Temporada de Concertos Antena 2
31 janeiro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Filipa Franco Quinteto
Filipa Franco, voz e composição
Bernardo Tinoco, saxofone
Vasco Pimentel, piano e composição
Francisco Nogueira, contrabaixo
João Pereira, bateria
Programa
Filipa Franco (música) / Nazaré da Silva (letra) – A Casa
Filipa Franco – Abril
Filipa Franco – Canto da Terra
Paul McCartney / John Lennon – Norwegian Wood
Filipa Franco – Improvisação
Filipa Franco – Sonho
Filipa Franco – Imagem
Filipa Franco apresenta o seu primeiro projeto como líder e compositora, com Filipa Franco Quinteto: Filipa Franco (voz e composição), Bernardo Tinoco (saxofone), Vasco Pimentel (piano e composição), Francisco Nogueira (contrabaixo) e João Pereira (bateria). Juntos, interpretam repertório original: canções, a maioria em português, e temas instrumentais onde a voz assume um papel mais rítmico e textural. A música procura um lugar intimista e lírico, através das canções e letras, mas também bruto e cru, com a exploração da improvisação livre, conjugando, assim, os dois opostos.
O projeto surgiu no último ano da licenciatura, em 2021, na Escola Superior de Música de Lisboa, a pedido da professora Maria João que lançou às suas alunas finalistas, a ideia de idealizar e gravar um disco.
As canções de Filipa Franco nasceram, então, deste desafio. Surgiu um repertório variado, mas coeso, onde os temas não procuram um sentido literal e objetivo, mas sim evocativo de imagens ou cenários visuais, tal como as letras que os acompanham. É uma reflexão honesta do trabalho que Filipa Franco procurou criar e desenvolver para este projeto, o seu primeiro onde se assume como líder e compositora.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Filipa Franco | Nasceu em 1996. Desde cedo demonstrou um grande interesse pelas artes, principalmente pela dança, com a qual criou uma afinidade especial devido aos seus pais, bailarinos da Companhia Nacional de Bailado desde 1985. Chegou a participar em espetáculos como O Quebra-nozes e Dama das Camélias, em 2004 e 2005, a convite de Mehmet Balkan, então diretor da CNB.
Começou com aulas de piano clássico aos 12 anos, com Adeline Esteves da Silva. Aos 15 anos, iniciou o seu percurso no jazz, tendo aulas privadas com a cantora Rita Maria e, no mesmo ano, ingressou na escola de jazz Luís Villas-Boas, onde completou o curso regular de quatro anos, em jazz vocal. Complementou, ainda, o seu estudo com dois anos de piano jazz, como 2º instrumento, no 3º e 4º anos do curso, com Margarida Campelo. Em 2018 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, com professores como Maria João e João Paulo Esteves da Silva, entre muitos outros músicos de grande destaque em Portugal. Termina a licenciatura em 2021, com nota de 20 valores no recital final de instrumento. No ano 2021, inicia os seus estudos no Mestrado em Música, também pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Tocou e colaborou com músicos e artistas, ambos de cariz nacional e internacional, como Gonçalo Sousa, Nuno da Rocha, Sérgio Pelágio, Mariana Dionísio, Rosanna Helena Bach e Tupac Martir.
Bernardo Tinoco | Nasceu em Lisboa em 2000 e iniciou em 2010 o estudo de saxofone. Teve como professores do mesmo instrumento na vertente clássica e jazz Hélder Alves, João Capinha, Ricardo Toscano, João Pedro Silva, João Mortágua e Pedro Moreira. Frequentou cursos de verão, masterclasses, seminários e ainda a Big Band Júnior. Das ações de formação frequentadas, destacam-se as lecionadas por Jacob Sacks, Ben van Gelder, Perico Sambeat, Peter Bernstein, Joe Chambers, George Cables, Gilad Hekselman, Mário Laginha, entre outros.
Tanto no contexto académico como profissional, Bernardo Tinoco tem colaborado regularmente com alguns dos músicos de maior relevância no panorama do jazz nacional. Como líder ou sideman tocou já em espaços e festivais como Hot Clube de Portugal, Porta-Jazz, Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, CCB, Festival Caldas Nice Jazz, Festival Robalo Jazz – Antena 2, Convento de S. Francisco, Estarrejazz, Cine-Teatro Avenida – Noites Azuladas, Casa da Cultura de Setúbal, Festival de Jazz de Viseu, Festival Internacional de Saxofone de Palmela, entre outros.
Tem colaborado com Orquestras de Jazz nacionais, alguns dos cantautores portugueses mais aclamados e conta já com participações em trabalhos discográficos de diferentes projetos.
Atualmente co-lidera o grupo GARFO que conta com a participação de João Almeida, João Fragoso e João Sousa, NoMad Nenúfar com Tom Maciel e Daya com Marta Rodrigues. É membro da associação Robalo Music e está a frequentar o Mestrado em Ensino de Música na variante de jazz na Escola Superior de Música de Lisboa.
Vasco Pimentel | Pianista português nascido em 1994. Filho de Delfina Pimentel, professora de música, e de Paulo Lamas Pimentel, conceituado afinador e técnico de pianos a nível nacional. A música foi sempre uma constante na sua vida, quer em casa, quer em concertos, os quais começou a frequentar desde muito cedo. Na sua família faz parte da quarta geração de músicos de renome no panorama nacional. Aos quatro anos de idade começou a aprender piano com Lilia Rakova. Aos dez anos ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde completou o 8º grau de piano clássico, com Martin Gerhardt. Paralelamente ao ensino do piano clássico, estudou percussão na Escola da Orquestra Metropolitana de Lisboa e bateria na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas. Aos 14 anos manifestou o seu interesse pelo jazz e teve como professores Paula Sousa, Dan Hewson e Ana Araújo. Completou o curso de piano na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas com Óscar Graça, terminado em 2013. No mesmo ano, ingressa na Escola Superior de Música, na licenciatura em piano jazz, de 2013 a 2016. Em 2019 completa o Mestrado em Música, também na Escola Superior de Música de Lisboa, com o pianista João Paulo Esteves da Silva, seu professor durante cinco anos. Participou em vários workshops de jazz em Portugal e em Espanha onde teve oportunidade de ter aulas com Aaron Goldberg, Jorge Rossy, Jeff Ballard, Michael Kanan, Ben Street, entre outros.
Tem atuado com várias formações de Jazz e World Music tendo já pisado o palco de festivais importantes como o EDP Cool Jazz ou Dias da Música no CCB, com os seus mais recentes projetos Vasco Pimentel Trio e o duo Jugalbandish, piano e tablas.
Gravou como sideman discos com Inês Pimenta Son of Daedalus (2018) e com Gonçalo Sousa Nova Construção (2019).
Francisco Nogueira | Compositor e contrabaixista, nascido em 1996 em Lisboa. Estudou seis anos de música clássica na Academia de Amadores de Música, e dois anos na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas. Em 2015, ingressou em Conservatory van Amsterdam, na Holanda, onde obteve a licenciatura em Contrabaixo Jazz, terminada no ano de 2019. Durante este percurso estudou com mestres da música nacional e internacional, dos quais se destacam John Clayton, Petter Eldh, Ernst Glerum, Frans Van der Hoven, Fernando Flores, André Carvalho, André Santos, Luísa Marcelino, João Hasselberg, Nuno Costa e Nelson Cascais.
Ao longo da sua carreira tocou no Hot Club Lisboa, no Filloa Jazz Club (Galiza- Espanha), Bimhuis (Amsterdão), Teatro do Bairro, entre muitos outros.
Nogueira ganhou um prémio de menção honrosa com o seu original Uma Revoada num Sonho no concurso de Composição Bernardo Sassetti, trabalhou com a companhia Teatro dos Alóes como compositor e intérprete, e ganhou o prémio de Melhor Projeto 2021 atribuído pela Restart Creative Education.
Recentemente compôs para a curta-metragem de Nicolas Bouchez Nada para ver aqui, a qual ganhou uma menção honrosa no festival Berlinale, e participa no projecto da Chica que venceu o apoio GDA e uma menção honrosa por parte dos Novos Talentos Fnac 2021.
João Pereira | Nasceu em Lisboa em 1994. Aos 6 anos começou a estudar percussão de orquestra no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa, e, mais tarde, no Conservatório Nacional. Com 14 anos aproximou-se do jazz através do Lisbon Jazz Summer School e começou a estudar na Escola de Jazz Luís Villas-Boas. Licenciou-se em Performance Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa e pelo Conservatoire National Superieur de Musique et de Danse de Paris, França.
Reside atualmente em Lisboa, e trabalha como baterista em variadas áreas, ao lado de artistas como André Fernandes, Mário Laginha, Ricardo Toscano, Sara Serpa, Romeu Tristão, André Matos, Norberto Lobo, Masa Kamaguchi, Paula Diogo, Gonçalo Marques, Miguel Moreira, Bill McHenry, Filipe Melo, Practically Married, Tonan Quito, Jacob Sacks e Enrique Oliver.
É membro fundador da Robalo Music e programa os concertos de jazz do Café Dias, em Alcântara.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2