Temporada de Concertos Antena 2
24 janeiro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Mateus Saldanha Organ Trio
Mateus Saldanha, guitarra
Hugo Lobo, Hammond
Francisco Gomes, bateria
Programa
Jimmy McHugh – I’m In the Mood For Love
Wayne Shorter – United
Mateus Saldanha – Hazel Eyes Ballad
Mateus Saldanha – Majesty
Hub Atwood – No One Ever Tells You
Mateus Saldanha – Moon Dog
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Mateus Saldanha Organ Trio é um grupo composto por Mateus Saldanha na guitarra, Hugo Lobo no Hammond e Francisco Gomes na bateria. Ligados pela amizade e cumplicidade, mas também por uma vontade de se desafiarem a si próprios, propõem-se a tocar repertório fresco e inovador, passando por composições originais de Mateus Saldanha, bem como a rica tradição jazzística com os standards de jazz e do blues que fazem parte do cancioneiro americano.
O grupo promete trazer novas cores e ritmos em cada tema que interpreta, com uma interação intuitiva e fresca entre si, direcionando sempre tudo o que tocam de forma a servir a música, procurando constantemente uma interpretação moderna bem como tradicional.
O trio já partilhou o palco várias vezes juntos, criando assim uma forte ligação rítmica, bastante fluente e flexível.
Em julho de 2023, Mateus Saldanha Organ Trio foi um dos vencedores do Prémio Jovens Músicos da RTP .
Mateus Saldanha | Começou os estudos de guitarra em clássico no Conservatório de Santa Comba Dão, onde trabalhou a sua musicalidade, técnicas instrumentais, assim como treino auditivo e solfejo. Concluiu os estudos no Conservatório e a escola básica em 2017, tendo se candidatado a duas Escolas Secundárias de Jazz (Conservatório de Música de Coimbra e JOBRA em Estarreja.), tendo sido admitido nas duas escolas. Estudou durante três anos no Conservatório de Música de Coimbra, no curso profissional de instrumentista de jazz. Em 2020 terminou o curso tendo continuado os seus estudos na universidade de Lisboa (Escola Superior de Música de Lisboa) em jazz, o qual terminou em julho de 2023.
Nos últimos três anos em Lisboa, fez vários concertos, tocando para outros músicos como em nome próprio com o seu trio, apresentando-se em grandes festivais de jazz em Portugal (EDP Cool Jazz, Festival de Jazz Caldas da Rainha, Funchal Jazz).
Em Novembro de 2021, com apenas 19 anos, Mateus Saldanha participou no Jarek Smietana Jazz Guitar Competition, tendo sido um dos vencedores da competição. Um dos júris foi o aclamado guitarrista Wolfgang Muthspiel.
“Mateus Saldanha sensitive and charismatic performance earned him an invitation from Wnuk to perform at the Kraków Summer Jazz Festival next summer. The 19 year old from Coimbra, Portugal is developing his own unique style, and this performance will definitely be one to look out for.” – London Jazz News
Em dezembro de 2021, durante o segundo ano de licenciatura, foi convidado para representar a Escola Superior de Música de Lisboa no festival de jazz de Lisboa (Festa do Jazz). Em Julho de 2023, Mateus foi convidado pelo diretor do Jarek Smietana Jazz Guitar Competition para fazer dois concertos com o seu trio no Festival Internacional de Jazz de Cracóvia.
Em julho de 2022 e 2023 tocou no Festival Funchal Jazz, na Madeira, com o grupo de Ricardo Dias, Rafael Andrade e Madalena Caldeira Quarteto. Neste festival já estiveram músicos aclamados como Joel Ross, Immanuel Wilkins, Simon Moullier, Cecil Mclorin Salvant e muitos outros.
Em julho de 2023, foi um dos vencedores do concurso de jazz em Portugal (Prémio Jovens Músicos), com o grupo Mateus Saldanha Organ Trio, acompanhado pelo Hugo Lobo no Hammond e Francisco Gomes na bateria.
Em Outubro de 2023, voltou a participar no Jarek Smietana Jazz Guitar Competition, ganhando desta vez o segundo prémio, entregue pelo aclamado guitarrista Peter Bernstein e o guitarrista francês Romain Pilon.
Mateus Saldanha já tocou com músicos bastante conceituados no jazz em Portugal, como Ricardo Toscano, João Moreira, Nelson Cascais, Filipe Melo, Alexandre Frazão, Romeu Tristão, entre outros.
Mateus já conta com um vasto leque de composições originais, as quais irá gravar posteriormente em estúdio.
Hugo Lobo | Nasceu no Porto em 2002. Iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos em bateria e aos 7 anos em piano na Escola de Música do pai, Proarte, em São João da Madeira. Em 2016 obteve o 8º Grau da Rockschool em bateria e piano direcionando o seu percurso musical para o Piano jazz. Em 2020 terminou o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz no Conservatório de Música da Jobra tendo sido acompanhado pelos professores Pedro Neves e Gonçalo Moreira e em 2023 terminou a licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com João Paulo Esteves da Silva e Filipe Melo.
Apesar da jovem idade já é considerado um músicos mais ativos na cena jazzística em Portugal, integrando vários projetos tanto como pianista ou organista. De momento integra grupos como Bruno Santos Almmond 3 com um disco gravado em 2022 e editado em 2023 Wild West, a banda Mr.Monaco também com um disco gravado e editado em 2023 Drip Drippin, Romeu Tristão Trio, Júnior Maceió Quarteto, entre outros. Estreou recentemente algumas das suas composições originais numa mini tour em Lisboa com o seu trio.
Fora do panorama jazzístico, foi convidado para o novo projeto/banda do artista SlowJ que esteve em tour em 2023 e com concerto anunciado para o Altice Arena em 2024.
Ganhou o Prémio de “melhor instrumentista” na Festa do Jazz 2021.
Francisco Gomes | Nasceu em 1999 na Marinha Grande, e começou a ter aulas particulares de bateria aos 9 anos de idade com José Carlos Duarte. No ano letivo de 2014/2015 entra para o Curso Profissional de Instrumentos de Sopro e Percussão, da Escola de Música do Orfeão de Leiria. Apesar de estudar num curso de música erudita, Francisco Gomes nunca deixou o seu interesse pelo jazz de lado, tendo frequentado aulas de bateria jazz com João Maneta, a Big Band de jazz do Conservatório e criado com alguns colegas do seu curso o Septeto de Jazz do Orfeão de Leiria. Em 2017/2018 inicia o curso regular da Escola de Jazz Luís Villas Boas na vertente de bateria jazz (2º ano) e vibrafone jazz (1º ano) tendo como professores Joel Silva (bateria) e Paulo Santos (vibrafone). No ano letivo seguinte inicia a licenciatura em jazz na Escola Superior de Música de Lisboa tendo como professor de instrumento André Sousa
Machado.
Ao longo do seu percurso académico frequentou masterclass/workshops com alguns dos nomes mais importantes da cena jazzística internacional e nacional como Pedro Moreira, César Cardoso, Bruno Santos, Joe Lovano, Joshua Redman, Bill McHenry, etc.
Desde 2019 tem tocado/colaborado musicalmente com nomes da cena jazzística como João Pedro Coelho, Romeu Tristão, Nelson Cascais, Victor Zamora, Afonso Pais, Tomás Marques, Bernardo Tinoco, Bernardo Moreira, João Moreira, André Rosinha, Hugo Lobo, Ricardo Toscano, César Cardoso, Salvador Sobral, etc. Pontualmente toca com a Orquestra Jazz de Leiria.
Em 2023 participou no Prémio Jovens Músicos da Antena 2, na categoria Jazz Combo, com o grupo Mateus Saldanha Organ Trio, tendo ficado em 2.º lugar.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2