Temporada Concertos Antena 2
Vasco Pimentel, piano
Rodrigo Correia, contrabaixo
Diogo Alexandre, bateria
Rodrigo Correia, contrabaixo
Diogo Alexandre, bateria
Programa
Pré-lançamento do álbum de estreia Walkabout, de Vasco Pimentel Trio, cujo lançamento está agendado para 8 de Abril.
Vasco Pimentel Trio é composto pelo pianista-compositor português Vasco Pimentel, o contrabaixista Rodrigo Correia e o baterista Diogo Alexandre. Juntos executam as composições de Vasco Pimentel em Walkabout, nas quais a música original de Pimentel é enriquecida pelas improvisações de Correia e Alexandre.
Para Pimentel, Walkabout é uma viagem em direção à identidade musical, através de um jogo rítmico, por um lado, e uma sensibilidade musical e um significado mais profundo, por outro. É particularmente fascinado pelo conceito lúdico de ilusão rítmica, estabelecendo certas expectativas, ilusões e surpresas na mente dos ouvintes, encorajando-nos a percepções variadas, frequentemente hipnotizantes do ritmo e do tempo.
A combinação de composição original e improvisação foi influenciada por artistas como Keith Jarrett e João Paulo Esteves da Silva, e os três membros do Trio partilham fortes laços artísticos e pessoais: um sentido preciso e rico de ritmo, e um profundo sentido de criatividade e sensibilidade.
Walkabout representa um ritual de passagem de uma fase mais jovem da vida para uma fase mais madura, encapsulando a viagem musical de auto-descoberta de Pimentel.
Transmissão direta
Apresentação: João Almeida
Produção: Anabela Luís, Cristina do Carmo
Vasco Rosado Pimentel | Pianista português nascido a 31 de Janeiro de 1994. Filho de uma professora de música e de Paulo Lamas Pimentel, um conceituado afinador e técnico de pianos, muito cedo começou a ir a concertos e em casa a música era uma constante. Na sua família faz parte da quarta geração de músicos de renome no panorama nacional.
Aos quatro anos de idade começou a aprender piano com Lilia Rakova. Aos dez anos ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde completou o 8º grau de piano clássico, com Martin Gerhardt. Paralelamente ao ensino do piano clássico, estudou percussão na Escola da Orquestra Metropolitana de Lisboa e estudou bateria na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas. Aos 14 anos manifestou o seu interesse pelo jazz e teve como professores a pianista Paula Sousa, o pianista Dan Hewson e a pianista Ana Araújo. Fez o curso de piano na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas com o pianista e professor Óscar Graça. Em 2019 completou o curso de Mestrado em piano jazz na Escola Superior de Música de Lisboa com o pianista João Paulo Esteves da Silva, seu professor durante 5 anos. Participou em vários workshops de jazz em Portugal e em Espanha onde teve oportunidade de ter aulas com Aaron Goldberg, Jorge Rossy, Jeff Ballard, Michael Kanan, Ben Street, entre outros.
Tem atuado com várias formações de Jazz e World Music tendo já pisado o palco de festivais importantes como o EDP Cool Jazz ou Dias da Música no CCB, com os seus mais recentes projetos Vasco Pimentel Trio e o duo Jugalbandish, piano e tablas.
Gravou como sideman discos com Inês Pimenta Son of Daedalus (2018) e com Gonçalo Sousa Nova Construção (2019).
Rodrigo Correia | Nascido em 1999 no Carvalhal (Bombarral), numa família de tradição e atividade musical, demonstrou desde muito cedo a sua paixão pela música. Aos 10 anos iniciou formalmente o estudo do Contrabaixo na vertente clássica no Conservatório das Caldas da Rainha.
Desde aí tem vindo a integrar os mais variados projetos, tendo já partilhado o palco com alguns dos mais conceituados artistas do panorama nacional e internacional.
Atualmente, e após concluir o 8.º grau do Conservatório, Rodrigo frequenta a licenciatura de Contrabaixo Jazz da ESML (Escola Superior de Música de Lisboa) e apresenta-se como músico freelancer, integrando como contrabaixista as seguintes formações: Tomás Marques Quarteto, João Fragoso Sexteto, Vasco Pimentel Trio, Joana Rodrigues Quarteto e West Europe Orchestra. Para além destas formações atua como baixista dos artistas nacionais Murta e Berg.
Em 2019 venceu o prestigiado Prémio Jovens Músicos atribuído pela RTP/Antena2 na categoria “Jazz Combo”.
Diogo Filipe Quintino Alexandre | Baterista português nascido em 1998, em Leiria. É caracterizado pela sua forma ousada de tocar o instrumento, cuja voz raramente passa despercebida independentemente do contexto musical em que se insere.
O seu interesse pela música cresce desde cedo, tendo sido motivado pela sua mãe, também ela músico. Dá os seus primeiros passos na percussão clássica e aos 13 anos a sua mãe oferece-lhe a sua primeira bateria. Com apenas 14 desiste do ensino clássico e muda-se para Coimbra para estudar no Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra. Depois de se mudar para Lisboa (2016) para estudar na Escola Superior de Música, começou a atuar de forma regular.
Com apenas 21 anos, tocou e gravou com artistas de relevância do panorama nacional e internacional. Foi galardoado com vários prémios nacionais incluindo, “Músico Revelação” RTP/Festa do Jazz (2020), Prémio Jovens Músicos da RTP/Antena 2 (2019), “Melhor Instrumentista” (2015 e 2017) e “Melhor Combo” (2015) na Festa do Jazz dos Sons da Lusofonia.
Foi convidado a participar em residências artísticas internacionais tais como “Intercultural Ensamble Medinea” (2018 e 2019) dirigido por Fabrizio Cassol num dos maiores festivais de Ópera da Europa, Festival d’Aix en Provence; e Cortona Jazz (2019) dirigido por Shane Endsley, Ohad Talmor e André Fernandes.
Gravou como sideman discos como Samuel Gapp Trio with Strings quartet (2019, vencedor do prémio de composição Bernardo Sassetti), LAB (2020) e Walkabout com o Vasco Pimentel Trio (2021).
Atuou ainda em Festivais de renome internacional como Copenhagen Jazz Fest, Cortona Jazz Fest e Südtirol Jazz Fest.
Fotos Jorge Carmona / Antena 2