Fronteiras é o mote da edição deste ano do Fólio – Festival Literário Internacional de Óbidos que mais uma vez anima as ruas e os espaços desta vila medieval, entre os dias 9 e 19 de outubro. Celebrando os 10 anos de Fólio e os 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia, o tema Fronteiras evoca-nos as barreiras geográficas ou culturais, das divisões que a sociedade constrói: entre comunidades, saberes, direitos e possibilidades. No entanto, pela literatura, pela arte, pela cultura, estes limites são transpostos e desafiados, tornando-se lugares de encontro e de partilha, espaços de entendimento e de liberdade, de vivência na diversidade e na descoberta.
Como nas edições anteriores, o Fólio apresenta uma vasta e diversificada programação, em torno dos livros e da palavra, mas também inúmeras exposições e outros eventos culturais, proporcionando encontros entre criadores e leitores para que ideias e obras continuem sempre a inquietar.
A Antena 2, pela voz de Luís Caetano, traz-lhe, uma vez mais, entrevistas e conversas com autores nacionais e além fronteira, alguns deles Prémios Nobel presentes neste festival literário.
Também o repórter fotográfico Jorge Carmona acompanha e regista esses acontecimentos e outros aspectos da folia nesta vila da região do oeste.
O FOLIO na Antena 2
com Luís Caetano
– Em A Ronda da Noite | 13 Out.
Com Svetlana Aleksiévitch, Prémio Nobel da Literatura em 2015
A escritora e jornalista bielorrussa, antes de entrar para a esgotadíssima tenda principal do Fólio, conversou com Luís Caetano para a Antena 2. Atualmente refugiada política em Berlim, a escritora fala sobre a sua vida, a sua ação política e resistente, e a sua obra.
Em Portugal, os seus títulos têm sido publicados pela Elsinore, recentemente com A guerra não tem rosto de mulher e Vozes de Chernobyl, e no início do próximo ano, a reedição de O Fim do Homem Soviético.
Com Irene Solà, Prémio de Literatura da União Europeia
A poeta, escritora e artista plástica catalã que conquistou leitores em todo o mundo com o seu segundo romance Eu canto e a montanha dança, editado pela Cavalo de Ferro, esteve à conversa com Luís Caetano em Óbidos.
No mesmo universo dado pelas altas montanhas dos Pirenéus, surge agora um novo romance, Dei-te olhos e viste as trevas; uma narrativa com bruxas e demónios, em tempos de medos, desconfianças e crenças. Mas serão os tempos assim tão diferentes dos que povoam as vidas em rede? Uma história numa casa com várias gerações de mulheres, todas marcadas pela questão do corpo, “um purgatório para as almas femininas”.
Fotos de Jorge Carmona / Antena 2