Temporada Concertos Antena 2
10 Dezembro | 19h00
Auditório do
Concerto à porta fechada
Patrícia Modesto & Francisco Sassetti
Patrícia Modesto, soprano
Francisco Sassetti, piano
Programa
Emoções de Mulher
G. F.
Händel – Tristeza –
Lascia ch’io Pianga da ópera
Rinaldo
J. Haydn – Fé – Laudamus Te
W. A. Mozart – Fúria– Der Hölle Rache da ópera A Flauta Mágica
F. Poulenc – Nostalgia – Les Chemins De L’Amour
C. Gounod – Alegria – Je veux vivre da ópera Roméo et Juliette
J. Vianna da Motta – Esperteza – Amores Amores
E. Carrapatoso – Deprimência – EU
F. Schubert – Loucura – Gretchen am Spinnrade
G. Giménez – Ousadia – Me llaman la Primorosa da zarzuela El Barbero de Sevilla
G. Bush – Medo – An Encounter
K. Weill – Luxúria – Moon of Alabama da ópera Ascensão e queda da cidade de Mahagonny
V. Herbert – Histeria – Art is calling for me. A Primma Donna Song da opereta The Enchantress
O presente recital pretende explorar 12 emoções numa ótica feminina através de, não só árias de ópera, como de canção, lied e melodie.
O repertório apresentado em diversos idiomas pretende ainda refletir as emoções da Mulher ao longo da história da música, começando no período barroco até aos dias de hoje.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Patrícia Modesto | Iniciou os seus estudos musicais, em 2010, no Conservatório de Música de Olhão na classe de piano e frequentou o Coral Ossónoba sob a direção do Maestro Paulo Sopa. Em 2013, ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional na classe de canto de Manuela de Sá e em 2015, no Atelier de Ópera dirigido por José Manuel Brandão, Ana Paula Russo e Ruben Santos. Em 2019, concluiu o Mestrado em Ensino da Música – Canto pela ESML com a classificação máxima (20 valores) na apresentação da sua tese sobre a influência do canto lírico na prática de outros géneros musicais.
Nos últimos anos, tem realizado trabalho de interpretação e aperfeiçoamento vocal em masterclasses com: David Santos, Isabel Alcobia, João Lourenço, Elisabete Matos, Gabriele Fontana, Lucia Mazzaria, João Paulo Santos e Christian Hilz. Em concurso, recebeu o 1º prémio no Concurso de Canto dos Conservatórios Oficiais de Música em 2016. Ainda nesse mesmo ano, participou no Concurso da Cidade de Almada na categoria de canto onde arrecadou o 3º prémio e Melhor Interpretação de Música Portuguesa.
Do repertório operático, apresentou-se nos papéis de "Dido" e "2nd Woman" em Dido e Aeneias, "Servilia" em La Clemenza di Tito, "Lucy" em Treemonisha, "Rainha da Noite" em Flauta Mágica, "Olympia" em Os Contos de Hoffmann e "Zerlina" em Don Giovanni.
Em concerto e oratória destacam-se as obras: "Stabat Mater" de Pergolesi; "Carmina Burana" de Carl Orff; "Oratorio de Natal" de Saint Saens e "Missa Concertata" de António Leal Moreira. Ao longo do seu percurso musical tem participado em inúmeros concertos, nomeadamente com Camerata de Cordas de Loures, que integra a Orquestra Geração, com os grupos de câmara Vox Angelis e Avres Serva e ainda com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra das Beiras, Orquestra dos Brinquedos de Lisboa e com a Nova Ópera de Lisboa. Patrícia Modesto é atualmente professora de canto na Escola Secundária da Bemposta que integra os cursos profissionais de Canto Lírico, Jazz e Voz para Teatro.
Francisco Sassetti | Natural de Lisboa, iniciou os seus estudos musicais com Maria Fernanda Costa. Concluiu o Curso Geral de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa na classe de piano de Dinorah Leitão, e a Escola Superior de Música de Lisboa, na classe da pianista Tânia Achot. Ingressou no College Conservatory of Music da Universidade de Cincinnatti (EUA) onde obteve, em 1995, o Mestrado em Piano Performance na classe de Eugene Pridonoff. Realizou ainda estudos com Olga Prats, Marie Antoinette Levécque de Freitas Branco, Franck Weinstock, Sequeira Costa, Dmitri Papemo e Olivier Jacquon.
Iniciou a carreira de concertista no São Luiz Teatro Municipal em Lisboa, em 1988, e desde então tem-se apresentado sobretudo como pianista acompanhador, mas também a solo ou integrado em grupos de música de câmara. Apresentou-se em Portugal Continental e, ainda, em Espanha, Alemanha, França, Bélgica, E.U.A. e Uruguai. Tem trabalhado com centenas de músicos nacionais e estrangeiros, incluindo a grande maioria dos melhores cantores nacionais das últimas décadas.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Cincinnatti. Foi ainda premiado no 1º Concurso da Juventude Musical Portuguesa (1988).
Gravou com a cantora alemã Ute Lemper para o filme francês Aurelien, para a rádio clássica de Cincinnatti (1995) e diversas vezes para a Antena 2. Gravou ainda diversos CD: «O Fim-Ópera Íntima» (2005) com música de Carlos Marecos, «Vamos Cantar os Clássicos» (2009), «Voyage» (2002) e «A História de Babar e o Polegarzinho» (2011) com Catarina Molder, «A Doce Gotinha» (2012) de Emanuel Andrade, «Brumas» (2010) com a cantora Ângela Silva e o trompista Paulo Guerreiro e «Cantando Para Vós», 2014, com Margarida Pinto Basto.
Apresentou-se com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, a Filarmonia das Beiras, e ainda com o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, o Coral Regina Coeli, o Coral Luísa Todi, o Lisboa Cantat, o Coro da Universidade de Lisboa e o Coro Públia Hortênsia, entre muitos outros.
Dirigiu com Helena Vieira o coro Jovens Vozes de Lisboa em 2011 e 2012, para o qual escreveu o musical Muxima, com encenação de Rita Ribeiro e coreografia de Kelly Maiolle, que contou com a participação de Bernardo Sassetti.
Tem feito a estreia mundial de diversas obras de compositores portugueses e nos últimos anos tem-se dedicado à composição de peças para piano.
Desde 1997 integra o corpo docente da Escola Superior de Música de Lisboa, como pianista acompanhador e é ainda pianista acompanhador na Escola Profissional Metropolitana.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2