Temporada de Concertos Antena 2
6 novembro | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
Paira
João Pedro Dias, trompete
Gil Silva, saxofone tenor
Pedro Molina, contrabaixo
Gonçalo Ribeiro, bateria
Programa
Brisa
Core Chorale
Vertical
Tree Dance
Sun Song
Out of Body
Llegar, ¿A Dónde?
Azul
Munidos de um repertório para o qual todos os membros contribuem composicionalmente, os Paira apresentam-se envoltos numa estética que funde a composição com a improvisação livre. Sendo a reinvenção das composições e dos músicos em tempo real a única norma subconsciente do grupo, o resultado final é (in)determinado tanto pelo acaso como pela escolha.
Como algo que ‘paira’ no ar gostamos da leveza, flexibilidade e possibilidade de rápida transformação que vem associada à liberdade da improvisação. Para podermos pairar, fazemos por manter também funcional o motor invisível que nos permite desfrutar dessa sustentabilidade, navegar na dicotomia da estabilidade e instabilidade, e dialogar através de escolhas pessoais.
álbum Paira
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
João Pedro Dias | Nascido em 1998 em Ovar, começou os seus estudos musicais aos 7 anos no trombone e mais tarde trocou para o trompete na banda filarmónica da sua terra, Loureiro, Oliveira de Azeméis na classe de Hernâni Petiz e Anabela Matos. Concluiu o ensino básico de música no Conservatório de Música da Jobra, também na classe de Hernâni Petiz, onde também frequentou o curso profissional de Instrumentista de Jazz em 2016. Após terminar a licenciatura seguiu estudos para a ESMAE onde se licenciou também no curso de instrumentista de jazz. Durante os estudos teve oportunidade de trabalhar com músicos de renome na área tais como, Jeff Lederer, Matt Ulery, Seamus Blake.
Já trabalhou com vários projetos entre os quais Orquestra de Estarreja, Orquestra de Jazz do Porto, North Camels Large ensemble, Concerto + gravação álbum Eixo do Jazz Ensemble + João Paulo Esteves da Silva, Concerto + gravação álbum Eixo do Jazz Ensemble + Mário Laginha e Orquestra de Jazz de Matosinhos. Faz parte do projeto Paira que lançou o seu primeiro álbum em 2024 e é líder do projeto Matéria, projeto que vai lançar álbum em 2024.
Gil Silva | Natural de Valado dos Frades (Nazaré), iniciou os seus estudos musicais por volta dos 7 anos, em Alcobaça. Após muito breves experiências com outros instrumentos, escolheu o trombone como instrumento principal. Progressivamente, começou a integrar bandas filarmónicas e orquestras ligeiras locais, e lentamente desenvolveu uma paixão profunda pelo jazz.
Depois de concluir o ensino básico de música, ingressou num curso profissional na área da música clássica na Escola Profissional de Música de Espinho. Por esta altura, a vontade de mergulhar no jazz já era abundante. Ingressou então no curso de jazz da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo em 2016, onde concluiu a licenciatura em 2020. Pelo caminho teve a oportunidade de participar em vários projetos, realizar também as suas próprias experimentações com outros músicos, e ingressar num programa de Erasmus durante 4 meses em Amesterdão.
Com uma paixão de longa data pelo saxofone tenor, decide começar a explorar o instrumento em 2020 e é hoje o seu instrumento principal, depois de um longo e gradual processo de transição.
Enquanto trombonista participou em vários projetos como sideman e colaborou frequentemente com a Orquestra de Jazz de Espinho e a Orquestra de Jazz de Matosinhos.
No presente, enquanto saxofonista, mantém uma alta atividade como sideman, co-lidera projetos para os quais contribui criativa e composicionalmente, e lidera também um quinteto que interpreta a sua música original. Continua também a colaborar com a Orquestra de Jazz de Matosinhos. Lança, em 2024, dois álbuns de projetos que co-lidera: Paira (Maio) e Esfanes (Junho), ambos pelo Carimbo Porta – Jazz.
Procura constantemente desenvolver a sua voz como artista, músico, improvisador e compositor. As suas áreas de principal foco são o jazz e a música improvisada.
Pedro Molina | Contrabaixista espanhol nascido em 1989, em Múrcia (Espanha) e sediado no Porto (Portugal) desde 2017. Estuda contrabaixo em Espanha com Jordi Vila (Alicante) e Jordi Gaspar (Barcelona), e em Portugal com José Carlos Barbosa e Demian Cabaud. Completa a sua formação académica com seminários e workshops ministrados por músicos como Larry Grenadier, Masa Kamaguchi, Barry Harris, Peter Bernstein, Eric Alexander, Joe Chambers, George Cables, Gerald Cannon, Mike Moreno, Dana Hall, Gerald Clayton, Leo Genovese Guillermo Klein, Geof Bradfield, Aaron Goldberg, Chris Cheek, Ohad Talmor, entre outros. Licenciado pela ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – Porto), variante jazz (2021).
Com o Pedro Molina Quartet, em 2023, ganha o prémio de melhor arranjo original e melhor ensemble no Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro, e em 2024 lança o primeiro álbum desta formação com a qual tem passado por festivais como Murcia Jazz Festival (Espanha), Ciclo Concertos Antena 2, Loulé Jazz, Criajazz (Leiria), Out Jazz(Lisboa), Seixaljazz, Guimarães Jazz, Festival Portajazz, Campus Jazz (Aveiro), Rampajazz (Porto), Qué Jazz é Este? (Viseu), Jazz no Parque (Maia), Estarrejazz (Estarreja).
Álbuns gravados como sideman: 3 álbuns com Eixo do Jazz Ensemble (+ Abe Rábade), (+Virxilo Da Silva), (+João Paulo Esteves da Silva), Paira Quarteto (álbum Paira), João Alves (Emoen).
Como sideman também passa por festivais como Festa do Jazz (ESMAE Jazz Ensemble), Festival Robalo e Festival Portajazz (Ensemble Robalo-Portajazz), Festival Ti Milha e Festival de Jazz do Valado (J. Bird Person), Festival Ar d’Jazz (Paira), Canjazz (Prefácio), Com (Paira) Festival Ar d’Jazz, Ciclo Concertos Antena 2 e Noite Branca de Braga.
Gonçalo Ribeiro | Nasceu na cidade da Guarda, em 1998. Iniciou os seus estudos musicais no Centro Cultural da Guarda e, posteriormente, ingressou na Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra. De seguida, muda-se para Lisboa e ingressa com bolsa no Curso Superior de Jazz e Música Moderna, na Universidade Lusíada, onde estuda com Desidério Lázaro, Mário Delgado, Ricardo Pinheiro e Vasco Mendonça. No ano seguinte, ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e tem como professor de instrumento Michael Lauren.
Estudou sob a orientação de diversos tutores como Marcos Cavaleiro, Demian Cabaud, Paulo Perfeito, Acácio Salero e Mário Santos. Já partilhou o palco com diversos músicos de renome nacional e internacional, como Seamus Blake, Billy Martin, Iago Fernandez, Abe Rabade, Demian Cabaud, André Fernandes, Carlos Azevedo, Nuno Ferreira, Mané Fernandes, Miguel Moreira, Gileno Santana e Thomas Gansch. Frequentou diversas masterclasses e workshops com Marc Miralta, Danna Hall, Aaron Goldberg, Ohad Talmor, Eliot Zigmund, Geof Bradfield, Chris Cheek, Gerald Clayton, Jeff Williams, Kiko Freitas, Alexandre Frazão, Mário Costa, Xan Campos, entre outros.
Atualmente, é membro do AP Quarteto – nú (2022), Gianni Narduzzi Quinteto – Dharma Bums (2022), Pedro Molina Quartet – À Procura (2024), PAIRA (2024), João Próspero Quarteto – Sopros (2024), Gileno Santana Trio, Eixo do Jazz Ensemble (Iago Fernandez e Abe Rabade), Joana Almeirante, André Júlio Turquesa – Disco de Reclamações (2024), colabora pontualmente com a Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) e com a Orquestra de Jazz de Espinho (OJE) onde já teve a oportunidade de trabalhar com João Paulo Esteves da Silva, João Barradas, Katherine Windfield, Kandace Springs, Miguel Seone, Camil Arcarazo e Irene Reig.
Fotos Inês Sioga / Antena 2