8 Fevereiro | 19h00
Sala Luís de Freitas Branco,
Sala Luís de Freitas Branco,
Sandra Medeiros e Francisco Sassetti
Sandra Medeiros, soprano
Francisco Sassetti, piano
Programa
Grandes Heroínas da Antiguidade Clássica
W. A. Mozart (1756-1791) – Zeffiretti lusinghieri (da ópera Idomeneo, personagem Ilia);
– Idol mio se ritroso (da ópera Idomeneo, personagem Electra)
– Tutto nel cor vi sento (da ópera Idomeneo, personagem Electra)
Henry Purcell (1659-1695) – Thy hand Belinda…When I am laid (da ópera Dido & Aeneas, personagem Dido)
George Frideric Handel (1685-1759) – Endless pleasure (da ópera Semele, personagem Semele)
Christoph Willibald v. Gluck(1714-1787) – T’inganni… Va coll’amata in seno (da ópera Paride ed Elena, personagem Pallade)
– Lo temei…Lo potrò! (da ópera Paride ed Elena, personagem Elena)
Christoph Willibald v. Gluck (1714-1787) – Mais d’ou vient qu’il persiste…Fortune ennemie (da ópera Orfeo ed Euridice, personagem Eurídice)
António Leal Moreira(1758-1819) – Ah! Cangiar non può d’affetto (da ópera Gli Eroi Spartani, personagem Ismene)
Jerónimo Francisco de Lima(1743-1822) – Rabia, furor, dispetto…Dal furor dall’odio accesa (da ópera Teseo, personagem Medea)
A ópera nasce num período de grande fervor com os assuntos da antiguidade. Essa antiguidade clássica redescoberta serve de modelo à arquitetura, à pintura e à música. Os temas recorrentes são ora bíblicos, ora mitológicos.
Não será pois de estranhar que quando Monteverdi e os seus contemporâneos decidem pôr em prática um novo género, que faz a fusão entre a palavra declamada e a música, elejam os mitos da antiguidade como tema, em particular o mito de Orfeu.
De L’Orfeu, de Monteverdi (1607), às óperas de Gluck e de Mozart, são várias as óperas que se inspiram nas histórias da Grécia Antiga. A música abraça assim personagens como Eurídice, Proserpina, Penélope, Alceste, Medeia, Dido, Juno, Efigénia, Clitemnestra, Helena, Atena, Ártemis, Ília e Electra. Estas são apenas algumas das grandes personagens femininas que marcariam o repertório da ópera durante os seus primeiros duzentos anos. Assim, no âmbito da temporada do CCB dedicada à Grécia, foi lançado o desafio à soprano Sandra Medeiros para preparar um recital com algumas destas personagens que ela tem levado aos principais palcos de todo o mundo.
Transmissão direta
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís
Não será pois de estranhar que quando Monteverdi e os seus contemporâneos decidem pôr em prática um novo género, que faz a fusão entre a palavra declamada e a música, elejam os mitos da antiguidade como tema, em particular o mito de Orfeu.
De L’Orfeu, de Monteverdi (1607), às óperas de Gluck e de Mozart, são várias as óperas que se inspiram nas histórias da Grécia Antiga. A música abraça assim personagens como Eurídice, Proserpina, Penélope, Alceste, Medeia, Dido, Juno, Efigénia, Clitemnestra, Helena, Atena, Ártemis, Ília e Electra. Estas são apenas algumas das grandes personagens femininas que marcariam o repertório da ópera durante os seus primeiros duzentos anos. Assim, no âmbito da temporada do CCB dedicada à Grécia, foi lançado o desafio à soprano Sandra Medeiros para preparar um recital com algumas destas personagens que ela tem levado aos principais palcos de todo o mundo.
Transmissão direta
Realização e Apresentação: André Cunha Leal
Produção: Anabela Luís
Sandra Medeiros e Francisco Sassetti iniciaram colaboração em 2003, desde então têm realizado recitais no Museu da Gulbenkian, no Palácio Foz, no CCB (Dias da Música e Bom dia Música), na Fundação Portuguesa das Comunicações, no Instituto Franco-Português, na Temporada de Música Açores e Temporada Artística Açores (Teatro Faialense no Faial, Auditório Municipal de Velas em São Jorge e Igreja do Igreja do Colégio em São Miguel), no Ciclo de Concertos Musicando (Montemor e Estremoz), no ciclo de concertos Música nos Claustros e Musica no Inverno (Évora) e no Teatro Sociedad Union (San Carlos/Uruguai).
O duo dispõe de um vasto repertório com grande variedade de estilos e línguas que abrange desde o sec. XVI aos nossos dias, contando já com mais de uma dezena de programas de recital alguns dos quais gravados pela Antena 2. O duo dedica especial atenção à divulgação do repertório português pelo que inclui em alguns dos seus programas composições, algumas pouco conhecidas, de compositores portugueses desde o período Barroco até ao Contemporâneo. Desde a sua existência tem apresentado primeiras audições absolutas algumas das quais dedicadas ao duo.
Sandra Medeiros e Francisco Sassetti gravaram em CD Três canções para canto e piano sobre poemas de Armando Côrtes-Rodrigues de Emanuel Frazão para integrar catálogo de homenagem ao poeta e escritor açoriano pela ocasião da celebração dos 120 anos de nascimento.
Fotos Jorge Carmona /Antena 2 RTP