Temporada de Concertos Antena 2
4 dezembro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Marta Rodrigues Quinteto
Marta Rodrigues, voz e composição
Duarte Ventura, vibrafone
Miguel Meirinhos, piano
Gonçalo Naia, contrabaixo
João Sousa, bateria
Programa
Apresentação do álbum Inscape
1. Inscape
2. Onda
3. Part I Dancing with the Sea
4. Part II Waiting for Life
5. Why do I desire
6. Deriva
7. Chaos and Calm
8. When it’s all gone
Inscape apresenta composições originais que evocam diferentes ambientes e paisagens sonoras, através de uma profunda exploração de texturas e timbres, reforçadas por poemas e momentos de improvisação livre. Em todo o repertório, a liberdade, o conjunto e o lirismo são o mote. Partindo desta premissa, a cantora reuniu quatro músicos que se complementam e proporcionam uma diversidade que valoriza as suas composições.
Neste concerto, é apresentado Inscape, o disco de Marta Rodrigues Quinteto, editado pela Robalo Music em setembro deste ano com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, da Junta de Freguesia São Gonçalo de Lagos e da Antena 2.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Marta Rodrigues (Lagos, 2000) atualmente reside em Lisboa. Por influência dos pais, grandes apreciadores de música, iniciou os seus estudos musicais com apenas 4 anos. Começou por estudar violino na Academia de Música de Lagos, e mais tarde, paralelamente ao violino, aprendeu a tocar clarinete e saxofone. Em 2010 começou a cantar com a Orquestra Ligeira de Lagos, passando por um repertório musical variado.
Em 2015 conclui o 5º grau de violino, o 2º grau em canto jazz na Escola de Jazz e Música Moderna do Algarve e nesse mesmo ano, devido ao enorme gosto pela música jazz, tomou a importante decisão de ir estudar para Aveiro, ingressando assim no curso profissional de instrumentista de Jazz do Conservatório de Música da Jobra.
No fim dos três anos de curso seguiu diretamente para a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, onde teve oportunidade de estudar com Maria João, João Paulo Esteves da Silva, Afonso Pais, João Moreira, entre outros. Atualmente frequenta o segundo ano de Mestrado em Ensino de Música, na mesma instituição.
Realizou inúmeros concertos em contexto profissional e académico, atuando em diversas salas de espetáculo como Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Hot Club Portugal, Teatro Avenida e Centro Cultural de Lagos.
Em 2021 participou no Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro com o seu projeto de música original, tendo obtido uma Menção Honrosa na categoria de composição. Em 2022, integrou o programa e residência artística “Jovens Compositores” enquanto performer, organizado pelos Estúdios Victor Córdon. Nesse mesmo ano, foi coordenadora e professora de voz do “Workshop de Música Moderna” inserido no festival de música “LAGOS MMFEST”.
Presentemente, Marta Rodrigues lidera o seu projeto de música original “Marta Rodrigues Quinteto” e integra diversos projetos enquanto sideman e co-líder, como “Daya”, o duo partilhado com o saxofonista Bernardo Tinoco, ou, “Forget About Mars”, grupo liderado pela pianista e compositora Débora King. Em simultâneo, trabalha ativamente com a Associação Orquestra Ligeira de Lagos, participando na organização dos mais variados eventos e concertos.
Para além de performer, dedica parte do seu tempo ao ensino de música. Leciona aulas de piano na escola International Sharing School, aulas de voz na Academia de Música improviso, e, recentemente, aulas de voz (jazz) na Escola Superior de Música de Lisboa.
Duarte Ventura (2000) iniciou os seus estudos musicais aos dez anos de idade na Associação Filarmónica Arganilense, tendo frequentado aulas de percussão e de formação musical. Aos doze anos começou a estudar no Conservatório de Música de Coimbra, continuando a sua formação clássica em percussão.
Em 2015, decide mudar de rumo, focando-se apenas no vibrafone e na vertente jazz, ingressando no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra. Após os três anos do curso, é admitido na Escola Superior de Música de Lisboa, instituição que lhe permitiu ter aulas com músicos de renome nacional e internacional, como Jeffery Davis, André Fernandes, João Moreira, Afonso Pais, entre outros.
A sua formação também passou pela participação de masterclass com Luís Figueiredo, Carlos Azevedo, André Fernandes, Nuno Ferreira, Ohad Talmor, Dan Weiss, Miles Okazaki, Sara Serpa, Matt Pavolka.
Participou nas últimas duas edições de “Seminário Internacional de jazz Alhaurin de la Torre” onde teve aulas e masterclass com David Kikoski, Leo Genovese, Joe Farnsworth, Joel Frahm, entre outros. Participou também no workshop “Som Crescente” liderado pelo trompetista Peter Evans e o acordeonista João Barradas e no “Begues Jazz Camp” onde participou em aulas e masterclass com Jorge Rossy, Jesse Davis, Felix Moseholm, Jaume Llombart, entre outros.
Atualmente integra vários projetos enquanto sideman, como Marta Rodrigues Quinteto e Apophenia, e lidera os seus grupos de música original Duarte Ventura Trio com os músicos Bernardo Tinoco e João Pereira, duo com João Gato e Duarte Ventura Quinteto, o mais recente projeto que conta com Miguel Valente, Miguel Meirinhos, Zé Almeida e Luís Possollo.
Miguel Meirinhos | Nascido em 1998, é um pianista residente na cidade do Porto. Ao longo dos últimos anos teve a oportunidade de integrar vários projetos focados na interpretação de música original. Em 2022 lançou o seu primeiro disco Ninhos, através da editora Carimbo Porta-Jazz, composto por música sua e da cantora Joana Raquel. Recentemente tem colaborado com músicos ativos na cena portuense em grupos como Mário Barreiros quarteto, com o qual gravou o disco Dois quartetos sobre o mar, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Nuno Campos quarteto, autores do disco Tacatarina Ten, North Camels Large Ensemble e Pedro Molina Quartet. Em 2002 deu os primeiros passos na área da música, passando pela escola Bando dos Gambozinos, onde teve aulas de coro, formação musical, piano e música de câmara/ combo. Ingressou no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o ensino secundário artístico especializado e na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – concluiu a sua licenciatura em Performance Jazz.
Na sua abordagem ao piano está enraizada a tradição jazzística, de onde são provenientes as suas principais referências. Já tocou em várias salas e festivais reconhecidos, entre estes destacam-se: Murcia Jazz Festival (2022) – Pedro Molina Quartet; Festival Porta Jazz 11ª (2021) e 12ª edições (2022) – Nuno Campos Quarteto; Ninhos; Teatro Constantino Nery (2021) – Orquestra Jazz de Matosinhos convida Miguel Meirinhos; Loulé Jazz ‘21 – Miguel Meirinhos trio; Verão é Jazz (2021) – Miguel Meirinhos trio; Ar de Jazz (2021) – Sketch Route, North Camels Large Ensemble; Festival Robalo (2019) – Uniforme; Residencial 12.0; Hot Clube de Portugal (2019) – Uniforme; Casa da Música, Sala Suggia (2022) – Orquestra Jazz de Matosinhos & Guillermo Klein; Casa da Música, Bar dos Artistas (2019) – Nuno Campos Quarteto; Hristo Goleminov e Miguel Meirinhos e Casa da Música, Sala 2 (2018) – Esmae Jazz Ensemble.
Gonçalo Naia | Contrabaixista natural de Aveiro. Iniciou o seu percurso musical em 2015 no Conservatório de Música da Jobra onde teve a oportunidade de estudar com Demian Cabaud, Carl Minnemann, Marcos Cavaleiro, Pedro Neves, entre outros. Em 2018 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa na variante Jazz, estudando com Bernardo Moreira, Nelson Cascais, Jeffery Davis, Afonso Pais, Bruno Pedroso, entre outros. Participou em Masterclasses com Jacob Sacks, Ethan Iverson, Mark Turner, Tony Malaby e Larry Grenadier. Após terminar os seus estudos mantém aulas privadas com Alejandro Erlich Oliva, Mané Fernandes, Jacob Sacks e Michael Formanek.
Desde a sua chegada a Lisboa teve a oportunidade de subir ao palco com vários músicos do núcleo de jazz de Lisboa tais como Nuno Ferreira, André Sousa Machado, João Pedro Coelho, Ricardo Toscano, Bruno Pedroso, Jeffery Davis. Em estúdio gravou a canção Vida de Jorge Palma e Onde vais amanhã de Cláudia Pascoal.
João Sousa (Faro, 1990) é músico, baterista e compositor. Em 2017 concluiu o mestrado em música – variante jazz no Royal Conservatory of the Hague onde estudou com o reconhecido mestre holandês Erik Ineke. Durante esse período tocou com os saxofonistas Ben van den Duncan e Simon Rigter, com o pianista Johan clement e gravou dois discos enquanto “sideman”.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2
(junto às bios)