Orquestra Barroca CM & Andreas Staier | Festival Antena 2 | 15 maio | 21h00

7º FESTIVAL ANTENA 2

15 a 18 de maio 

4ª feira | 15 maio | 21h00
Sala Suggia, Casa da Música, Porto
Entrada 19 € a 24 €
Maiores 6 anos
Transmissão direta em antena e em vídeo streaming na RTP Palco

Concerto | Música Barroca

Orquestra Barroca Casa da Música
Andreas Staier, direção musical

 

Programa
Nas Teclas da História

Henry PurcellPeças instrumentais de “King Arthur”

Overture (p 7)
Air (p 12)
Symphony (p 86)
Hornpipe (p 80)
Hornpipe (p 81)
Chacony (p 121-128)

William ByrdQui Passe: For my Lady Nevell (para cravo solo)

Henry PurcellFantasia 8; Three parts upon a Ground; Fantasia upon one Note

William ByrdObra para cravo solo

Henry Purcell Peças instrumentais de “King Arthur”

Air (p 116)
Song Tune (p 164)
Your hay, i tis mow’d (p 157)
Air (p 51)
Chacony (p 1)

J. S. BachSinfonia da Cantata BWV 12

J. S. BachConcerto em Fá menor para cravo e cordas BWV 1056

J. S. BachSuite em Dó maior para orquestra BWV 1066

 

Maestro, cravista e pianista de renome internacional, Andreas Staier tem construído uma parceria frutuosa com a Orquestra Barroca que já deu forma a um disco e a vários concertos no Porto e em digressão.
Neste novo programa, viajamos até à Inglaterra do século XVI, onde nasceu uma corrente de música secular para teclado. William Byrd foi o principal representante da riquíssima escola do virginal, um dos instrumentos precursores do piano. Foi, aliás, depois de ouvir a música de Byrd que Andreas Staier decidiu começar a estudar cravo. Estas obras são intercaladas com partituras do nome mais sonante da música inglesa do século seguinte, Henry Purcell, incluindo peças originalmente escritas para teatro, mas tão brilhantes que se tornou habitual serem tocadas de modo independente.
Na segunda parte saltamos para a fase final do Barroco alemão, em que se destacou a genial música de Johann Sebastian Bach. Andreas Staier é solista num dos primeiros e mais conhecidos concertos para tecla e orquestra de cordas da história, comummente ouvido em piano mas aqui apresentado no instrumento de teclado da época, o cravo.