Inquietação é o mote da edição deste ano do Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos que mais uma vez animaram as ruas e os espaços desta vila medieval, entre os dias 10 e 20 de outubro. Uma vasta e diversificada programação, em torno dos livros e da palavra, mas também inúmeras exposições e outros eventos culturais, proporcionam encontros entre criadores e leitores para que ideias e obras continuem sempre a inquietar.
A Antena 2, pela voz de Luís Caetano, traz-lhe, uma vez mais, entrevistas e conversas com autores que passam por este festival literário.
Também o repórter fotográfico Jorge Carmona acompanhou e registou esses acontecimentos e outros aspectos da folia destes 11 dias na vila da região do oeste.
O FOLIO na Antena 2
com Luís Caetano
– Em A Ronda da Noite | 14 Out.
Com a jornalista espanhola Beatriz Serrano
A jornalista do El País acaba de publicar O Desencanto, com a chancela Bertrand. Estreando-se na ficção com este romance-sensação, Beatriz Serrano tem uma escrita atual, de pena afiada e humor na dose certa, como uma seta que se espeta no leitor a cada palavra. Uma radiografia de vidas, como a de muitos de nós, marcadas por trabalhos que não servem para nada e não trazem felicidade, pela solidão, pela ausência de relações e conexões humanas, pela engrenagem do consumismo, e a necessidade de encontrar uma luz de esperança num mundo estéril e de máscaras sociais.
– Em A Ronda da Noite | 31 Out.
Com o escritor José Eduardo Agualusa
Numa conversa tida em Óbidos, o jornalista e escritor angolano fala sobre o seu novo romance, editado pela Quetzal.
Mestre dos Batuques remonta a 1902, no planalto central de Angola, quando um pelotão de soldados europeus é encontrado sem vida, em circunstâncias misteriosas. Partindo deste acontecimento, Agualusa constrói uma trama que envolve e reflete uma História possível (ou impossível) do Reino do Bailundo e da Angola contemporânea.
O último livro do escritor, colecionador e criador de lendas, que ajuda a perceber como nasce um país – e como se perde um país, e de quantas ficções se fabrica a História.
– Em A Ronda da Noite | 7 Nov.
Com a escritora Irene Vallejo
A escritora e filósofa espanhola conversa com Luís Caetano sobre o seu livro de curtos ensaios, O Futuro Recordado, publicado pela Bertrand.
Apaixonada pela mitologia grega e romana, Irene Vallejo neste título de aparente contradição, recorre a temas quotidianos da vida atual, para elaborar pequenas peças literárias em que recria um banquete imaginário, dialogando com várias personalidades históricas e com a cultura que elas nos deixaram.
Da filosofia à geografia, da literatura ao desporto, da história ao quotidiano, cria pontes que nos ligam à cultura clássica, em exercícios narrativos que nos ajudam a compreender melhor o mundo que habitamos e nos reconciliam com a memória daqueles que, antes de nós, se depararam com as questões que ainda hoje nos movem.
– Em A Ronda da Noite | 18 Nov.
Com a escritora Danya Kukafka
A escritora norte-americana Danya Kukafka esteve à conversa com Luís Caetano, a propósito do romance Notas sobre uma Execução, editado pela Presença.
Considerado o melhor livro do ano, na sua categoria, pelo New York Times, a autora dá voz às vítimas, pela voz das mulheres, desmontando manipulações e narcisismos de um assassino em série. Notas sobre Uma Execução é um falso thriller que parte da morte anunciada de um homem condenado para se tornar numa grande história sobre mulheres e o que as liga. É um tecido criado lentamente, fio a fio, sobre uma tela de suspense e empatia, que põe em perspetiva o sistema de justiça, as ideias feitas sobre os assassinos de mulheres e o simplismo com que, amiúde, olhamos para os que chamamos culpados.
– Em A Ronda da Noite | 21 Nov.
Mesa: Ódio
Uma conversa de Hugo Gonçalves com Karina Sainz Borgo
com moderação de Luís Caetano
Ódio foi o tema para a conversa na mesa 10, no dia 19 de outubro no Fólio, que reuniu a escritora venezuelana Karina Sainz Borgo e o escritor Hugo Gonçalves, numa conversa conduzida por Luís Caetano.
– Em A Força das Coisas | 23 Nov.
Com o escritor Burhan Sönmez
O escritor curdo, nascido na Turquia e exilado no Reino Unido depois de ter sido preso e torturado no pais natal, conversou com Luís Caetano em Óbidos. Presidente do PEN Internacional desde 2021 e uma das vozes mais entusiasmantes e inovadoras da literatura turca e curda atual, teve recentemente editado pelos Livros do Brasil, o seu romance Pedra e Sombra, finalista em Itália do prémio Strega Europeu. Um romance épico e intimista, uma história de paixão e identidade que traça um espantoso retrato de uma sociedade rica e complexa, fruto do legado de cristãos, muçulmanos sunitas, dervixes, turcos, curdos, arménios e gregos.
[artigo em atualização]
Fotos Jorge Carmona / Antena 2
e ainda da assessoria da Bertrand e Luís Caetano