Temporada de Concertos Antena 2
27 janeiro | 19h00
Auditório do Museu do Oriente
Entrada gratuita
Pedro Lopes & Hélder Marques
Recital de violino e piano
Dia do aniversário de Mozart
Programa
Wolfgang A. Mozart – Minueto 1, Kv 1
Leopold Mozart – 12 pequenas peças do caderno para Wolfgang Mozart
– Minueto em Sol maior
– Scherzo
– Ária
– Minueto em Ré menor
Sonata imaginária
Joseph Bologne – Sonata op.1b nº 3 – Allegro
Franz Xaver Mozart – Sonata op. 7 – Adágio ma non troppo
Ludwig van Beethoven – Sonata op.12 nº 3 – Rondó
Wolfgang A. Mozart – Sonata para piano e violino, em Si b maior, Kv 378
Allegro moderato
Andantino sostenuto e cantabile
Rondeau
Wolfgang Amadeus Mozart nasce a 27 de Janeiro de 1756 na longínqua Salzburg, pelas 20 horas (19h em Portugal). Precisamente o horário deste concerto. Este programa inicia com o universo infantil de Mozart: a sua primeira composição e obras didáticas escritas pelo seu pai, Leopold. De outra forma não poderia ser, uma vez que assinalamos a efeméride dos 269 anos do compositor da Flauta Mágica. Wolfgang era um ser criativo e fantasioso. Provam-no as suas cartas, recheadas de pensamentos que vão do mais desinibido ao mais profundo.
Tendo em mente esse espírito, ousamos propor uma Sonata composta por andamentos de sonatas de três compositores muito singulares: Joseph Bologne, também apelidado de “Mozart Negro”; Franz Xaver Mozart, seu filho que nasce no ano da sua morte; Ludwig van Beethoven, cujo encontro com Mozart terá mais de mito do que de realidade embora ambos tenham tido amigos em comum.
Por fim, trazemos a placo o aniversariante, interpretando uma sonata para violino e piano composta ainda no início da sua idade adulta. Esta obra, em três andamentos, traz-nos o Mozart jovial, o Mozart sério e o Mozart buffo, de tão operático que é o seu registo. O entrelaçamento de várias Sonatas, tal como a etimologia da palavra nos comunica, farão soar o pensamento musical de vultos fisicamente desaparecidos que, desta forma, se tornam presentes. Um concerto que promete transportar o ouvinte à essência musical do século das luzes.
Transmissão direta
Apresentação: Pedro Ramos
Produção: Anabela Luís, Alexandra Louro de Almeida
Pedro Lopes | Apresenta-se regularmente na qualidade de solista com orquestra e em agrupamentos de câmara. Colabora com a Orquestra de Câmara Portuguesa na qualidade de músico, tutor e coordenador nos projetos Notas de Contacto e Jovem Orquestra Portuguesa.
É violinista convidado nos Quartetos Lopes-Graça, de Guimarães e concertino convidado da Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra MPMP, La Nave Va e Orquestra sem Fronteiras e Orquestra do Algarve. Tocou já um pouco por toda a Europa, Africa e América.
Tendo vencido vários concursos da especialidade, conta agora com vários alunos laureados e que prosseguiram os seus estudos fora de portas (Inglaterra, Holanda e Alemanha).
Inicia os seus estudos de violino, com 12 anos na ARTAVE, com José Camarinha, concluindo o 8º grau com 20 valores. Estudou na ANSO com Aníbal Lima, onde obtém o grau de Mestre em Ensino da Música, com 19 valores. Frequentou o Mestrado em Música de Câmara na prestigiada HMTM Hannover (Alemanha).
Helder Marques | Discípulo de Maria Christina Lino Pimentel, Jorge Moyano, Pietro De Maria e Roberto Szidon. Trabalhou ainda com João Paulo Santos, Nuno Vieira de Almeida, Siegfried Mauser e Christian de Bruyn.
Tem colaborado com diferentes instituições na correpetição e direcção de ópera. É frequentemente requisitado para acompanhar masterclasses e provas de concurso de jovens cantores e instrumentistas.
Pianista do Ensemble Darcos, apresentou-se em recitais a solo, com orquestra e de música de câmara.
Presentemente exerce funções docentes na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2