No âmbito da celebração do
10º Aniversário do Concerto Aberto, a Antena 2 convida, para o último dos quatro concertos comemorativos, Marina Pacheco e Olga Amaro
. Sendo um dos objectivos, ao longo destes dez anos de Concertos Abertos, estímular o percurso artístico dos participantes no Prémio Jovens Músicos RTP/Antena 2, não quisemos deixar de convidar uma das laureadas, Marina Pacheco, vencedora do 1º prémio na categoria de canto, nível superior, em 2012.
27 Outubro | 19h00
Auditório Caixa Geral Depósitos,
Marina Pacheco & Olga Amaro
Marina Pacheco | canto
Olga Amaro | piano
Programa
Descoberta das Américas
I
Rui Soares da Costa (1958) – Balada para uma Inês morta!
II
Marina Pacheco iniciou os seus estudos musicais com Pedro Telles e licenciou-se na ESMAE sob orientação de José de Oliveira Lopes. É mestre em Performance Musical pela UCP – Escola das Artes, onde estudou com António Salgado e Sofia Serra. Em 2010/2011 integrou o Vlaamse Operastudio, na Bélgica, sendo bolseira do Programa Leonardo da Vinci e da Robus Foundation. Atualmente aperfeiçoa os seus conhecimentos técnicos e estilísticos com o maestro Marc Tardue e o tenor Paulo Ferreira.
Apresenta-se regularmente em Portugal e no estrangeiro. Interpretou protagonistas em mais de dez óperas, foi solista em diversas oratórias e integra vários projetos de música de câmara. É elemento da European Network Opera Academies – ENOA – como representante da Fundação Calouste Gulbenkian. Recebeu o 1º lugar no Prémio Jovens Músicos RTP/Antena2 – categoria de canto, nível superior (Portugal, 2012), o Prémio Vladislava Starkova no Concurso Internacional de Canto Pustina (Rep. Checa, 2012), 2º, 3º prémios e Prémio Melhor Interpretação Canção Portuguesa nos 5º e 6º Concursos da Fundação Rotária Portuguesa (Portugal, 2011/2012) e o Prémio Finalista mais Jovem no Terzo Concorso Internazionale di Canto Lirico Luciano Neroni (Itália, 2009).
Em 2010, lançou o disco João Arroyo: obra para canto e piano com a pianista Joana David (Phonedition Records) e, em 2013, o disco Canções de Lemúria – Marina Pacheco & Olga Amaro (Parlophone).Olga Amaro é uma pianista com presença regular como solista e músico de câmara, tendo realizado concertos em Portugal, Espanha, Roménia, África do Sul e Moçambique. É diplomada pela Universidade de Stellenbosch (África do Sul), onde integrou durante anos a classe da pianista Nina Schumann com quem concluiu em 2008 o grau de Mestre em Piano Performance cum laude. Ao longo do seu percurso musical foi aluna de Eugénia Moura (Academia de Música Fernandes Fão – AMFF) e Constantin Sandu (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo – ESMAE), formando-se paralelamente com músicos como Helena Sá e Costa, Sequeira Costa, Vladimir Viardo, Konstantin Sherbakov, Alexei Lubimov, entre outros.
Detém vários prémios aos níveis nacional e internacional, como o – 1º Prémio do Concurso Nacional Florinda Santos (1996, S. João da Madeira) e o 1º Prémio na Categoria de Ensemble do ATKV-Muziq Competition (2005, África do Sul). De 1997 a 2003, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo também recebido o Prémio Lions Clube e a Bolsa de Mérito do Instituto Politécnico do Porto (2002, Porto). Em 2011, foi laureada com o Prémio de Melhor Pianista no 5º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa. Em outubro de 2013 lança em conjunto com a soprano Marina Pacheco o disco Canções de Lemúria.
Transmissão em direto
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís
Marina Pacheco e Olga Amaro estiveram na Antena 2, no programa Império dos Sentidos, no dia 26 de Outubro.