentes projectos. Têm-se apresentado em concerto um pouco por todo o país, incluindo no Young Guitar Masters Paredes, Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, Festival Internacional de Música de Paços de Brandão e Festival Jovens Músicos. O duo foi recentemente distinguido com o 1.º prémio de Música de Câmara – Nível Superior na edição de 2022 do Prémio Jovens Músicos da RTP/ Antena 2 (prémio este que foi atribuído pela primeira vez a um duo de guitarras) e com o 1º prémio na primeira edição do concurso de duos de guitarra do Festival Internacional de Guitarra de Véria (Grécia).
Diogo João | Nascido a 21 de Outubro de 1997, natural de Lisboa, iniciou os seus estudos de música no Conservatório de Música D. Dinis com Nuno Sá.
Terminou a Licenciatura em Guitarra com Dejan Ivanovich na Universidade de Évora em 2018 e o Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música de Lisboa em 2021.
Fez masterclasses e cursos com diversos músicos tais como Michalis Kontaxakis, Ricardo Gallén, José Mesquita Lopes, Robert Trent, Guilherme Vincens, Toni Cotolí, Jesús Pineda e Leo Brouwer.
Foi o vencedor da edição 2020/21 do Prémio Jovens Músicos na categoria de Guitarra, nível superior. Destacam-se ainda prémios em 14 concursos nacionais e internacionais como o 19.º Concurso Internacional da Cidade do Fundão, 3.º Concurso Internacional de Guitarra da Academia de Música Fernandes Fão e Grande Prémio Lions 2019.
Márcio Silva | Nascido a 18 de junho de 1997, natural de Felgueiras, começou a tocar guitarra com o pai por volta dos 11 anos. Aos 12, começou a estudar no Conservatório de Música de Felgueiras, onde foi aluno de Nuno Cachada.
Em 2015, ingressou na Licenciatura em Música na Universidade de Évora, integrando a classe de guitarra de Dejan Ivanovich.
Em 2018, integrou o Grupo de Música Contemporânea da UÉ, dirigido por Christopher Bochmann, com o qual estreou e gravou obras de compositores portugueses.
Em contexto de masterclass, teve a oportunidade de trabalhar com guitarristas como Michalis Kon-taxakis, Zoran Dukic, Aniello Desiderio, Marcin Dylla e Hubert Käppel.
Ao longo do seu percurso, foram-lhe atribuídos vários prémios, mais recentemente nas categorias de Guitarra e de Música de Câmara do Prémio Jovens Músicos.
Fotos Inês Sioga / Antena 2