Temporada de Concertos Antena 2
27 março | 19h00
Auditório do Liceu Camões
Entrada gratuita
TGB
Sérgio Carolino, tuba
Mário Delgado, guitarra
Alexandre Frazão, bateria
Programa
Mário Delgado
– Kinetic
– Trailblazer
Alexandre Frazão – Em Tempo Real
Mário Delgado
– Dança Fantasma
– Coconut Cartoon
Sérgio Carolino
– Nebula’s Awakening
– Interstellar Vibe
Mário Delgado
– Pedro Virtuoso Poeta Errante
– Rhythmic Rebellion
Poderia significar “The Greatest Band” mas, neste caso, o acrónimo refere-se somente aos instrumentos: Tuba, Guitarra e Bateria. TGB é um Trio, formado em 2003 por alguns dos mais aclamados músicos em Portugal: Sérgio Carolino – Tuba, Mário Delgado – Guitarra, Alexandre Frazão – Bateria. Editaram Tuba, Guitarra e Bateria (2004), Evil Things (2010) e III (2019) todos com o selo Clean Feed.
Com III, os TGB deixaram, em definitivo, de poder continuar a ser definidos pela instrumentação fora do comum de uma tuba, uma guitarra e uma bateria. Surgiram com uma música idiossincrática, sem fronteiras e invencível. Misturaram jazz, rock, folk, country e muito mais… sendo, também, impossível de categorizar como ‘fusão’.
Em Room 4 (Clean Feed Records, 2024) expandiram de tal forma os horizontes, e com resultados tão particulares, que rebentaram o rótulo em questão, inventando o seu próprio espaço de intercepção entre criatividade contemporânea e pensamento crítico.
Tudo serve o propósito desta aventura, do prazer da experiência coletiva ao derrubar barreiras por onde passa este tornado de Tuba, Guitarra e Bateria.
Imperdível.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Sérgio Carolino | Tubista Português e Artista Internacional Yamaha, é um dos tubistas mais aclamados no panorama internacional, em constante atividade como solista e professor, nos mais diversos festivais de música, conservatórios e universidades um pouco por todo o mundo (da Europa à Austrália, passando pela Ásia e Américas).
Recebeu o Prémio de Músico Revelação de Jazz 2004, pelo crítico de jazz José Duarte, e o Prémio Carlos Paredes pelo 1º disco do trio TGB – Tuba, Guitarra & Bateria (Clean Feed). Em 2013, venceu o Prémio SPA 2013 na Categoria de Música Erudita. Recebeu por seis vezes o Roger Bobo Award Prize.
‘Dono’ de uma discografia considerável com os seus mais diversos e ecléticos projetos, alguns dos quais premiados internacionalmente, Sérgio tem um vasto leque de interesses e uma curiosidade musical que o leva por diferentes caminhos de expressão musical, desde o típico repertório clássico ao mais puro jazz e música improvisada. Estabeleceu-se como um virtuoso no repertório standard e contemporâneo para tuba.
Sérgio tem mais de 300 obras escritas para e dedicadas a si por compositores dos cinco continentes e para as mais diversas formações e estilos musicais.
É, desde 2002, tuba solo/principal da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. É fundador e diretor artístico do Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça – Gravíssimo!
Sérgio Carolino é artista Yamaha, toca com a sua coleção de bocais de assinatura do Atelier MoMo (Osaka – Japão) e é representado pela plataforma artística ‘Palco Improvisado’.
Mário Delgado | Um dos guitarristas mais solicitados nos vários quadrantes da música portuguesa, sendo notório o uso que faz de recursos menos óbvios através da manipulação eletrónica ou de sonoridades acústicas pouco formais, para além de se movimentar com enorme facilidade em qualquer área estilística.
Iniciou os seus estudos na Escola de Jazz do Hot Clube, ainda quando José Eduardo e David Gausden lecionavam na cave da Praça da Alegria (82). Prosseguiu os seus estudos na Academisa dos Amadores de Música onde estudou guitarra clássica com José Peixoto e Piñero Nagy.
Prolongou a sua formação envolvendo-se em workshops / masterclasses com alguns dos mais importantes guitarristas de Jazz contemporâneos como John Abercrombie, Bill Frisell e Atilla Zoller ou com mestres como Jimmy Giuffre, David Liebman, Steve Lacy, Hann Bennink, Paul Motian e Joe Lovano, entre outros.
Em 1992, juntou-se ao guitarrista José Peixoto e ao percussionista José Salgueiro para desenvolver um projeto que culminou na gravação do álbum Taifas, cruzando um espaço musical que se abria ao universo de sonoridades árabes e mediterrânicas também presente na música do cantor Janita Salomé, com o qual Mário Delgado trabalha desde 1991.
É ainda sob o signo do cruzamento de linguagens, mas desta vez numa aproximação heterodoxa às raízes portuguesas, que Mário Delgado e José Salgueiro se juntaram a ao contrabaixista Carlos Barretto – para gravar Suite da Terra, iniciando o Trio Lokomotiv que já conta com duas décadas.
Em 2002 gravou para a editora Clean Feed o disco Filactera considerado um dos melhores discos do ano; em 2003 fundou, com Alexandre Frazão e Sérgio Carolino, o coletivo TGB (Carolino, Delgado, Frazão).
Alexandre Frazão | Nasceu em Niteroi, no Rio de Janeiro, e radicou-se em Portugal em 1987. Estudou com Alan Dawson, Kenny Washington e Max Roach. Tem dedicado a sua carreira, principalmente ao jazz e à música improvisada, tendo participado em edições fonográficas de Bernardo Sassetti, Mário Delgado, Maria João, Mário Laginha, Carlos Martins, entre outros.
Com Mário Delgado e Sérgio Carolino fundou os TGB em 2002, editando, pelo Trio, três álbuns com o selo Clean Feed (TGB, Evil Things, III). Do jazz à música tradicional portuguesa, passando pela improvisada ou pelo pop/rock, Frazão é, pela sua versatilidade e pela forma inventiva como recorre aos vários recursos da bateria, expressando-se com uma concepção muito elástica de ritmo e textura, constantemente solicitado para gravar e se apresentar em palco com músicos de outros idiomas musicais, sendo um dos músicos mais requisitados em Portugal.
Colabora, atualmente, em coletivos como Resistência, Mário Laginha Trio e Led On.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2