Temporada de Concertos Antena 2
6 março | 19h00
Auditório do
Instituto Superior de Economia e Gestão
Entrada gratuita
Manuel Teles & Alexandra Tchernakova
Recital de saxofone e piano
Manuel Teles, saxofones soprano, alto e tenor
Alexandra Tchernakova, piano
Programa
Mário Laginha (1960) – Horn Please
Gavin Bryars (1943) – Harlesden *
Chick Corea (1941-2021) – Florida to Tokyo – Sonata para Saxofone Alto e Piano *
Fazil Say (1970) – Suite Op.55 *
António Victorino d’Almeida (1940) – Stepdance
* estreia nacional
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Reinaldo Francisco

@ Yara Piras
Manuel Teles | Saxofonista português com mais de vinte prémios nacionais e internacionais. Está interessado em criar, procurar e promover a nova música, seja a solo ou com as demais formações, cruzando-a, sempre que possível, com outras formas artísticas.
É licenciado pelo Conservatorio Giuseppe Verdi de Milão com Summa Cum Laude sob a orientação de Mario Marzi. O seu percurso musical começa no Conservatório de Palmela e na Metropolitana, em Lisboa, acompanhado por João Pedro Silva.
A versatilidade de Teles abrange música moderna, repertório saxofonístico, improvisado e orquestral. Apresentou-se em salas como o Centro Cultural de Belém, Teatro Filarmonico di Verona, Casa da Música, Auditorium Parco della Musica Ennio Morricone, Coliseus do Porto e Lisboa, MEO Arena, e Gulbenkian.
Tem vindo a colaborar com a Kansas University Orchestra, Divertimento Ensemble, Hallo Mr. Sax Orchestra, mdi ensemble, MLOrK Milan Laptop Orchestra, Orchestra dell’Accademia Nazionale di Santa Cecilia, Ensemble mpmp, Orquestra Metropolitana de Lisboa e com o Ensemble Scaligero do Teatro alla Scala.
Trabalhou com maestros, intérpretes e compositores como Salvatore Sciarrino, Luís Tinoco, Jacob TV, Gavin Bryars, Mikel Urquiza, Maxime Pascal, Luca Francesconi, Pedro Amaral, António Victorino d’Almeida e Martim Sousa Tavares. O seu interesse paralelo por outras culturas, particularmente as do sudeste europeu e Índia, tem sido uma inspiração profunda para explorar diferentes conceções musicais, levando-o a trabalhar com Robert Olan e Hariprasad Chaurasia.
Juntamente com o percussionista Paulo Amendoeira forma o Astrus Duo, grupo vencedor do Prémio Jovens Músicos RTP/Antena 2 de 2019. Em 2022, lançaram o álbum Ascolta!, editado pelo mpmp, com nova música para saxofone e percussão de Daniel Bernardes, João Pedro Oliveira, João Quinteiro, Telmo Marques e Paulo Jorge Ferreira.
Em 2023, lançou Lisboa-Milano, com peças para saxofone alto solo de Salvatore Sciarrino, Luca Francesconi, João Pedro Oliveira, Christopher Bochmann e Vincenzo Parisi, com selo Stradivarius. Acerca deste disco, a revista Amadeus escreveu que “Teles trata o seu saxofone como uma criança rebelde”. Manuel adora essa conotação!
2025 traz um novo CD em duo com a pianista Alexandra Tchernakova, com obras de Mário Laginha, Chick Corea, Gavin Bryars, Fazil Say e António Victorino d’Almeida, numa edição da britânica GB Records.
Manuel Teles é também coautor do podcast Piazza degli eroi, onde, semanalmente, debate sobre temas que se estendem desde a arte até à morte (sabendo que uma coisa leva inevitavelmente à outra, e vice-versa!).
Alexandra Tchernakova | Iniciou o seu percurso musical aos 4 anos no Victoria Conservatory of Music (Canadá) e, posteriormente, ingressou na Junior Royal Academy of Music, em Londres. Foi-lhe atribuído, em 2009, o título de Nottingham Young Pianist of the Year. Mais tarde, recebeu uma bolsa de estudos do vice-chanceler da Universidade de Bristol e teve a oportunidade de interpretar os concertos para piano e orquestra de Saint-Saëns e Schumann.
Muda-se posteriormente para Moscovo para aprofundar os seus estudos de piano com V. Ochinnikov, T. Rusanova, I. Silivanova e V. Petrova na Academia de Música Gnesin. Após concluir a licenciatura, prosseguiu a sua formação com um mestrado em Música de Câmara Vocal no Conservatorio Giuseppe Verdi de Milão, sob a orientação de Daniela Uccello, e frequentou um curso pós-diploma em Música de Câmara com Nazzareno Carusi e Marco Zuccarini na Fondazione Accademia Internazionale di Imola. Realizou masterclasses com Natalia Trull e Andrea Turini.
Atualmente, Tchernakova estuda privadamente com Vsevolod Dvorkin e toca regularmente em duo com o saxofonista Manuel Teles. Trabalha com cantores em toda a Europa, como Omar Mancini, Riccardo Zanellato, Juliana Grigoryan, John Potter e Leonardo Cremona.
Apresentou-se em festivais como o Superperspectives Festival de Lyon, Torino Jazz Festival, Piano City Milano, Festival Fragments: The Wasteland 2022, St. George’s Bristol e a Bienal de Veneza de 2024, colaborando com o Moscow Contemporary Music Ensemble. É membro do Gavin Bryars Ensemble.