Temporada de Concertos Antena 2
11 dezembro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Kolme
Ruben Alves, piano, teclado
Miguel Amado, contrabaixo, baixo elétrico
Carlos Miguel Antunes, bateria, percussões
Programa
1 – Vôo
2 – Onze sonhos
3 – Memórias de infância
4 – Recomeço
5 – Alto
6 – Cidade Fora
7 – O desejo dos mansos
8 – Coro
9 – Pulguita
Dez anos de existência, três álbuns a trio (‘Kolme’ significa ‘três’ em finlandês) de Rúben Alves, Miguel Amado e Carlos Antunes, desaguam num álbum em que a empatia, experiência e amizade dos três músicos se coadunam com a cascata criativa de Alves como compositor. Do jazz europeu à música erudita, a coesão dos Kolme atinge no Vol. III uma maturidade que se traduz num entusiasmo sonoro que faz do simples, complexo, e do complicado, fácil. Um álbum de audição viciante que viaja por atmosferas hipnóticas, ritmos contagiantes e momentos de introspeção.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
O trio de piano tem sido o formato favorito da maioria dos pianistas de jazz, onde piano, contrabaixo e bateria se espalharam, com dinâmicas excecionais, ao longo da história do jazz pós-bebop. Dizia-se que o trio de piano de jazz representava a essência do jazz da forma mais condensada, mas eficaz. O legado deixado pelo Bill Evans Trio, continuado por Keith Jarrett e, mais recentemente, por Brad Mehldau, é inevitável e mantém o caminho aberto para novas abordagens.
Kolme acrescenta uma nova perspetiva sobre o jazz piano trio, influenciado por uma ampla gama de campos musicais, devido à formação diversificada dos seus três músicos: Ruben Alves, Miguel Amado e Carlos Miguel. Kolme nutre o seu repertório interagindo de forma a construir distintos pontos de vista sobre o jazz piano trio.
O álbum de estreia, em 2012, é quase inteiramente composto por músicas originais. Em 2016 editam o seu segundo trabalho, com o título Kolme vol. II. Contendo exclusivamente composições originais, da autoria de Ruben Alves, este novo trabalho é uma evolução natural do anterior, mantendo o mesmo universo musical, e elevando ainda mais a cumplicidade entre os três elementos que tocam juntos há anos. As participações vocais de Elisa Rodrigues, Luísa Sobral e Ana Bacalhau enriquecem a música de uma forma intensa.
Ruben Alves | Músico, pianista e compositor. Nascido em 1976, filho de pais músicos, aprendeu desde cedo o gosto pela música e pela composição. iniciou os estudos musicais aos 5 anos e, a partir dos 8 anos, começou a estudar piano e terminou o curso geral de piano com 19 valores.
Complementou a sua formação com professores como Mário Laginha e João Paulo Esteves da Silva. A sua formação Jazzística vem de uma temporada que passou em Barcelona na L’aula da Berklee College of Music.
As suas inúmeras participações, a solo ou com outros artistas nacionais e estrangeiros, não se esgotam em espetáculos musicais, mas atravessam áreas tão diversificadas como o teatro, cinema (documentários e filmes) e televisão (programas, novelas, castings e concursos).
Com muitos anos de experiência pedagógica, leciona a nível privado e em instituições de ensino, desde a iniciação ao instrumento até aos níveis mais avançados, tendo realizado igualmente diversos workshops. Nas áreas do cinema e da televisão participou com interpretações improvisadas nos ciclos de cinema mudo da cinemateca portuguesa e foi professor e pianista em programas televisivos.
Acompanhou ao piano diversos cantores como Mariza, Fausto e Carminho. Atualmente toca com Rui Veloso, Cuca Roseta e João Gil.
Na área do jazz tem desenvolvido trabalho de autor com os seguintes títulos: Clara Madrugada (2000) e Súbito (2008). Em 2012 lançou Kolme, em co-autoria com Carlos Miguel (bateria) e Miguel Amado (contrabaixo), e em 2017, Kolme II.
Em 2017 editou Lúmen, um trabalho de revisitação a hinos religiosos; em 2018, O Mais Pequeno Espaço Apreciável de Tempo e em 2020 Manto.
Miguel Amado | Nascido em 73. Estudou guitarra clássica com Piñeiro Nagy, na Academia de Amadores de Música, tendo completado o 6º Grau do respetivo curso. Tem, no entanto vindo a dedicar-se mais aprofundadamente ao estudo do Jazz, e do baixo elétrico. Estudou na escola de Jazz do Hot Club de Portugal, tendo igualmente estudado particularmente com professores como Pedro Madaleno com quem estudou improvisação, composição e arranjo. Participou em vários workshops de importantes músicos estrangeiros como Phil Markowitz, Ed Neumeister, Arnie Lawrence, Bruce Barth ou Henry Martin.
Há vários anos que dá aulas particulares, sendo também professor das disciplinas de baixo elétrico e combo na escola de jazz do Hot Clube de Portugal. Tem lecionado igualmente diversos workshops e masterclasses em locais como o conservatório da Horta (Faial – Açores), Faculdade de Medicina do Porto, Workshop de guitarra elétrica (com Luís Moreno) no Teatro Municipal de Algés.
Tem tocado com diversos outros projetos de música improvisada como o Trio de Pedro Madaleno (com Pedro Madaleno e Bruno Pedroso), Ficções, Under Pressure, Spill (projeto do guitarrista André Fernandes), Opium ou Password, colaborando com músicos como Rui Luís Pereira (Dudas), Jorge Reis, Alexandre Frazão, Carlos Vieira, Alexandre Manaia, Chris Alexander, Alexandre Dinis, Luís Moreno, Vicky, etc.
Participou como músico convidado na gravação do CD de musica instrumental Just in Time do guitarrista Luis Moreno, editado em 2002. Recentemente iniciou o seu próprio projeto, o Quarteto de Miguel Amado. Um projeto que se insere dentro da área do jazz contemporâneo onde tem a possibilidade de tocar as suas próprias composições. Neste grupo já colaboraram músicos do mais alto nível como Ruben Alves, Vicky, Guto Lucena, Pedro Madaleno ou Bruno Pedroso. Em outras áreas musicais tem tocado com nomes como Fausto (com quem gravou o CD A ópera mágica do cantor maldito em 2003), Lúcia Moniz, André Sardet ou Anabela Duarte.
Carlos Miguel Antunes | Iniciou os seus estudos musicais aos 18 anos, no Hot Clube de Portugal, tendo como professores André Sousa Machado, Mário Delgado, Sérgio Plágio, João Moreira, Pedro Madaleno, entre outros. Mais tarde frequentou workshops com Karl Berger, os bateristas Dom Famularo, Rod Morgenstein, Sonny Emory, Virgil Donnati, etc.
Na sua carreira profissional trabalhou com os artistas Rui Veloso, Dulce Pontes e Luísa Sobral, com os quais percorreu salas de espetáculos por todo o mundo. Acompanhou, também, outros nomes do panorama nacional, tais como: Jorge Palma, Mafalda Veiga, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Sara Tavares, Nuno Guerreiro, Adelaide Ferreira, entre outros.
Possui ainda uma vasta experiência enquanto músico de orquestra em vários programas televisivos: O Passeio dos Alegres, Herman 98; Herman SIC, etc.
Integra vários projetos na área do jazz, tais como Ficções de Dudas, Politonia de José Soares e Massimo Cavalli e Kolme, com Ruben Alves e Miguel Amado.
O baterista é professor de bateria e combo na JB Jazz.